Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarEstudo mundial revela tabus e estigmas mundiais sobre menstruação.

Estudo mundial revela tabus e estigmas mundiais sobre menstruação.

  • Written by:
A marca de cuidados femininos da Johnson & Johnson  acaba de lançar um estudo global, em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, que revela os principais mitos e estigmas sobre o tema.

Foram entrevistadas 1.500 mulheres, de 14 a 24 anos, em cinco países: Brasil, Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina, que forneceram insights interessantes: globalmente, 54% relataram que não sabiam absolutamente nada ou tinham poucas informações sobre menstruação no momento da menarca e 56% se sentem incomodadas durante o período menstrual e aliviadas após o término dele. Confira outras conclusões levantadas pela pesquisa:

Brasil

Durante a menstruação, as entrevistadas se sentem:

  • 66% desconfortáveis (vs 50% global);
  • 57% sujas (vs 40% global);
  • 42% inseguras (vs 28% global);
  • Apenas 19% se sentem capazes (vs 24% global).

Mudança de hábitos

Mais da metade das entrevistadas mudam seus hábitos durante a menstruação, sendo que:

  • 74% deixam de entrar na piscina (vs 68% global);
  • 66% param de praticar esportes (vs 56% global);
  • 47% não dormem fora de casa (vs 38% global);
  • 46% evitam sair de casa (vs 33% global).

Comportamento

  • 7 em cada 10 das entrevistadas se preocupam em descartar o absorvente usado no lixo porque outras pessoas podem ver (vs 52% global);
  • Somente 22% não tem medo de levantar durante a aula no período menstrual (vs 27% global);
  • Apenas 24% não acham a menstruação nojenta (vs 30% global).

Constrangimento e impactos

  • O pai é a pessoa com a qual as mulheres mais evitam falar sobre menstruação;
  • Quase a metade esconde o absorvente no caminho do banheiro (46%);
  • 2 em cada 5 meninas pedem absorventes para outra mulher como se fosse um segredo (42%);
  • Somente 26% se sentem produtivas durante o período;
  • 1 em cada 10 deixa de ir para escola e/ou trabalhar quando está menstruada.

Hábitos culturais

  • 43% não andam descalças ou conhecem alguém que não faz isso durante esse período;
  • 31% não lavam o cabelo ou conhecem alguém que evita esta ação durante o ciclo menstrual.

Hábitos culturais de outros países durante o ciclo menstrual

África do Sul

  • 32% não encostam em imagens religiosas ou conhecem alguém que age desta forma;
  • 34% não visitam templos ou conhecem mulheres que evitam fazer isso.

Índia

  • 57% não entram na cozinha ou conhecem alguém que evita fazer isso;
  • 39% são tratadas pela família como intocáveis ou conhecem pessoas que passam pela mesma situação;
  • 39% não dormem na própria cama ou conhecem pessoas que têm este hábito;
  • 37% não sentam na mesa com a família ou conhecem alguém que tem o mesmo hábito;
  • 30% são proibidas de sair de casa ou conhecem alguém que passa pela mesma situação.

Filipinas

  • 75% não tomam banho ou conhecem alguém que não toma durante o ciclo menstrual;
  • 49% não tomam sorvete ou bebidas geladas ou conhecem alguém que não toma durante a menstruação;
  • 24% não fazem bolo ou maionese ou conhecem alguém que não faça durante a menstruação.

Argentina

  • 27% não lavam o cabelo ou conhecem alguém que não lava durante o ciclo menstrual.
  • 24% não tomam banho ou conhecem alguém que não toma durante esse período;
  • 20% não fazem bolo ou maionese ou conhecem alguém que não faça durante esse período.

Menstrual Hygene Day

A Johnson & Johnson e Sempre Livre apoiam o Menstrual Hygene Day 2018, comemorado mundialmente em 28 de maio. A iniciativa foi criada pela ONG alemã Wash United, em 2014, e tem como principal objetivo educar meninas e mulheres para quebrarem o silêncio a respeito do tema, assim como gerar discussão sobre os tabus que permeiam o assunto. Em 2017, cerca de 160 milhões de pessoas foram impactadas pelas ações promovidas pela organização.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons by Acurax Wordpress Designers