Desperdício Sub-Zero: uma nova tendência na beleza
Em 2019, falaremos principalmente sobre uma tendência que dominará os cosméticos: zero desperdício. Hoje, o desperdício zero não é mais um capricho surpreendente – um estilo de vida em que limitamos o desperdício a praticamente zero e prestamos atenção especial às nossas escolhas, algo completamente normal para uma parte crescente da sociedade. Isso é sobre o que colocamos em nosso prato e na geladeira, o conteúdo do guarda-roupa e, recentemente, também cosméticos.
Cuidado com o uso de ingredientes naturais e com a redução de desperdícios é uma direção que logo se tornará um padrão, e os cosméticos terão que se adaptar a essa tendência. Caso contrário, eles desaparecerão do mercado, porque os consumidores não querem mais cremes, cuja composição tem um efeito negativo sobre o meio ambiente ou bálsamos envoltos em tubos plásticos que caem no fundo dos oceanos.
Analistas da Mintel sugerem que o desperdício zero está ganhando força porque a contração dos recursos naturais e dos desastres naturais é cada vez mais sentida pelos consumidores. Eles não querem mais tolerar o excesso de resíduos.
Nos próximos cinco anos, o foco no desenvolvimento sustentável alcançará um novo nível em todo o mundo, porque os consumidores que se preocupam com o meio ambiente estão buscando maneiras de reduzir o desperdício em todos os aspectos de suas vidas. Consumo excessivo e utilidade muito curta de produtos é apenas para eles suicídio adicional.
Resíduos sub-zero (o termo que combina a filosofia do “desperdício zero” e “sustentabilidade”, ou desenvolvimento sustentável) já são marcas individuais, não apenas aquelas da categoria de nicho. “Sub-Zero não é apenas uma tendência passageira. É um movimento em direção a um novo arquétipo para a indústria cosmética, diz a analista sênior da Mintel, Sharon Kwek.
Fonte: Elle