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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisMaquiagem ou skincare? Produtos híbridos aliam o melhor das duas categorias

Maquiagem ou skincare? Produtos híbridos aliam o melhor das duas categorias

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Agregar status de tratamento aos produtos de maquiagem não é apenas mais uma tendência acelerada pela pandemia, mas a nova ordem de consumo da categoria

Por Estela Mendonça

Há bem pouco tempo atrás, o máximo de funcionalidade que se podia esperar de um item de maquiagem, além de realçar a beleza com cores, contornos e brilho, era cobrir imperfeições e alguma proteção solar, mas esse cenário vem mudando rapidamente e as marcas passaram a turbinar o FPS e a incorporar ingredientes que também hidratam a pele, previnem o envelhecimento, combatem rugas e flacidez e ajudam a aumentar o volume dos lábios, a alongar os cílios e por aí vai. Até os pigmentos de hoje auxiliam na hidratação e no reforço na função de barreira protetora da pele.

Mirele Agustinho Martinez, diretora de categorias make do Grupo Boticário, avalia que o crescente número de lançamentos de produtos de maquiagem com benefícios de skincare não é mais uma tendência, mas uma realidade. “Eles vêm ao encontro do momento em que os consumidores já têm uma preocupação maior com o que estão aplicando na sua pele e também investem mais em produtos que cuidam e agregam um cuidado além do efeito da make, contribuindo com a rotina de skincare como um todo”.

Mirele Agustinho Martinez, diretora de categorias make do Grupo Boticário

Ela cita como exemplo a linha Make B. Retinol H+, composta por base líquida FPS 80, corretivo líquido iluminador e batom preenchedor. Os produtos contêm retinol vegetal e ácido hialurônico vetorizado, que ajudam a acelerar a renovação celular, aumentar a produção de colágeno, reduzir rugas e linhas de expressão e a tornar a pele mais uniforme e iluminada.

Esses produtos, segundo Mirele, oferecem soluções que atendem ao interesse dos consumidores que buscam por maquiagem que trata enquanto maquia, unindo ativos importantes para a pele. “Atualmente, os produtos que são multifuncionais acabam tendo uma aderência muito boa por agregarem à rotina e também por questões de praticidade para o dia a dia. Esses tipos de inovação são muito interessantes e vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado”.

Benchmarking da categoria

O movimento do Grupo Boticário é um benchmarking importante na categoria maquiagem, já que a empresa responde por mais de um quinto das vendas no Brasil, com as marcas Make B, Eudora, Vult e Quem Disse, Berenice?, ocupando o primeiro no ranking brasileiro de players, com participação de 21,%. Outro quinto é da Natura, que figura bem colada na segunda posição, com 20,5%, seguida pela Mary Kay (12,3%), segundo a Euromonitor.

A Euromonitor ainda não divulgou as vendas de maquiagem em 2021, mas pelo o que apurou em 2020 e a previsão para os próximos anos, a categoria no Brasil não terá grandes variações nos próximos anos, o que pressiona ainda mais os fabricantes a desenvolver produtos com reais benefícios.

Para a Mintel, a pandemia do COVID-19 transformou a indústria da beleza e acelerou várias tendências de consumo existentes, como de maquiagem híbrida, que agora alcançou o apelo popular e influencia as preferências do consumidor. Com a saúde e o bem-estar no foco dos consumidores, eles estão em busca de produtos que irão beneficiar sua pele e seu bem-estar.  “Eles querem produtos que não tenham apenas um efeito cosmético instantâneo, mas também melhorem a aparência de sua pele no longo prazo”, diz a analista global de beleza, Margaux Caron.

Multibenefícios valorizados

“Com as mudanças ocasionadas pelo cenário pandêmico, as tendências se moldaram de acordo com as novas necessidades dos consumidores. Uma dessas tendências é o que chamamos de cosméticos híbridos, chamados também de multifuncionais, que são produtos que oferecem uma maior versatilidade e multibenefícios, tratando, nutrindo, protegendo e colorindo a pele, como no caso das maquiagens híbridas”, descreve Mônica Antunes Batistela, gerente de marketing técnico de Lifescience da quantiQ.

