Beleza de dentro: melhores práticas de marketing e armadilhas a evitar
O segmento de beleza de dentro do mercado de suplementos dietéticos está florescendo e a conformidade nunca foi tão importante.
É fácil para uma postagem ou blog bem-intencionado passar do limite, avançando na categoria de claim de doença, atraindo assim a atenção do FDA, do FTC ou dos advogados de demandantes. Este artigo é apenas informativo e não se destina a substituir a revisão legal ou regulatória competente. Sempre verifique com seu advogado antes de comercializar suplementos. Aqui, revisamos erros comuns e práticas recomendadas para estratégias de marketing eficazes, mas de baixo risco.
O segmento de suplementos dietéticos de beleza interna continua a crescer, e líderes de mercado como a Ritual e a Hum Nutrition estão colhendo os benefícios. À medida que esse mercado cresce, novas marcas estão entrando no espaço. Podem ser marcas de cosméticos que procuram expandir-se para suplementos ou start-ups com novos ingredientes interessantes e marcas que procuram ganhar participação de mercado. O mercado de suplementos dietéticos difere de outras indústrias, e aprender as nuances do marketing compatível pode ser uma curva de aprendizado íngreme.
Hashtags são claims de marketing
As hashtags agora são comumente citadas nas cartas de advertência da FDA. Em uma revisão realizada sobre as cartas de claims da FDA relacionadas à ansiedade, 27% delas incluíam claims em hashtags. Este é um número considerável e mostra que o FDA está prestando atenção aos claims feitos em hashtags. É fácil para uma postagem antes compatível desequilibrar a balança e se tornar não compatível com o uso de uma hashtag de doença.
Engajamento de mídia social, postagem e repostagem
Se um cliente adicionar comentários que contenham palavras relacionadas a doenças, como “Este produto funcionou muito bem para minha ansiedade”, no mural de mídia social de uma empresa, as autoridades estarão de fora. No entanto, se a empresa “curtir” ou comentar a postagem, é considerada como endossando a declaração e é, portanto, um claim de marketing. Se a empresa republicar isso, os riscos associados a essa declaração de marketing aumentarão.
Se uma empresa compartilhar um link que inclua palavras de doenças relacionadas aos ingredientes que vende, como um artigo intitulado “Ácido hialurônico associado a níveis mais baixos de acne”, isso é uma alegação de marketing e pode ser examinado pelas autoridades. Se a empresa adicionar seu nome em uma hashtag, isso aumenta ainda mais o risco.
Afirmações de função / estrutura são permitidas
As alegações de estrutura/função são definidas como um nutriente ou ingrediente dietético que afeta a estrutura ou função normal do corpo humano. Se uma empresa de suplementos tiver comprovação, ela pode ser autorizada a fazer alegações de função / estrutura, como “antioxidantes mantêm a integridade celular”. No entanto, é fácil passar do limite em alegações de doença inadvertidamente. Aqui estão alguns exemplos.
• “Suporta a saúde da pele” é uma declaração de função / estrutura. Essa mesma declaração se torna uma alegação de doença não permitida se mencionar eczema, como “ajuda com eczema”.
• “Ajuda a aumentar a produção de colágeno” cruza a linha em uma afirmação arriscada se mencionar um sintoma de doença como “ajuda a aumentar o colágeno para ajudar a prevenir erupções cutâneas”.
Citando Estudos Clínicos
Digamos que uma empresa formula um produto com um ingrediente que possui ótimos estudos clínicos. Essas declarações clínicas podem ser usadas no marketing de produtos acabados? É preciso ter cuidado, pois a pesquisa de ingredientes de marca não é necessariamente transferida para o marketing de suplementos compatível. Se um ingrediente tem ciência sólida para apoiar uma declaração “ajuda a hidratar a pele” e um produto usa a mesma quantidade de porção no estudo, isso não é de alto risco. Se esse mesmo ingrediente tiver pesquisas sobre a prevenção da artrite, eu escolheria dizer “ingrediente pesquisado para mobilidade”.
Declarações de prevenção de danos causados pelo sol são de alto risco
O FDA é rigoroso com claims de suplementos ou produtos cosméticos relacionados à proteção da pele danificada pelo sol, como “mitigar o envelhecimento da pele resultante da exposição ao sol”. Aqui está uma citação do ex-comissário da FDA, Dr. Scott Gottlieb, sobre as empresas de suplementos que comercializavam produtos nesta categoria:
“Essas empresas … estão colocando a saúde das pessoas em risco, dando aos consumidores uma falsa sensação de segurança de que um suplemento dietético pode prevenir queimaduras solares, reduzir o envelhecimento precoce da pele causado pelo sol ou proteger dos riscos de câncer de pele”.
A justificativa provável do FDA para isso é que as pessoas podem estar menos aptas a aplicar protetor solar se acharem que um suplemento ou cosmético as protegerá dos danos causados pelo sol, que podem resultar em câncer de pele.
Lembre-se da declaração da FDA: “Estes produtos não se destinam a tratar, diagnosticar, prevenir ou curar qualquer doença.” Se uma empresa fizer uma alegação de marketing “proteja a aparência dos danos causados pelo sol relacionados ao sol”, isso é considerado tratamento ou diagnóstico de câncer (a doença).
Blogs antigos e postagens de mídia social
Uma das partes mais negligenciadas de um “ajuste” de conformidade são as antigas mídias sociais e postagens de blog. As autoridades olham para trás em postagens antigas de mídia social e tratam uma postagem de vários anos da mesma maneira que uma atual. O mesmo vale para os blogs. Foram realizadas verificações de conformidade para os clientes, e eles sempre são surpreendidos pelas declarações de alto risco que podem estar ocultas em seus blogs antigos.
Condições de baixo risco
Aprender o que pode nos causar problemas é uma ótima maneira de informar estratégias de marketing compatíveis. Aqui estão alguns exemplos de declarações de marketing de baixo risco. É importante lembrar que todas as declarações de marketing devem ser verdadeiras, não enganosas e ter comprovação.
• Hidrata a pele de dentro para fora.
• Ajuda você a se sentir melhor.
• Apoia o envelhecimento saudável e harmonioso.
• Fornece nutrientes essenciais para o crescimento do cabelo.
Fonte: Beauty Matter 17.11.2022