Marcas apostam em novos ativos e sinergia de ingredientes para tratar e prevenir as manchas na pele
Uma das queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma, descrito como manchas amarronzadas que aparecem em partes do rosto, como bochechas, buço e testa, podem atingir até 35% das mulheres brasileiras, de acordo com pesquisa da Faculdade de Medicina da Unesp.
Damiê De Villa, médico dermatologista do Kurotel
“Embora não haja uma cura definitiva, existem medidas que podemos tomar para prevenir e tratar esse problema. Uma das maneiras mais eficazes é através do uso de cosméticos e dermocosméticos específicos para o melasma. Esses produtos contêm ingredientes ativos que ajudam a clarear as manchas, uniformizar o tom da pele e prevenir o surgimento de novas áreas afetadas”, explica Damiê De Villa, médico dermatologista do Kurotel.
De Villa cita alguns ingredientes-chave presentes nos produtos que ajudam a atenuar o problema, como o ácido kójico, a vitamina C, o ácido azelaico e o ácido tranexâmico. “Esses componentes têm propriedades clareadoras e antioxidantes, que ajudam a reduzir a produção de melanina e a combater os radicais livres, responsáveis pelo escurecimento da pele”.
Além disso, o médico lembra a importância de proteger a pele dos raios solares, pois a exposição ao sol pode piorar o melasma, recomendando a utilização de um protetor solar com FPS alto diariamente, mesmo em dias nublados, e a reaplicação a cada duas horas. “Também é preciso manter uma rotina de cuidados com a pele consistente, incluindo a limpeza diária, a esfoliação suave e a hidratação adequada. Esses cuidados ajudam a manter a pele saudável e a potencializar os efeitos dos produtos clareadores”.
Pele luminosa
Para combater a hiperpigmentação, muitos produtos vêm sendo lançados com estratégias variadas. Combinando vários ativos, a L’Occitane en Provence oferece em sua linha de iluminação facial Blanche o Gel Facial Noturno Reine Blanche, um tratamento cosmético que ajuda nos cuidados durante a noite das áreas hiperpigmentadas do rosto.
“O produto ajuda a homogenizar o tom, a textura e as áreas hiperpigmentadas do rosto, causadas pelo sol, idade ou imperfeições da pele, reduzindo visivelmente a sua intensidade e tamanho, revelando uma pele mais uniforme e luminosa”, afirma Luisa Holzheim, gerente de produto da L’Occitane, citando resultados dos testes in vivo, nos quais 93% das mulheres afirmaram que as áreas hiperpigmentadas ficaram menos visível após 14 dias de uso.
Luisa Holzheim, gerente de produto da L’Occitane
Entre os ingredientes presentes na formulação do gel noturno, Luisa destaca o extrato de Rainha dos Prados, o Beautyberry Japonês, além de um derivado da vitamina C protegida e extratos de amoreira branca, íris, e raiz de alcaçuz, que juntos ajudam a manter a pele uniforme e iluminada.
“Quando a pele está uniforme, nivelada, hidratada e macia, a luz atinge a pele e cerca de 5% a 7% dos raios são refletidos, resultando em uma pele iluminada. Porém, quando a pele está com tons irregulares, desnivelada e desidratada, a luz atinge a pele, mas os raios refletidos diminuem, criando áreas sombreadas, alterando a luminosidade da pele”, explica.
Kit clareador
Com efeito clareador de manchas e melasmas para todas as peles, o kit clareador da Quintal, composto por Máscara Facial de Argila Branca Uniformizadora e o Fluido Hidratante Finalizador Uniformizador, promete uniformizar o tom da pele, reduzir a hiperpigmentação, iluminar e promover radiância, além de apresentar ação antioxidante e antissinais.
Segundo a marca, a estratégia é reunir argiloterapia e nanotecnogia, com argila branca brasileira (caulinita e betonita), vitamina C estabilizada, Hidroxi-Resveratrol nanoencapsulado, vitamina E e óleo da semente de Pracaxi para inibir a síntese de melanina e a tirosinase, combatendo radicais livres e equilibrando os melanócitos com resultados mais potentes que ingredientes clareadores tradicionais, como ácido kójico, resveratrol e arbutin.