Mônica Antunes Batistela, gerente de marketing técnico de Lifescience da quantiQ

Entre as soluções oferecidas pela quantiQ, distribuidora de produtos químicos, que atendem aos requisitos de multifuncionalidade, Mônica destaca o Ajidew® ZN 100, derivado do ácido glutâmico que possui ação seborreguladora, reduz poros e brilho na pele, além de ser efetivo contra o Propionibacterium acnes, promotor da acne.  Ele também tem ação antienvelhecimento, ao inibir as MMP’s e estimular a síntese de colágeno, reduzindo rugas e linhas finas e aumentando a firmeza da pele. “O produto reduz o dano induzido pela radiação UVA e melhora a proteção celular contra os danos da radiação UVB. Adicionalmente, potencializa a ação da vitamina C e a eficácia de conservantes”.

Outra indicação de Mônica é o Olivem® 1000. “Primeiro emulsionante ativo da oliva, formador de cristais líquidos, é muito versátil, de origem vegetal e promove sensorial agradável, devido a sua compatibilidade química com a composição lipídica da superfície da pele, além de ser biodegradável, não irritar a pele, promover alta hidratação e possuir efeito protetor sobre a barreira cutânea. “Além disso, apresenta carreador de cafeína, efeito anti-inflamatório e protetor de danos celulares, preservando o microbioma cutâneo”.

“Vale destacar também Hallbrite® BHB, um ingrediente multifuncional patenteado, dispersante, solubilizante de polaridade moderada e fotoestabilizante, ideal para produtos para cuidados com o sol, pele e cosméticos coloridos”, diz Mônica, que elenca outros benefícios: eficaz como solvente de filtros solares, umectante e dispersante de pigmentos inorgânicos, emoliente e carreador. “Ele otimiza a constante dielétrica da transferência de energia, permitindo um retorno mais efetivo das moléculas de filtro UV ao seu estado inicial, melhorando a eficiência do filtro para um melhor desempenho de FPS”, finaliza.

Best-seller multifuncional

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia, assinala que praticidade, bem-estar e eficácia são fatores indispensáveis para a mulher que busca realçar a sua beleza, ficar saudável e protegida o maior tempo possível, aspirações que criaram o ambiente ideal para alavancar o segmento de maquiagens funcionais, que contam com ativos hidratantes e que previnem sinais de envelhecimento, como flacidez e linhas de expressão, entre outros benefícios. “Também surgiram os BB e CC creams, que são produtos de tratamento com coloração, que tratam e deixam a pele com a aparência saudável, natural e uniforme”.

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia

“A Solabia tem em seu portfólio o ativo perfeito para essa categoria de produto, trazendo a multifuncionalidade tão em evidência atualmente e que certamente será mantida nos próximos anos”, afirma Ana Paula, citando o Fucogel®, um polissacarídeo à base de fucose produzido por fermentação bacteriana, que é uma ciência complexa e uma tecnologia pela qual o Grupo Solabia é reconhecido mundialmente há quase 30 anos. “Best-seller da companhia, Fucogel® é uma referência universal e multifuncional dedicado ao bem-estar da pele por mais de vinte anos”.

O Fucogel®, segundo a diretora da Solabia, pode ser definido pela sigla em inglês S.M.A.R.T, que descreve cada uma das propriedades que ele agrega a um produto cosmético: ação neurocalmante imediata (Soothing), hidratante com a eficácia comprovada de 8 horas (Moisturizing), antienvelhecimento pelo do estímulo da Sirtuina-1, conhecida como a proteína da juventude (Antiaging), reestruturante por impulsionar a renovação epidermal (Restructuring) e um ótimo sensorial que aumenta a sensação de bem-estar (Touch).

