Maquiagem – uma máquina de dinheiro
O mercado de maquiagem compõe quase 50% das vendas totais de produtos de beleza, afirmou Westly Morris de Mane, destacando uma mudança fundamental na composição deste mercado que, tradicionalmente, era dividido de forma mais equilibrada entre maquiagem, cuidados com a pele e fragrâncias. Esta mudança na dinâmica da indústria reflete uma quebra de velhos paradigmas.
Segundo Jordan Rost, vice-presidente de insights do consumidor da Nielsen, as vendas de cosméticos cresceram 3% em 2016 nos EUA. Somente em dezembro, a categoria maquiagem, sozinha, alcançou vendas de mais de US$ 1 bilhão, afirmou Karen Grant, vice-presidente de vendas, analista mundial de beleza da NPD. Isso representou 42% do total das vendas de produtos de beleza premium das mulheres no mês.
Grant notou que a categoria de maquiagens premium superou amplamente a de massa, com crescimento de 12% em 2016. De fato, as vendas de maquiagem de prestígio subiram 6% na Europa, 13% na América do Norte e 23% na América do Sul, de acordo com dados da NPD. Grant acrescentou que 76% dos ganhos adicionais no total de produtos de beleza e 83% do volume mundial em 2016 vieram do segmento de maquiagens premium.
Algumas categorias de maquiagem cresceram na faixa de 18-34% em 2016, enquanto os produtos para rosto, lábios e olhos aumentaram 13%, 13% e 12%, respectivamente, de acordo com dados do NPD. Em lábios, o maior crescimento por cor veio do nude / marrom e malva.
Sessenta e um por cento das mulheres americanas relataram usar maquiagem em 2016, afirmou Grant, um ganho de 2% desde 2014. Isso significa 2,5 milhões de mulheres mais usando maquiagem. O dinamismo da categoria foi impulsionado pela alta taxa de lançamento de produtos (24% acima do ano anterior) e pelos ganhos nas categorias marginais.
As 5 principais marcas de maquiagem em faturamento nos EUA em 2016 foram:
1. Mac
2. Urban Decay (subiu da terceira posição em 2015)
3. Clinique (caiu da segunda posição em 2015)
4. Lancôme
5. BareMinerals
*NPD
Fonte: Global Cosmetics – Via Cosmetic Innovation