Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarBeleza e cosméticos: um mercado 24×7

Beleza e cosméticos: um mercado 24×7

  • Written by:

Mais do que mudar os hábitos de consumo do público, a pandemia fez com que a gente revisse nossas rotinas e olhasse com mais atenção para a nossa saúde e bem-estar. Assim, enquanto estávamos mais distantes socialmente, o autocuidado ganhou força.

E quem sentiu o efeito dessa transformação foi a categoria de Beleza e Cosméticos. Ela cresceu muito no e-commerce durante os últimos anos e se consolidou como um dos segmentos mais promissores do mercado.

Segundo um levantamento da Neotrust, tanto em 2020 quanto em 2021, a categoria de Beleza, Perfumaria e Saúde foi a segunda com o maior volume de vendas online. Durante o primeiro trimestre de 2021, a categoria somou 15,2% do total de pedidos, enquanto a campeã, Moda e Acessórios, teve 16,6%.

O foco na autoestima e o maior investimento em rituais de beleza transformaram o consumo de beleza e fizeram com que muitas lojas buscassem se adaptar às novas tendências e necessidades dos consumidores, que passaram a focar nos meios digitais.

Novos hábitos de consumo

Quando falamos sobre Beleza e Cosméticos, a maquiagem é o primeiro item que vem à mente, não é mesmo? Porém, o cenário da pandemia mudou esse foco! De acordo com o Google, a prioridade passou para os cuidados com o cabelo (39%) e com a pele (37%).

A verdade é que o distanciamento social e o fechamento de salões de beleza e outros espaços especializados em estética fizeram com que o público buscasse mais autonomia na hora de ter esses cuidados, o que impulsionou as vendas de produtos para cabelo, pele e corpo.

E essa busca por itens desse nicho não deve desacelerar, já que nesse cenário não temos apenas o cliente final. Com a reabertura do comércio, cresce também a demanda desses produtos para atender a negócios e profissionais de beleza.

Detalhes que encantam os clientes

Quando o assunto é o cliente, é importante lembrar que os consumidores dessa categoria são extremamente antenados no mercado.

Além disso, com toda a transformação digital pela qual estamos passando, os clientes estão cada vez mais independentes e atentos às novidades, sempre buscando novas informações sobre produtos. Por isso, investir em um conteúdo rico em detalhes pode ser um grande diferencial competitivo.

Mas a melhor parte é: o e-commerce facilita ainda mais esse compartilhamento de informações! Por exemplo, na descrição dos itens, você pode detalhar funcionalidades, efeitos, modo de uso e validade.

As imagens completam a vitrine da sua loja online e são extremamente importantes para as vendas, já que o cliente não tem contato direto com os itens. Por isso, aposte em imagens reais e de boa qualidade, que mostram bem o produto, a embalagem e, claro, como ele funciona.

Segundo estudos no Google, 41% das consumidoras de beleza têm medo de comprar maquiagem sem testar e errar a cor ou o tom. Por isso, se você trabalha dentro desse nicho de produtos, procure mostrar testes em diferentes peles e apostar nas swatches, que são aquelas “amostras” dos diferentes tons e cores dos itens.

Toda essa produção favorece ainda mais a sua oferta, já que auxilia o melhor entendimento e escolha dos clientes, facilitando a decisão de compra e evitando possíveis casos de arrependimento.

A relevância dos canais de venda

A 44ª edição do Webshoppers analisou os hábitos de compra dos brasileiros dentro dessa categoria durante o primeiro semestre de 2021. E identificou que 19% dos clientes chegam até as lojas que eles desejam através das redes sociais, que hoje já se tornaram um dos principais canais de venda do segmento e são indispensáveis quando levamos em consideração a criação de conteúdo.

Outros 19% mostraram que chegam até as lojas buscando pelo próprio nome da marca. Isso reflete uma forte mudança de comportamento dos clientes digitais, que passaram a buscar marcas específicas que reflitam seus valores ou que tenham ofertas diferenciadas.

Já 13% apontaram os sites de busca como a principal forma de chegar até as lojas, o que evidencia a importância de estar em canais de grande visibilidade e com grandes marcas por trás, como os marketplaces, e de investir em campanhas de marketing para fazer a sua loja ser vista.

Estratégias que levam o seu negócio mais longe

Como podemos ver, os caminhos percorridos pelos clientes até uma loja são bem diferenciados. Sendo assim, criar uma estratégia multicanal é essencial para conversar com diferentes públicos – tanto aqueles que querem itens mais básicos quanto aqueles que buscam produtos mais premiums – e otimizar o seu CAC.

Para impulsionar a atuação da sua loja, separe um budget para investir em campanhas, anúncios e até estratégias de remarketing. Assim, você aumenta a sua visibilidade na Internet e as suas chances de conversão.

Outra estratégia bastante utilizada dentro da categoria de Beleza e Cosméticos é a criação de kits de produtos. Assim, você oferece uma oportunidade de compra diferenciada aos clientes que eleva a percepção de ganho deles, e aumenta o ticket médio das suas vendas.

Atenção às tendências

O mercado digital está em constante movimento e trazendo novas oportunidades para lojistas de todos os segmentos. Por isso, fique sempre de olho nas tendências do e-commerce e da sua categoria.

O live commerce é um ótimo exemplo! O formato, que permite que você divulgue os produtos ao vivo e venda online ao mesmo tempo, já está fazendo sucesso no Brasil e pode ser um excelente recurso para estimular as suas vendas.

Já em relação às tendências do segmento, a sustentabilidade é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque dentro do universo da beleza. Produtos e marcas que focam em uma cadeia de produção mais limpa e sustentável chamam a atenção do público, que está sempre em busca de marcas que representem suas crenças e valores.

Use o pós-venda para criar uma experiência memorável

A experiência de compra oferecida pelas marcas se tornou um dos principais diferenciais durante as aquisições online. Diante disso, tenha muita atenção ao seu processo de pós-venda, que é o momento ideal para fidelizar os seus clientes.

A entrega será também o primeiro contato que o cliente terá com o seu produto. Então o cuidado com as embalagens é essencial – principalmente se o pedido contiver produtos líquidos que podem vazar ou itens quebráveis! Aproveite também para pensar fora da caixa e criar embalagens criativas, que expressem a personalidade da sua marca e tragam os seus produtos de uma forma mais original.

 

 

 

 

 

Fonte: E-commerce Brasil 08.03.2022

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Network Widget by Acurax Small Business Website Designers