Além da versão líquida, a mais conhecida no mercado, a empresa também oferece mais duas versões deste ativo, o Fucocert®, também líquido e uma versão em pó ecologicamente correta que permite novas possibilidades de formulação, ambos sem conservantes. “O Fucogel® é um produto tão excepcional que no ano passado ganhou um site exclusivo e o grupo Solabia continua a pesquisar novos benefícios que ele pode trazer para qualquer produto cosmético”, comemora Ana Paula.

Boost de proteção para lábios

“Existem raras aplicações de cuidado pro-aging para lábios, mas de fato essa parte sensível do rosto sofre pela ação do tempo e tem danos intrínsecos e extrínsecos”, observa Thalita Jesus, gerente comercial de cosméticos da Merck, que destaca que a empresa oferece como opção de boost de proteção para essa categoria o Ronacare® AP.

Thalita Jesus, gerente comercial de cosméticos da Merck

“O Ronacare® AP é um sistema vegano de proteção da pele verdadeiramente avançado e inteligente, que preenche as lacunas deixadas pela proteção da luz tradicional, protegendo a pele de diversos fatores que causam consequências negativas, especialmente o envelhecimento”, afirma Thalita, explicando que o Ronacare® AP oferece um poderoso efeito antioxidante, por conter em sua composição um derivado de malonato, que se complexa com radicais livres, protegendo a pele de seus efeitos maléficos de forma eficiente e contínua ao longo de 24 horas, formando um abrigo de lipídios, como um escudo natural de autoproteção, pois suporta a proteção endógena da pele contra a oxidação, apoiando sua integridade lipídica.

RonaCare® AP também age preservando os carotenoides da fotoxidação. Thalita explica que vitaminas e enzimas, como ß-caroteno (provitamina A) e licopeno, representam 70% dos carotenoides presentes na pele humana. “Proteger esse sistema é uma estratégia inteligente, e é exatamente essa proteção radical que nosso ativo oferece”. Testes comprovaram que 1% de RonaCare® AP tem um efeito antioxidante oito vezes maior do que a vitamina E.  Estudos de eficácia também demonstram que o ativo aumenta a capacidade da pele de se proteger de danos solares.

A gerente da Merck garante que o produto foi cuidadosamente projetado para trabalhar o dia inteiro melhorando o sistema de proteção da pele através de uma combinação de atividade de longo prazo e excelente estabilidade. “Nosso ativo multitalentoso possui características lipofílicas e pode ser utilizado em uma variedade de produtos e aplicações, como bases e primers, por exemplo. Quando usado nessas finalidades, o RonaCare® AP também diminui consideravelmente a oleosidade e vermelhidão causadas pela acne”.

Em termos galênicos, Thalita destaca que o caráter hidrofóbico do ativo é ideal para produtos base anidra, como é o caso do batom. Sua capacidade de resistir ao processo de fabricação do batom também o torna especial. “Certamente é o nosso ingrediente chave para oferecermos ao mercado uma proteção inteligente e suporte aos claims ‘antioxidante’, especialmente em produtos híbridos”.

Pigmentos revestidos

Sara Bentler Vanzin, farmacêutica e gerente de marketing técnico da PIC Química, aponta que cada vez mais é possível formular maquiagens com benefícios de skincare, inclusive no que se refere aos pigmentos aplicados nos produtos, indicando a linha de pigmentos revestidos da representada Daito Kasei, desenvolvidos não apenas para facilitar o processo de fabricação, mas para oferecer também benefícios de tratamento para a pele.

Sara Bentler Vanzin, gerente de marketing técnico da PIC Química

De acordo com Sara, os pigmentos ASL, com revestimentos à base de aminoácidos, e os pigmentos SMS, revestidos com glicolipídios, mimetizam a função das ceramidas na pele e promovem hidratação, reforço da função de barreira da pele e, simultaneamente, uma maior hidrofobicidade.