Dermoclareador ct-Amina
A Libbs Farmacêutica também lançou recentemente o dermocosmético para controle do melasma ct-Amina, um dermoclareador com cisteamina 5%, um ativo com propriedade clareadora, e niacinamida 4%, um ativo clareador com ação dermocalmante capaz de melhorar a barreira cutânea. Estudo clínico de realizado em 35 mulheres com melasma de moderado a grave, mostrou que, após 3 meses de uso do produto, 97% das participantes apresentaram diminuição da pigmentação visível do melasma, segundo a avaliação global do investigador e segundo a eficácia percebida pelas participantes. O produto também deixou mais radiante a pele de 77,1% das participantes e melhorou a homogeneidade do tom em 85,7%.
Pele revitalizada
A Dermatus desenvolveu o Derma Clássico Renove, que reúne vitamina C, niacinamida, ácido kójico, ácido hialurônico, ácido glicólico, entre outros ingredientes para auxiliar o cuidado das peles desvitalizadas com asperezas e pigmentação irregular. “Juntos possuem ação antioxidante e ajudam a controlar a produção de melanina, que é aumentada tanto pela exposição solar quanto pelo calor, promovendo clareamento, combatendo envelhecimento precoce e trazendo luminosidade e uniformidade à pele”, explica a especialista farmacêutica da Dermatus, Claudia Souza.
Antimarcas de acne
Desenvolvido especialmente peles oleosas e mistas, o Nivea Luminous630 Antimarcas Sérum Pós Acne traz a combinação do ingrediente exclusivo LUMINOUS630, aliado na redução e prevenção de marcas escurecidas, ao Ácido Salicílico, que matifica a pele ajudando no controle da oleosidade. O produto também conta com propriedades esfoliantes que uniformizam e melhoram a textura da cútis, deixando-a macia, além de trazer ácido Hialurônico em sua composição para hidratação. Os resultados são visíveis após duas semanas de uso contínuo do produto.
Fisiologia palmo-plantar
Polyanna Aguilar, especialista de aplicação care da Brenntag, reforça que o melasma é uma condição cutânea na qual ocorre uma produção excessiva e irregular de melanina, causando o surgimento de manchas escuras, principalmente no rosto. Suas causas são multifatoriais, sendo que a predisposição genética, a exposição solar e as alterações hormonais são fatores significativos.
Polyanna Aguilar, especialista de aplicação care da Brenntag
No que diz respeito ao tratamento de melasma, Polyanna indica o ativo biomimético INACLEAR®, com 99% de índice de naturalidade e ação baseada na fisiologia palmo-plantar. “A região palmo-plantar possui um mecanismo de recebimento de pigmentação diferente das demais regiões do corpo, com proteínas que impedem a chegada da melanina. Uma dessas proteínas é o DKK-1, que inativa o processo de melanogênese”.
Polyanna explica que INACLEAR® é capaz de aumentar o nível da proteína DKK-1 de maneira a promover a uniformização do tom da pele sem provocar irritação. Além disso, sua vetorização com a bentonita garante o efeito de longa duração e fotoestabilidade, podendo assim ser utilizado também em formulações de cuidado diurno.
Outro aspecto apontado pela especialista da Brenntag, é que a exposição aos raios UV podem agravar as manchas ao estimular a produção de melanina. Assim, o uso regular de protetor solar é parte integrante da prevenção do melasma. Nesse sentido, Polyanna indica o SunCat, uma tecnologia baseada em um mecanismo de encapsulamento na qual os filtros UV orgânicos estão estabilizados, e destaca: “O encapsulamento facilita a produção de protetores e evita a sensibilização da pele pelos dos filtros UV”.
Alternativa ao resveratrol
Na avaliação de Julianna Gonçalves, coordenadora técnica da Colormix Especialidades, o melasma é um problema que impõe condições de tratamento complexas. “A escolha cuidadosa de ativos cosméticos pode auxiliar tanto na prevenção, no tratamento, como em complemento a procedimentos e pós-procedimentos”.
Julianna Gonçalves, coordenadora técnica da Colormix Especialidades
Para gerenciamento do melasma e minimização de manchas, a Colormix destaca o Nio-Oxy, um ativo encapsulado em vesículas ultra flexíveis naturais que ampliam a sua biodisponibilidade através da pele até as camadas mais profundas.
