A marca surge como uma plataforma e marca dedicada à saúde feminina, oferecendo conteúdo, apoio e produtos para mulheres na menopausa, com foco no alívio de sintomas e bem-estar durante o climatério
A saúde feminina é um tema que tem ganhado protagonismo nos últimos anos e estimulado debates não apenas no campo científico, como nas rodas sociais. Com aumento da longevidade e independência feminina, um assunto em particular, considerado tabu há pouco tempo, tem estado cada vez mais em evidência nestas discussões: a menopausa.
Perimenopausa, climatério, reposição hormonal são palavras que aparecem com frequência na imprensa e mídias sociais, mas ainda geram muitas dúvidas entre as mulheres na busca por fontes de informação e estudos confiáveis.
Após se especializarem no assunto, as sócias Carolina Reginato, de 49 anos e Tatiana Scherer, de 43, decidiram fundar a Kunda, uma plataforma para reunir conteúdo e criar uma comunidade feminina para troca de informações e experiências.
A dupla se conheceu na indústria farmacêutica, onde ambas trabalharam como executivas em áreas variadas. Com o desejo mútuo de atuar em outro segmento, mais alinhado com seus propósitos de vida, Carol e Tati se juntaram e começaram a estudar sobre saúde feminina. Neste processo, Carol descobriu um câncer de mama, aos 44 anos, que a levou a fazer quimioterapia e resultou em uma menopausa precoce. Sem poder repor hormônios por causa da doença, Carol teve dificuldade em encontrar produtos paliativos que aliviassem seus sintomas e foi nesse momento delicado de sua vida que decidiu fundar uma marca e uma linha de cuidados para ajudar as mulheres na menopausa.
Com a sócia Tatiana já dentro do projeto, a dupla optou por criar primeiro a plataforma nas redes sociais, em 2022, na qual trabalham ativamente com conteúdos relacionados ao tema e compartilham experiências pessoais. Em setembro de 2024, após anos de estudo e pesquisas, a Kunda lançou sua primeira linha de produtos para mulheres na menopausa, a Kunda Care.
Desenvolvida em parceria com uma farmacêutica e uma nutricionista, a linha conta com oito produtos próprios para as necessidades da mulher no climatério e menopausa, que segundo as sócias, provoca mudanças que vão muito além do que é de conhecimento popular.
Os produtos, testados dermatologicamente e ginecologicamente pela Kosmocience, aliviam sintomas como insônia, fogachos, secura vaginal, além de melhoras cognitivas, emocionais e físicas.
Atualmente, a linha pode ser encontrada nos canais oficiais da Kunda Care, com projetos de expansão para farmácias e lojas multimarcas que tenham sinergia com o propósito da marca.