“O conceito de híbrido assume uma dimensão muito mais ampla com esta linha de pigmentos, com propriedades que aliam tecnologia, sustentabilidade, tratamento da pele, cobertura perfeita, resistência ao suor e à umidade e veracidade da cor, além de otimizar o processo, já que dispensa os moinhos”, ressalta Sara, informando ainda que os pigmentos têm certificação Ecocert.

Estímulo aos fibroblastos

Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé, avalia que a pandemia acelerou várias tendências já presentes antes da crise sanitária. Uma delas é utilizar produtos cosméticos com benefícios de skincare, incluindo maquiagem. “A ideia é usar produtos minimalistas e multitarefas para simplificar a rotina de skincare”.

Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé

Para atender às demandas dos produtos híbridos, segundo Luciana, é crucial que os ativos cosméticos sejam compatíveis com formulações de maquiagem, ou seja, que possam ser incorporados em formulações anidras, ser aquecidos e que não interfiram na cor final do produto. “O ativo Gatuline® In-Tense MB da Gattefossé cumpre todos esses requisitos técnicos. Trata-se de um extrato oleoso padronizado em alquilamidas, obtido a partir das flores de Acmella oleracea, também chamada Paracress. As flores, cultivadas na África do Sul e Madagascar, são colhidas à mão”.

A especialista explica que o Gatuline® In-Tense MB age profundamente na pele, na matriz extracelular. Ao estimular a atividade dos fibroblastos, fornece suporte à rede de fibras de colágeno e restaura a firmeza e suavidade da face e do corpo. No rosto, Gatuline® In-Tense MB foi avaliado em testes clínicos a 2%, e reduziu as rugas na região dos pés de galinha em apenas um dia de tratamento, em um painel de voluntárias com idades entre 45 e 65 anos (imagem abaixo). Gatuline® In-Tense MB também foi avaliado no pescoço, colo e braços a 1%, melhorando a firmeza, tonicidade e reduzindo o aspecto irregular destas das partes do corpo.

Gatuline® In-Tense MB pode ser aquecido, é um ativo oleoso límpido amarelo claro e não impacta a coloração da formulação final. Pode ser utilizado em maquiagens faciais e corporais, proporcionando um efeito firmador e de suavização da superfície da pele, além de efeito plump nos lábios. “Gatuline® In-Tense MB está presente em produtos híbridos de marcas líderes internacionais”, afirma Luciana. Mais informações sobre o ativo podem ser encontradas no site da Gattefossé.

Turbinando com peptídeos

“Cada vez mais cresce a demanda por produtos multibenefícios em todo o mundo e, para maquiagem, os benefícios de cuidados com a pele são primordiais, especialmente àqueles que buscam uma aparência natural e saudável”, avalia Caroline Marques, analista de marketing técnico da Focus Química, citando pesquisa da Mintel, que mostrou que 61% das consumidoras brasileiras afirmam que os benefícios de skin care são fatores importantes na escolha de um cosmético facial.

Caroline Marques, analista de marketing técnico da Focus Química

Caroline destaca que associar ativos de alta e rápida eficácia aos cosméticos coloridos será uma grande oportunidade de mercado, como é o caso dos peptídeos, muito utilizados em produtos antienvelhecimento, mas que também  encaixam perfeitamente no conceito de maquiagem híbrida. “Além de reduzir os sinais do envelhecimento em poucas semanas, proporcionam à pele uma textura e relevo mais uniformes, melhorando também a durabilidade e performance da maquiagem”.

Uma indicação de Caroline é O SYN®-HYCAN, um tetrapeptídeo da DSM que estimula a síntese endógena de ácido hialurônico, com benefícios comprovados em várias zonas da pele, levando a uma pele mais preenchida, hidratada e firme em semanas.  “Estudos de eficácia mostram que o SYN®-HYCAN possibilita o apelo de preenchimento sem agulhas, podendo ser aplicado em bases faciais, corretivos e lip tints, por exemplo, permitindo que se diferenciem das maquiagens convencionais”.

