A inovação, batizada de Tecnologia VibraScent* e com patente requerida em diversos países, é capaz de traduzir sons e cores em moléculas olfativas por meio da vibração.
100% dos ingredientes do lançamento vibram na mesma frequência que sons e cores do mar.
Vanguardista em inovação, a Natura apresenta uma tecnologia inédita na perfumaria mundial, capaz de traduzir sons e cores em fragrâncias. Criada e desenvolvida em sua totalidade por cientistas e pesquisadores da marca, a Tecnologia VibraScent*, como foi batizada, é a primeira tecnologia com patente requerida da perfumaria Natura. O anúncio vem acompanhado do lançamento de Kaiak Sonar, nova linha de fragrâncias de Natura Kaiak, marca líder em perfumaria nos lares brasileiros*.
De acordo com Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente Científico Sênior da Natura, a inovação relaciona a frequência das vibrações em moléculas olfativas, tornando possível para a Natura traduzi-los em fragrâncias onde 100% dos ingredientes vibram na mesma frequência que sons e cores do mar. Desenvolvida com base em um estudo imersivo a respeito do funcionamento do sistema olfativo, VibraScent* parte da premissa de que tudo no mundo é feito de átomos e moléculas que vibram. A partir da medição das frequências dessas vibrações, pode-se realizar uma correlação entre moléculas de sentidos diferentes (visão, audição e olfato).
Cláudia Pinheiro, diretora global de Perfumaria da Natura, destaca que, assim como a audição, o olfato é um sentido sensorial e vibracional. “Tanto o som como o perfume viajam no ar, são vibrações de energia que vagam no espaço até encontrar ressonância em nossos órgãos dos sentidos. Captadas e interpretadas por nosso corpo e mente, acessam imediatamente nossos sentimentos, emoções e memórias, tudo isso encapsulado em sons e cheiros”, explica. “Como a única marca da América Latina que conta com uma perfumista criativa in house, conseguimos unir tecnologia e arte para transmitir toda a potência do frescor com as fragrâncias de Kaiak Sonar.”, complementa.
Com patente requerida no Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Malásia, Estados Unidos, União Europeia e Canadá, a Tecnologia VibraScent*, exclusiva da Natura e inédita no mundo da perfumaria, foi utilizada no mais novo lançamento de Kaiak, marca nº 1 de perfumaria nos lares brasileiros, segundo a Kantar. A materialização da inovação em dois perfumes de Kaiak Sonar, foi feita pela medição das frequências vibracionais das moléculas olfativas usadas em perfumaria, por meio de espectroscopia de infravermelho, e pela captação de sons e cores do oceano na forma de frequências vibracionais, seguido do pareamento destas frequências.
A inspiração para as novas fragrâncias surge da conexão de Natura Kaiak com o universo aquático, incluindo sua preocupação com a preservação e regeneração dos oceanos. Durante uma expedição de veleiro em mar aberto, técnicos captaram sons e imagens característicos do ambiente marítimo. O pareamento destas frequências permitiu que 100% dos ingredientes utilizados nas fragrâncias vibrassem na mesma frequência que sons e cores de elementos da natureza aquática, como ondas, vento nas velas, crustáceos no fundo do mar, pássaros, baleias, sinos e muito mais.
“Além dos sons, captamos e fizemos a leitura de imagens através de espectrogramas para traduzir todo esse ambiente para as fragrâncias. Não apenas nos inspiramos, mas de fato traduzimos o mar, dando um passo mais perto da realidade de transportar as pessoas para o universo aquático que é tão característico de Natura Kaiak”, finaliza Claudia.