Alternativa vegetal ao silicone é novidade da Brenntag
Vegelight oferece sensorial leve e toque seco para a pele e maciez e brilho aos cabelos
Para atender a crescente demanda por alternativas naturais, a Brenntag, em parceria com a companhia francesa Biosynthis, apresentou recentemente a linha Vegelight, composta por alcanos vegetais derivados do coco com funções similares aos silicones voláteis. Christiane Neves, gerente de negócios, lembra que as regulações na União Europeia já prevê a restrição a 0,1% dos ingredientes Cyclopentasiloxane (D5) e Cyclotetrasiloxane (D4) até 2020 nas formulações dos cosméticos.
“Um dos principais benefícios da linha é a capacidade de formular produtos cosméticos com sensorial leve e toque seco, características ideais para o consumidor brasileiro. Quando aplicado em formulações capilares, é possível adquirir textura leve, maciez e brilho”, destaca a executiva.
Toque seco
Segundo Christiane, a linha é composta pelo Vegelight Silk, que é ideal para substituir o Ciclotetrasiloxane D4 nas formulações. Ele promove toque seco, rápida secagem, emoliência e brilho. Já o Vegelight 1214, um alcano vegetal menos volátil, é uma alternativa ao Ciclopentasiloxane D5 nas formulações. Entre seus principais atributos estão fácil espalhabilidade, hidratação e toque macio. Ele também pode ser aplicado como dispersante para filtros físicos UV e de pigmentos. Ambos são compatíveis com formulações de maquiagem, pele e cabelo.
A linha também oferece o Vegelight 1218, alcano vegetal não volátil, que pode ser aplicado como alternativa ao Isohexadecano (Isoparafinas). Doador de brilho, livre de odor, incolor e toque sedoso são seus principais benefícios. Outro destaque da linha é o Vegelight 1820, alcano vegetal não volátil, com propriedades similares ao óleo mineral. Incolor, ele promove brilho e toque macio.
“A busca pelo bem-estar somada à exigência e consciência ambiental entram definitivamente no radar dos consumidores, que buscam opções mais saudáveis e naturais em produtos cosméticos”, finaliza Christiane.