12 previsões para o mercado de beleza chinês em 2023
À medida que a China supera uma política de COVID-zero, pode haver luz no fim do túnel para finalmente superar a incerteza do mercado induzida pela pandemia. Os mercados financeiros previram principalmente um ou dois trimestres difíceis para a China, citando a experiência de reaberturas no exterior.
O Escritório da Comissão Central de Assuntos Financeiros e Econômicos (CFEAC) disse sobre a transição da estrita política de COVID zero da China: “Isso desencadeará um enorme vigor e garantirá que as atividades econômicas continuem a circular e atinjam seu potencial de crescimento total. Devemos ter um bom gerenciamento para o período de transição. A linha de chegada está agora à vista.”
Navegar no mercado exigirá que as marcas estrangeiras tenham agilidade para navegar pelas mudanças políticas, comerciais e culturais à medida que a China reabre. Quatro especialistas em beleza da China foram questionados sobre suas previsões. Suas respostas representam a complexidade e as nuances do que impulsionará o setor de beleza em 2023.
Franklin Chu, Diretor Administrativo – EUA da Azoya International
A recuperação dos negócios duty-free globais: os consumidores chineses têm sido o fator chave na condução do crescimento da indústria duty-free nos últimos anos. Os varejistas duty-free internacionais continuarão a sofrer com a incapacidade dos consumidores chineses de gastar no exterior. No entanto, notamos que a Global Blue divulgou uma atualização mensal de que o varejo de viagem na Europa está quase de volta aos níveis de 2019. Se a China realmente relaxar as restrições de viagens de saída em 2023, esperamos que as vendas duty-free globais retornem aos níveis de 2019 ou até os excedam em 2023.
As tecnologias digitais transformam compras omnichannel e imersivas: a incerteza do tráfego off-line acelerou o ritmo da digitalização, pois empresas de diferentes setores são forçadas a adotar canais de vendas on-line. Durante a era pós-COVID, muitos consumidores podem continuar ativos nas compras online como um de seus hábitos diários. O comércio físico está testemunhando a recuperação do tráfego de pedestres de volta aos níveis pré-pandêmicos, mesmo com as compras online continuando como uma alternativa essencial para os consumidores. Além disso, os consumidores digitais se envolverão com novas tecnologias quando navegarem por produtos ou consumirem conteúdo divertido. Por exemplo, AR/VR, teste virtual, IA, transmissão ao vivo e outras tecnologias inovadoras estão transformando a experiência do cliente.
A cadeia de suprimentos e o gerenciamento de estoque continuam sendo um desafio: devido a uma queda acentuada nas vendas em 2022, os varejistas globais estão aproveitando métodos para reduzir os níveis de estoque. No curto prazo, o mercado enfrenta uma enorme quantidade de estoque não vendido, o que pode impactar a lucratividade de varejistas e marcas.
Brandon Pemberton, presidente de defesa de mercado
As decisões de compra estão se tornando mais intencionais: estamos vendo uma grande mudança na forma como os consumidores chineses estão tomando decisões de compra, prestando cada vez mais atenção aos ingredientes e benefícios do produto. Os consumidores agora estão pesquisando as compras e estão cientes dos depoimentos confiáveis. Historicamente, as decisões de compra de beleza na China eram mais motivadas pela emoção e impactadas por influenciadores não especialistas. Em 2023, as marcas de beleza mudarão os esforços de marketing para promover benefícios objetivos do produto. Isso não afetará apenas o conteúdo de marketing, mas também as plataformas usadas para promoção e vendas com uma forte mudança para plataformas que oferecem suporte à educação detalhada do produto.
Arbitragem entre canais: os consumidores mais experientes da China procuram em uma ampla gama de plataformas de compra para encontrar o preço mais baixo em oferta depois de decidirem comprar um produto. À medida que essa tendência de arbitragem continuar até 2023, marcas e plataformas de varejo trabalharão para maior paridade de preços e mais consistência nos descontos, mudando as preferências de plataforma do preço para a experiência do consumidor.