“O Nio-Oxy vetoriza a molécula de oxiresveratrol, uma alternativa de origem botânica ao resveratrol comum e 145 vezes mais potente. É altamente antioxidante e seu principal mecanismo de ação é a inibição da síntese de melanina”, afirma Julianna, explicando que ele minimiza a produção do pigmento responsável por formar e manter as manchas e proporciona a diminuição da intensidade da cor e o seu tamanho com o uso prolongado.
Indicado para produtos com claims de clareamento, redutores de manchas e uniformização do tom da pele, o Nio-Oxy foi submetido a testes que indicam eficácia de 50% no efeito clareador, 71% de redução em manchas de produzidas por acúmulo de melanina e 280% de redução de áreas pigmentadas, como mostra a imagem abaixo.
Como complemento, Julianna também indica o Evermild® PGA, um ativo super hidratante, conhecido como ácido hialurônico 2.0, que promove hidratação de longa duração e intensifica a ação clareadora.
Peptídeo clareador
A Sarfam, que integra o grupo Safic Alcan, oferece ativos com alto desempenho para o tratamento de manchas e clareamento da pele. Adriana Palitos, coordenadora técnica comercial da empresa, cita como exemplo o GenoWhite, um peptídeo patenteado da Corum que, segundo ela, proporciona um excepcional desempenho no clareamento da pele e com rápida penetração dérmica.
Adriana Palitos, coordenadora técnica comercial da Sarfam
“Utilizado em baixa concentração, GenoWhite é um poderoso agente clareador fácil de manipular, com cinco mecanismos de ação para proporcionar resultados significativos no clareamento da pele, redução de manchas escuras, uniformização do tom e prevenção da pigmentação”, destaca Adriana, acrescentando que testes in vitro, ex-vivo e in vivo mostraram que o ativo é eficaz na redução de manchas em 14 dias, quando utilizado na concentração ideal, além de clarear e uniformizar significativamente a pele.
Outra sugestão da Sarfam, também da Corum, é o Et-VC, ativo extremamente estável derivado da vitamina C que, de acordo com Adriana, tem excelente efeito clareador, ao inibir melanogênese, além de estimular a síntese de colágeno e reduzir a expressão das citocinas inflamatórias. Todas essas ações ajudam a reduzir as manchas escuras, protegem a pele contra danos intrínsecos ao DNA, bem como causados pelos raios UV, luz azul e poluição, e combatem o fotoenvelhecimento. Adriana destaca que estudos comprovaram que o Et-VC tem grande capacidade redutora da enzima tirosinase geradora de melanina, não apenas na atividade proteica, mas também no nível funcional.
Ativo adaptogênico
“Prepare-se para a tendência do ‘rosto de luxo’, um movimento que assina o visual ‘sem maquiagem’, oferecendo viço e cuidados sem esforço”, prevê Thiago Duccini, gerente de desenvolvimento de marketing e vendas da Croda, explicando que a tendência é uma antítese ao “rosto do Instagram”, onde as conversas sobre cirurgia estética e a necessidade de uma “falsa ausência de esforço” estão aumentando. “Os procedimentos cosméticos, por serem não invasivos, ganharam popularidade, satisfazendo o desejo de alto desempenho de uma maneira saudável, econômica e sem exageros”.
Thiago Duccini, gerente de desenvolvimento de marketing e vendas da Croda
Duccini aponta estimativas de que até 2027 os cuidados faciais deverão movimentar R$ 6,5 bilhões e crescer em média 8,5% anualmente. E eles não se limitarão aos tratamentos de redução de linhas e marcas. Com os recordes de ondas de calor e altas temperaturas, a busca por tratamento dos danos causados pelo sol, com credibilidade de ensaios clínicos e alegações apoiadas por dermatologistas, farão a diferença especialmente em tratamentos do melasma.
Para prevenir e tratar os distúrbios de pigmentação da pele, a Croda oferece o Mel[O]stem™, um ativo adaptogênico, obtido por um processo sustentável a partir da cultura de células tronco da folha de Monarda didyma (bergamota vermelha). “Mel[O]stem™ é o primeiro ingrediente ativo da Sederma que reduz simultaneamente a aparência de manchas escuras e brancas causadas pela exposição ao sol e pelo envelhecimento da pele”, afirma Duccini.