Outro destaque da Focus Química é o SYN®-COLL, um tripeptídeo com uma sequência única que imita o mecanismo do próprio corpo humano para produzir colágeno via TGF-β. Além de aumentar significantemente a síntese de colágeno, segundo Caroline, ele também inibe sua degradação, revertendo e reduzindo sinais visíveis do fotoenvelhecimento. “Em apenas quatro semanas, o SYN®-COLL rejuvenesce e suaviza a aparência de poros, melhora a firmeza, elasticidade e textura da pele.

Um caso de sucesso da Focus Química com a aplicação SYN®-COLL é a BT Skin Base Liquida, da marca Bruna Tavares, uma base líquida ultra fluída e super pigmentada, que atua promovendo diversos benefícios que vão além da maquiagem.

Aporte de oxigênio

Emerson Dorigon, coordenador de negócios da Dinaco, distribuidora da Lubrizol Life Science Beauty no Brasil, reforça que o mercado está pedindo maquiagem com benefícios de tratamento para a pele, apontando que, segundo a Mintel, 46% das mulheres dos EUA que usam produtos de maquiagem desejam que eles também beneficiem sua pele. “Como sabemos que a maquiagem pode interferir na oxigenação da pele, um ativo que auxilie no aporte de oxigênio e potencialize sua respiração poderia ser agregado a um primer, por exemplo, e melhorar tanto o aspecto quanto a sensação de a pele respirar. Também poderia ser usado em uma linha de produto pós-maquiagem como um demaquilante”, explica.

Emerson Dorigon, coordenador de negócios da Dinaco

Naturalmente, a pele recebe continuamente um aporte de oxigênio para realizar suas funções biológicas. Com o envelhecimento, os mecanismos de microcirculação cutânea ficam alterados, levando a uma oxigenação deficiente. Segundo Emerson, uma solução é a prática de ioga, que leva a uma maior consciência da nossa respiração e, aos poucos, à ampliação da capacidade pulmonar. “Assim, com maior entrega de oxigênio ao tecido, a ‘pele de ioga’ fica mais luminosa e de aparência saudável. Buscando estes mesmos benefícios, a Lubrizol desenvolveu o ativo Oxylance™ advanced botanical ingrediente”.

Emerson conta que cientistas descobriram que tibetanos, que vivem em altas altitudes, se adaptaram à hipóxia com um sistema de otimização do fornecimento de oxigênio. E estudando as propriedades da Ligustrum lucidum, planta típica de altas montanhas onde há ar rarefeito e depleção de oxigênio, chegaram ao extrato botânico que imita a adaptação genética tibetana às condições de hipóxia.

O ativo botânico Oxylance™ é obtido por tecnologia de água subcrítica, em processo que dispensa o uso de solventes convencionais, proporcionado uma extração mais rápida, sem degradação térmica e com alta concentração de fito ativos. Nos testes, de acordo com Emerson, voluntárias que usaram o produto reportaram melhora na aparência geral da pele, com maior brilho, diminuição de linhas finas e rugas e menor rugosidade, além de uma sensação de bem-estar e felicidade, proporcionada pelo aumento da oxigenação da pele. “O look de ‘pele de ioga’ que os maquiadores tentam imitar agora está ao alcance das consumidoras brasileiras”.

Tratamento para os cílios

“O mercado de maquiagem não é mais o mesmo. A pandemia trouxe novos valores para consumidores. A máscara de proteção, por exemplo, tornou-se nossa companheira inseparável e fez com que a região de destaque do rosto se voltasse os olhos”, observa Daniella Francischetti, especialista em inovação para bioativos cosméticos da BASF, acrescentando que cílios longos e sem falhas passaram a ser uma prioridade para a beleza do olhar.

