As 5 principais tendências de suplementos de beleza de 2023
À medida que o interesse do consumidor pela “beleza de dentro” cresce, novas tendências de suplementos estão surgindo
A mistura de beleza com saúde e bem-estar está impactando as tendências e o desenvolvimento de produtos em cuidados com a pele, cosméticos, fragrâncias e muito mais.
E no centro desse fenômeno estão os suplementos de beleza, uma categoria de US$ 6,43 bilhões, também descrita como nutricosméticos, beleza ingerível ou “beleza de dentro”.
76% dos consumidores agora esperam que as marcas de beleza ofereçam suplementos alimentares que complementem suas ofertas tradicionais de produtos tópicos, como cuidados com a pele, cabelos e corpo, de acordo com Desiree Dowe, diretora de marketing da Neutrogena, Future of Skin Health.
“Embora as soluções tópicas ainda sejam a base da saúde da pele, um número crescente de consumidores já está incorporando suplementos de beleza em suas rotinas”, explica Dowe.
A porcentagem de consumidores que compram cuidados com a pele ingeríveis aumentou de 14% em 2017 para 30% em 2022 no Reino Unido e na França, revelou uma pesquisa da Lycored. Os consumidores também estão tendo uma visão muito mais ampla da “beleza de dentro para fora” e do que pode afetar a saúde de sua pele.
67% apreciam a ligação entre a boa saúde da pele e o bem-estar geral – um aumento de 13% entre 2018 e 2021 – e os gurus dos FMCG (fast-moving consumer goods) afirmam que esta pesquisa “destaca que os consumidores estão adotando uma abordagem de prevenção ao invés de cura para a manutenção dos cuidados com a pele”.
Como resultado, a beleza ingerível está evoluindo de novas maneiras, com as marcas avançando ainda mais na saúde e no bem-estar, pois oferecem benefícios além da pele.
Aqui, são demonstradas cinco das maiores tendências de suplementos de beleza que impactarão o setor em 2023 e além.
Tendência 1: Snacks de cuidados com a pele
Bebidas com benefícios podem estar crescendo, mas as marcas de suplementos agora estão cravando seus dentes em outra tendência – lanches de beleza.
Snacks funcionais são uma fonte crescente de inovação entre as marcas de suplementos, com formatos diversificados para atender a uma variedade de necessidades, desde os que matam a fome, como barras de frutas e nozes, até guloseimas hedonistas, como chocolate – tudo isso enquanto afirmam beneficiar a pele ou apoiar outra necessidade de beleza, necessidades de saúde e bem-estar.
É um nicho que marcas e varejistas esperam crescer ainda mais em 2023, à medida que os consumidores demonstram um apetite crescente por alimentos saborosos e nutritivos para alimentar seus estilos de vida repletos de horários.
“Nossos clientes estão cada vez mais esperando mais de seus lanches – saciar enquanto estão em movimento simplesmente não é mais suficiente”, diz Rachel Chatterton, chefe de desenvolvimento de alimentos e bebidas da Holland & Barrett.
Tendência 2: inteligência e beleza
O cuidado com o cérebro é uma categoria em crescimento dentro dos suplementos, mas uma tendência que combina benefícios cognitivos e de beleza agora está entrando em foco.
Projetados para valer US$ 15,74 bilhões até 2030, de acordo com a Grand View Research, os suplementos para a saúde do cérebro são projetados para aumentar o foco, banir a confusão mental e aguçar a memória, e dezenas de lançamentos de marcas de bem-estar foram lançados.
Mas, dada a crescente pesquisa da indústria da beleza em psicodermatologia e o eixo cérebro-pele como forma de tratar doenças da pele, vincular o cuidado do cérebro com a beleza parece um próximo passo óbvio.
Essa tendência revela como os especialistas acreditam que os suplementos de beleza imbuídos de nootrópicos que melhoram a cognição são uma oportunidade prestes a se abrir.
Tendência 3: suporte solar
Com os verões cada vez mais quentes e os consumidores cada vez mais preocupados com a pele danificada pelo sol, os suplementos que protegem a pele durante a exposição aos raios UV – aumentando a proteção do filtro solar tópico – podem ter um futuro brilhante.
E com os consumidores se tornando mais receptivos a adicionar suplementos à sua rotina à medida que, cada vez mais, exploram o espaço de saúde e bem-estar, as pílulas de proteção solar são uma área crescente de inovação, levando a lançamentos recentes de marcas de beleza como Dr. Sturm, The Nue Co e Zitsticka .
Em meio à crescente demanda do consumidor por esses produtos, há oportunidades para as marcas inovarem ainda mais e apoiarem com educação para alcançar mais clientes.
Tendência 4: hiperpersonalização
Assim como a própria categoria de beleza, os suplementos podem ser um espaço desconcertante para os consumidores navegarem e, em ambos os setores, é um problema que as marcas tentam resolver por meio da personalização.
E à medida que as empresas usam abordagens mais científicas com o objetivo de determinar um resultado ainda mais preciso e personalizado, uma nova era de hiperpersonalização está decolando.
Assim como o ‘biomarcador de beleza’ está emergindo como uma tendência mais ampla para as marcas ‘prescreverem’ a rotina de cuidados com a pele personalizada ideal, também está ganhando força em suplementos, com marcas usando exames de sangue para fornecer recomendações baseadas em evidências. É um setor em alta, mas não sem desafios.
Tendência 5: musgo marinho
Uma das tendências de bem-estar mais malucas que se tornou viral no ano passado, o musgo do mar se tornou um salvador de suplementos entre os TikTokers.
Os vídeos geralmente começam com fãs colocando gel de musgo do mar na boca direto do pote, antes de divulgar os benefícios que viram: normalmente, ele limpa a pele e melhora a digestão, mas também às vezes é relatada uma redução na confusão mental e um aumento na libido.
Mas também há um lado sombrio nesse ingrediente de ‘superalimento’. O musgo do mar não é regulamentado e carece de evidências científicas para apoiar quaisquer claims sobre melhorias na pele ou outros benefícios.
No entanto, com #seamoss somando mais de 560 milhões de visualizações no TikTok e varejistas relatando um aumento acentuado nas vendas, esses problemas representam uma barreira para a compra?
Fonte: Cosmetics Business 07.02.2023