Estudo in vivo realizado demonstrou que Mel[O]stem™, em 2 meses de tratamento reduziu até 2,3 vezes da máxima pigmentação da pele e promoveu 3,8 vezes mais homogeneidade. Oferecendo prevenção na formação de manchas brancas e tratamento das existentes, Mel[O]stem™ diminui até 2,7 vezes o seu tamanho e 2,4 vezes sua profundidade, conforme imagem abaixo.
Vitamina C e Niacinamida
Um dos enfoques mais promissores recentemente destacados no tratamento cosmético do melasma, segundo a gerente de Negócios Personal Care da Dinaco, Maria Fernanda Freitas, é a combinação sinérgica de Vitamina C e Niacinamida.
Maria Fernanda Freitas, gerente de Negócios Personal Care da Dinaco
O AA2G™, Ascorbyl Glucoside, é uma Vitamina C estabilizada através da adição enzimática da glicose, com certificação Ecocert e Cosmos, produzido pela japonesa Nagase. “Como consequência desta estabilidade, o AA2G mantém sua atividade com o mesmo resultado ao longo do tempo, desempenhando um papel crucial na inibição da produção excessiva de melanina, clareando manchas mais escuras e uniformizando o tom de pele”, explica Maria Fernanda.
A Niacinamida produzida pela Arxada, por sua vez, é uma forma de vitamina B3 com propriedades anti-inflamatórias e reguladoras da produção de melanina. De acordo com Maria Fernanda, sua inclusão em produtos para pele é reconhecida por sua capacidade de reduzir a hiperpigmentação, ao mesmo tempo em que também uniformiza o tom da pele.
“Essa estratégia abrangente no tratamento do melasma tem mais eficácia pela sinergia entre a vitamina C e a Niacinamida”, afirma a gerente da Dinaco, reforçando que ela combina clareamento de manchas escuras ou melasmas já existentes com a regulação da produção de melanina e do seu transporte para a superfície da pele, evitando novas manchas.
Com a aplicação de gel a 2% de AA2GTM em 10 voluntários, houve uma redução significativa de 6,4% de manchas faciais marrons, podendo chegar até 10,5% em apenas 30 dias. Após 60 dias, 80% das participantes da pesquisa apresentaram redução na intensidade dessas manchas.
Comprovação em peles escuras
“O Melasma é uma condição de pele conhecida e temida abaixo da linha do Equador, incluindo o Brasil”, comenta Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para Bioativos da BASF, reforçando que pessoas com pele mais escura e exposição à luz solar têm maior probabilidade de desenvolver essa condição, que afeta até 35% das mulheres brasileiras.
Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para Bioativos da BASF
A BASF desenvolveu o ativo Melaneven®, que foi testado em peles ricas em melanina. “Utilizamos um modelo inovador de cocultura de queratinócitos com melanócitos provenientes de doadores negros, criado para avaliar o conteúdo de melanina estimulado por KGF e Endotelina 1 no envelhecimento e pelo ácido oleico no processo da acne. Foi constatada porcentagens reduzidas de melanina em ambos os casos, explica Daniella.
Daniella conta que, além disso, a cultura de um diferente tipo de células, substituindo os tradicionais melanócitos de camundongos B16, foi desenvolvida para estudo da atividade da tirosinase: células tronco IPS que se diferenciarão em eumelanócitos. A diminuição da atividade da enzima na presença do Melaneven® também foi comprovada.
Testes in vivo realizados no Brasil com voluntários de fototipos III a VI, de acordo com a especialista da BASF, confirmaram resultados positivos na homogeneidade da pele e na redução das manchas por envelhecimento e acne. Outro grande diferencial do ativo é que ele apresenta resultados positivos inclusive em formulações com enxague.
Outro ativo destacado pela BASF é o Actiwhite®, que age inibindo a tirosinase e controlando a expressão do gene PMEL17, proteína fundamental no processo de hiperpigmentação, já que está envolvida na maturação do melanossomas, que são vesículas responsáveis pelo transporte da melanina e sua deposição nos queratinócitos, entre outras funções. “Estudos quantitativos, avaliação dermatológica e percepção dos voluntários comprovam que o Actiwhite® clareia a pele e melhora sua homogeneidade de forma superior ao ácido Kójico, sem causar sensibilidade”, afirma Daniella.