Daniella Francischetti, especialista em inovação para bioativos cosméticos da BASF

Para transformar uma simples máscara de cílios em tratamento, a BASF desenvolveu o ativo SQISANDRYL®, feito a partir da superfruta Schisandra chinensis, pelo processo verde de extração por CO2 supercrítico. De acordo com Daniella, ao estimular o metabolismo das papilas dérmicas dos folículos pilosos dos cílios e diminuir a senescência celular, o SQISANDRYL® é capaz de estimular seu crescimento em 2 milímetros depois de apenas 28 dias de uso, em comparação com o placebo.

Para Daniella, outra mudança em curso no universo do make-up envolve a preocupação dos consumidores com a saúde e beleza cutânea: “A possibilidade de possuir em suas prateleiras produtos de maquiagem que entreguem benefícios à pele além de cobertura passa a ser praticamente uma exigência ao invés de uma alternativa”.

Para facilitar ainda mais a rotina diária de beleza, a BASF conta com o ativo natural e multifuncional CISTE’M®, que oferece proteção contra os danos causados pelos diferentes tipos de radiação (UVA, UVB e luz azul). Devido à sua potente atividade antioxidante, também é capaz de proteger e reparar os lipídeos constituintes das membranas celulares, a rede de colágeno da derme e o DNA. “Na epiderme, por sua vez, diminui o tempo de renovação celular, melhorando a radiância e o aspecto geral da pele. Também tem ação pró-aging ao diminuir número e profundidade de rugas e linhas finas de expressão”, destaca.

Daniella também ressalta que, para o consumidor atual, a preocupação com a beleza envolve vários outros parâmetros em relação aos ingredientes presentes nos cosméticos, como origem, grau de naturalidade, performance e outros. Para essas novas demandas, uma indicação da BASF é o emoliente semissólido Cetiol® SoftFeel, uma alternativa natural e eficaz ao petrolatum, desenvolvido com 100% de ingredientes renováveis, não comedogênico e não acnegênico, indicado para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e com alto desempenho. “Por entender que as necessidades e preocupações dos consumidores evoluíram, a BASF tem o compromisso de sempre inovar, buscando soluções que vão de acordo com os desejos dos consumidores”, completa.

Estímulo à vitamina D

Karina Camillo, especialista de produto em Beauty & Personal Care e Home Care e I&I na IMCD Brasil, lembra que a vitamina D, que é tão importante para a saúde óssea e imunidade, na pele, consegue acelerar a renovação celular, fortalecendo a barreira, ajudando a amenizar rugas e linhas de expressão e combatendo o envelhecimento precoce. Esse foi o ponto de partida para a CLR Berlin, empresa alemã com distribuição exclusiva no Brasil pela IMCD, desenvolvesse o MultiMoist CLR™, que ajuda a aumentar a produção de vitamina D.

Especialista de produto na IMCD Brasil

Segundo a especialista, o MultiMoist CLR™ consiste em uma mistura sinérgica sem conservantes de frutooligossacarídeos e extrato de raiz de beterraba (beta vulgaris), que ativa a produção do receptor de vitamina D (VDR), estimulando a produção de vitamina D pelo organismo e seus efeitos sobre a pele. Testes instrumentais e com consumidores demonstraram suas propriedades hidratantes imediatas e de longo prazo. “MultiMoist CLR™ tem uma influência importante nos processos celulares e pode compensar substancialmente a carência de vitamina D na pele, o que o torna ideal para compor formulações de maquiagem funcionais,  como os famosos lip to cheek,  BB creams e bases faciais.

Já JuvenEye CLR™, ativo dermatológico para combater olheiras e inchaços na região dos olhos, pode ser aplicado em formulações de corretivos e sombras. “Baseado numa combinação de extratos de Hieracium pilosella e das flores de Bellis perennis,  JuvenEye CLR™ reduz a deposição de melanina pele e ativa a drenagem  local,  melhorando a saúde geral da pele.

