L’Oréal faz alterações em sites para atender agência de autorregulação
Consumidores devem entender facilmente se é anúncio ou conteúdo editorial.
Após uma investigação da National Advertising Division (NAD), a L’Oréal USA fez modificações imediatas em três sites de propriedade da L’Oréal, Makeup.com, Skincare.com e Hair.com, para aprimorar e deixar claro que o conteúdo foi escrito por ou em nome da L’Oréal. O desafio surgiu do programa de monitoramento de rotina da NAD.
Segundo a NAD, os consumidores devem entender facilmente se o conteúdo que estão visualizando é um anúncio ou conteúdo editorial. A NAD estava preocupada com o fato de os três sites da L’Oréal parecerem sites editoriais, fornecendo informações gerais sobre como melhorar os cuidados de cabelos, pele e maquiagem por meio de vários artigos, além de vender produtos para promover esses objetivos.
A NAD observou que, no início desta consulta, as referências à L’Oréal geralmente apareciam na parte inferior das respectivas páginas da web, muito longe dos logotipos e do conteúdo do site. Assim, os sites não garantiram que, à primeira vista, os consumidores pudessem perceber que os artigos com resenhas de vários produtos para a pele e maquiagem eram, de fato, anúncios de produtos da L’Oréal.
A NAD observou que o anunciante respondeu imediatamente à consulta da NAD e explicou que a marca completa da L’Oréal deveria aparecer no topo de cada página da Web, integrada ao logotipo do site. A L’Oréal realizou uma revisão completa dos três sites e adicionou “By L’Oréal” diretamente abaixo dos logotipos Makeup.com e Skincare.com e “Powered by L’Oréal” diretamente abaixo de Hair.com .
Em comunicado, a L’Oréal afirmou que “como forte defensora do processo de autorregulação da publicidade, a L’Oréal USA aprecia a revisão completa e cuidadosa da NAD sobre esse assunto. Continuamos comprometidos em garantir que nossas propriedades do site Makeup.com, Skincare.com e Hair.com sempre incluam marcas claras e visíveis”.
Fonte: Happi 03.06.2020