Beleza sem fronteiras: a realização onshoring no mercado de cosméticos de luxo
A indústria da beleza registou um crescimento explosivo nos últimos anos e continua a prosperar apesar das ameaças de uma recessão iminente.
Esta tendência tem sido impulsionada pelo crescimento do comércio digital, alimentado pela natureza iterativa de microtendências, como a maquiagem com leite ou a pele de vidro, em plataformas de conteúdo como o TikTok. Em contraste com a moda de luxo, onde a maioria das marcas de vanguarda beneficiam de 50 a 100 anos de história patrimonial, o setor da beleza é caracterizado por novos intervenientes que surgiram nos últimos 30 anos, especialmente durante a revolução digital.
Esta procura por facilidade e gratificação instantânea coloca as marcas sob uma pressão crescente pela realização, exigindo uma cadeia de abastecimento mais robusta e ágil, que desempenha um papel crucial na ponte entre marcas e consumidores. Uma diferença fundamental que distingue a beleza da moda é que a distribuição tende a ser executada através de armazenistas terceirizados. Embora isto possa ajudar a acelerar o alcance das marcas, também pode colocar pressão sobre as redes de atendimento. Como consequência, as marcas são desafiadas a garantir parceiros de cumprimento e armazenamento que não só cumpram os requisitos adicionais que chegam com uma categoria fortemente regulamentada como a beleza, mas também possam ajustar-se às exigências flexíveis do merchandising de retalho.
O relatório analisa oportunidades em termos de personalização e embalagem para capitalizar novos momentos de retalho, bem como abordagens para re-merchandising de produtos para novas ocasiões. Uma operação de atendimento robusta requer flexibilidade para aproveitar momentos de oportunidade planejados e não planejados, ao mesmo tempo que protege a margem em um mercado impulsionado pelo atacado.
À medida que a indústria avança no sentido de uma maior automatização e de medidas de sustentabilidade mais rigorosas, as marcas de beleza também terão de considerar como os fornecedores de 3PL (logística terceirizada) também podem aumentar a previsibilidade no que já é uma categoria chave de reabastecimento. Com inspiração em automação e serviços de alto contato, bem como recomendações para planejamento futuro, esta é uma leitura essencial para empresas de beleza, cuidados com a pele e fragrâncias que buscam eficiência na cadeia de suprimentos e expandem suas rotas para o mercado.
Fonte: Vougue 19.01.2024