Demanda por benefícios que melhoram a saúde: os consumidores chineses foram severamente afetados pelas políticas de zero COVID e mantêm uma crença generalizada de que o COVID veio para ficar e se espalhará. Eles estão procurando ativamente por suplementos alimentares que reforcem o sistema imunológico e por ingredientes em produtos de beleza e bem-estar que possam fornecer resistência adicional ao vírus. Em 2023, produtos com ingredientes e benefícios que podem impulsionar direta ou indiretamente o sistema imunológico ou reduzir a ameaça percebida de propagação de vírus estarão em alta demanda com o consumidor chinês.
William Lau, CEO Bonnie & Clyde, SVP USHOPAL
O ethos do atendimento ao cliente impulsionará a inovação da marca e do varejista: à medida que a atenção do consumidor se torna cada vez mais fragmentada e a busca pela auto-expressão ocorre on-line e no reino físico, varejistas e marcas serão muito mais criativos sobre a personalização de conteúdo conectivo on-line e na loja. Oferecer experiências de marca e varejo altamente personalizadas e selecionadas – como tratamentos faciais gratuitos na loja de sua marca de cuidados com a pele favorita ou acesso a eventos especiais com fundadores de marcas, maquiadores favoritos ou criadores de conteúdo, sem mencionar prévias e prévias de produtos – 2023 será seja o ano da conectividade discada.
Saúde e bem-estar é o novo luxo: a pandemia reordenou as prioridades do consumidor e expandiu a definição tradicional de saúde, bem-estar e prevenção. Uma maior consciência em torno da saúde mental, equilíbrio vida/trabalho e um retorno à simplicidade significam que os consumidores priorizarão cada vez mais as marcas cujo espírito reflete seus valores e exigirão produtos e soluções que promovam saúde e bem-estar e ofereçam prevenção antienvelhecimento na pele, cabelo e corpo.
Inovação com foco em eficácia: Como ver para crer, os consumidores esperam eficácia e resultados. Como a beleza limpa se tornou uma aposta na mesa, a eficácia se tornou o novo luxo em todas as categorias de beleza. Os consumidores priorizarão as marcas científicas com formulações baseadas em ingredientes atraentes e benefícios comprovados que aproveitam efetivamente a biologia e a química a serviço da criação de soluções orientadas para alto desempenho.
Jack Porteous, diretor de serviços ao cliente da Samarkand Global Limited
Austin Li fará uma transmissão ao vivo de Douyin de estreia: após anos de plataformas protegendo seu tráfego, clientes e talentos de transmissão ao vivo, os reguladores começaram a mirar em práticas anticompetitivas em 2022. Algumas plataformas removeram cláusulas de exclusividade para suas estrelas e outras dos maiores nomes de Douyin, como Luo Yonghao, transmitidos ao vivo na plataforma do Alibaba e em Douyin durante o festival Double Eleven deste ano. Ainda não vimos grandes movimentos no sentido inverso, mas poderia 2023 ser o ano para Austin adotar uma plataforma de vendas adicional? Se o fizer, pode ser o evento de compras do ano.
Cosméticos de cor para se recuperar (eventualmente): Tem sido uma época tórrida para cosméticos de cor este ano na China. As vendas na Double Eleven caíram 25% em relação aos números de 2021, já que as pessoas passavam cada vez mais tempo em casa. A primeira metade de 2023 também não parece muito otimista – grandes ondas de infecção por COVID manterão as pessoas em relativo confinamento – mas nos meses de verão os consumidores desejarão ter uma aparência e se sentir bem após um inverno rigoroso. Tudo isso deve aumentar para grandes números de crescimento nos principais períodos de vendas no final de 2023, à medida que velhos hábitos são restabelecidos e as vidas se ajustam a um novo normal.
Boom do comércio social: 2023 pode ser um ano instável em termos de controle da pandemia e desempenho econômico, o que pesará muito na mente dos consumidores. Muitos rótulos terão dificuldade para se adaptar rapidamente ao humor do consumidor – será cada vez mais difícil parecer autêntico e humano nas comunicações oficiais da marca. Como as marcas podem navegar nisso e manter o ímpeto? Trabalhe com a rede profissional descentralizada de fornecedores de comércio social de butiques que estão mais próximos de seus clientes e podem ser mais ágeis em sua abordagem. Com previsão de vendas totais de comércio social para atingir meio trilhão de dólares em 2023, é um segmento grande demais para ser ignorado.
Fonte: Beauty Matter 17.01.2023