Maquiagem: crise pode aumentar desejo por kits e refis, aponta Mintel
O recém publicado relatório Mintel, de Maquiagem e Esmalte para Unhas, 2016, revela que 24% das brasileiras afirmaram que ofertas especiais/preços baixos as encorajam a experimentar novos produtos. Além disso, 17% delas concordaram que compram maquiagem e esmalte para unhas de marcas mais baratas para poderem comprar mais produtos, sempre que quiserem.
Em geral, os brasileiros buscam preços baixos e promoções quando vão às compras. Na categoria de maquiagem e esmalte para unhas, é possível realizar não somente promoções, mas também kits com diversos produtos por preços menores. Variação de cores e texturas para que as consumidoras possam testar os que mais gostam poderiam abrir novas oportunidades de compra. O Mineral Fusion Mini Nail Polish Celebrate Kit foi lançado no Canadá em fevereiro de 2016 e vem com três mini esmaltes para que as mulheres possam testar quais cores elas preferem, sem portanto desembolsar uma alta quantia. O Tarte Total Lip Service Essentials Kit é um kit lançado nos Estados Unidos em janeiro de 2016 e vem com batom, gloss e delineador para os lábios.
Outra ideia é oferecer refis de maquiagens para as consumidoras a preços mais baixos. A Contém 1g, por exemplo, possui os estojos Color Me com diferentes quantidades de cavidades para que as consumidoras montem seu kit personalizado de maquiagem. Elas compram as sombras e blush dos tons que desejam e colocam no estojo. Quando um termina, outro produto pode ser comprado e colocado no lugar. Os cushions (embalagens que contêm uma esponja impregnada com base) também podem ter suas vendas incrementadas, já que disponibilizam refis após seu término. Um exemplo é o L’Oréal Lucent Magique Cushion Lumière Foundation Refill SPF 29/PA+++ lançado em março de 2016 na Coréia do Sul.