Antioxidante natural
Eliane Dornellas, diretora técnica e de produtos da Fison Ingredientes, pontua que evidências crescentes sugerem que o estresse ambiental, como a radiação UV, gera espécies reativas de oxigênio e nitrogênio nas células da pele, levando a alterações histoquímicas, incluindo distúrbios e envelhecimento, hiperpigmentação e aumento da formação de rugas.
Eliane Dornellas, diretora técnica e de produtos da Fison Ingredientes
“Pesquisas com ativos cosméticos têm sido intensificadas para prevenir ou amenizar essas alterações”, afirma Eliane, destacando os antioxidantes, que apresentam amplas propriedades de grande eficácia, principalmente nos casos de hiperpigmentação, agindo em várias etapas da produção melânica, desde o início da síntese do pigmento, inibindo a tirosinase até no clareamento da eumelanina depositada.
A especialista indica o Officinol™, da empresa australiana The Product Markers, distribuído no Brasil pela Fison Ingredientes: “É um ativo natural sustentável (upcycling), derivado da cana-de-açúcar, rico em polifenóis, que apresenta forte ação antioxidante”.
Testes realizados in vitro, sob estresse ambiental (radiação UV), apontou a inibição da expressão celular da pigmentação por melanina e da atividade da tirosinase, dois importantes biomarcadores envolvidos no processo de hipercromias.
Estudo com 10 pessoas para examinar o mesmo efeito no clareamento da pele também foi realizado. “A combinação do estudo in vitro e humano indica que o Officinol™ por sua propriedade antioxidante pode fornecer funções preventivas e protetoras significativas no clareamento da pele, que também sofre de envelhecimento e outros estresses”, explica Eliane.
Vidro âmbar
Ricardo Lopes, diretor de marketing e comercial do Grupo Wheaton, lembra que a preservação de muitos produtos para tratamento de melasma, como ácidos e séruns, exige cuidado extra com a embalagem, considerando que a interação com os raios UV podem gerar radicais livres, representando um risco para a saúde da pele.
Ricardo Lopes, diretor comercial e marketing do Grupo Wheaton
“O vidro, especialmente o âmbar, destaca-se pela sua inércia química e proteção contra a radiação UV”, recomenda Lopes, destacando que a Wheaton, líder no mercado de vidros, também oferece a tecnologia de pintura orgânica fechada, que protege o conteúdo das embalagens por conta de sua sua alta cobertura.
“O Grupo Wheaton oferece soluções em embalagens de vidro, decoração, e além de sistemas de fechamento e acessórios de borracha e alumínio exclusivos, atendendo às necessidades técnicas”, afirma.
O diretor da Wheaton destaca que a cadeia de produção da empresa conta ainda conta com práticas de reciclagem, de redução de consumo de energia, água e matérias-primas e de geração resíduos. Além disso, investe no desenvolvimento de matérias-primas eco-friendly e livres de metais pesados em sua decoração.
“Ao escolher embalagens de vidro, os consumidores garantem a eficácia de seus produtos dermatológicos e contribuem para práticas sustentáveis, valorizando a preservação da saúde e do meio ambiente”, completa.
Crescem concessões globais para skin brightening
Brightening e illuminating estão entre os principais apelos de cuidados com a pele em todo o mundo, segundo a Mintel, que avalia que o conceito tradicional de clareamento da pele evoluiu em direção a uma aparência mais natural, brilhante e saudável. A Coreia do Sul lidera com 33% de todas as concessões de patentes globais, seguida pela China (23%), Japão (13%), EUA (5%) e França (4%).
Em geral, patentes de ativos clareadores se concentram na melanogênese, o processo pelo qual o pigmento melanina é produzido nos melanossomas pelos melanócitos, e na inibição da autofagia. A Mintel também relata crescimento de patentes de dispositivos e de produtos ingeríveis.
Para atrair os consumidores, a Mintel reforça a importância de destacar a eficácia de ativos clareadores da pele, enfatizando os principais ingredientes e seus métodos de proporcionar benefícios iluminadores. Além disso, sugere que explorar produtos ingeríveis para uma abordagem iluminadora “de dentro para fora” e incorporar dispositivos de beleza para melhorar a absorção do produto são caminhos inovadores.