Outro destaque com distribuição da IMCD é a linha de pigmentos Reflecks Multidimensions, da fabricante Color&Effects. Nathalia Miranda, especialista de aplicação da IMCD para a América do Sul, explica que a linha é voltada a promover efeito e dramaticidade aos produtos cosméticos, incluindo itens de maquiagem.

“Os pigmentos Reflecks MultiDimensions dão vida aos cosméticos, alterando sua cor de acordo  com a mudança do ângulo visual do espectador. Misturados com efeitos de interferência e metálicos, em formulações de cosméticos coloridos e produtos de cuidados pessoais, permitem  uma variedade de efeitos distintos de deslocamento de cores”, explica Nathalia.

Agregando ativos

Eliane Dornellas, P&D em Ciências da Vida na Colormix Especialidades, lembra que, assim como o movimentado mundo da moda, as tendências de maquiagem também são cíclicas. “Além da combinação da cor, textura e brilho, o universo das makes pede neste momento um olhar atento para a skin care. Mais que do que uma make, o consumidor está em busca de cosméticos que cuidem da saúde da pele enquanto se embeleza”.

Eliane Dornellas, P&D em Ciências da Vida na Colormix Especialidades

Essa busca por multibenefícios, segundo Eliane, pode ser bem sucedida incorporando-se às formulações de maquiagem ativos que podem, por exemplo, entregar hidratação prolongada, combate aos radicais livres, efeito tensor, disfarce ótico com novas texturas e luminosidade para a pele.

Para a especialista, um bom projeto de desenvolvimento de maquiagem começa com a escolha dos componentes de sua base cosmética. “Opções reológicas de origem mineral, como Laponite e Optigel (versões hidro), Tixogel e Garamite (versões lipo), ou uma versão vegetal, como o Rheobyk 7590, são garantia de sucesso na formulação”.

Já os ativos vetorizados, segundo Eliane, podem transformar a make em um cosmético para peles com diversas necessidades de skin care.  Indicados para peles acneicas, o NIO-SENSYL, extraído do mangostão, tem ação anti-inflamatória e probiótica, e o NIO-SEBACTIVE reduz a produção de sebo e a inflamação.

Para peles desidratadas e flácidas, Eliane indica o ácido hialurônico com três pesos moleculares NIO-OLIGO 3D e o AQUAJUVE OMNI, versão lipofílica desse hidratante, e para melhorar o tônus, o AGEGUARD HP 16, à base de Hidroxiprolina, que intensifica a estrutura de colágeno de forma natural. A indicação para peles discrômicas são o NIO-VCS, com vitamina C estável, e o NIO-OXY, à base de Oxyresveratrol obtido da amora branca.

“Falar de make sem falar de cores, é como contar uma história sem final feliz”, pontua Eliane, lembrando que a Colormix Especialidades tem muitas soluções coloridas, entre elas pigmentos orgânicos, inorgânicos puros ou dispersos, uma linha de corantes vegetais hidrofílicos, micas e borossilicatos. “Apostamos em muito brilho, como aponta as fontes de tendências globais para make de boca, e muita cor fantasia para contornar com esperança os olhares em 2022”.

Novidades híbridas

A Dior lançou neste mês a linha de balms com cor Rouge Natural Dior. Com fórmula composta por 95% de ingredientes naturais, entre eles extratos de flores de peônia e romã, oferece hidratação por 24 horas e ação calmante.

A máscara para Cílios 6 em 1 Max Love é de fácil aplicação e secagem rápida. Sua fórmula enriquecida com seis ativos (rosa mosqueta, ácido hialurônico, vitamina E, óleo de argan, queratina e chá verde), promete cuidar dos fios, auxiliando na hidratação, além de proporcionar pigmentação, volume e alongamento, sem borrar ou esfarelar após a secagem.

A novidade da Benefit são os lip balms com ácido hialurônico, hidratando os lábios profundamente, além de manteiga de manga, que nutre e deixa os lábios macios. Também está presente na formulação o óleo de semente de bucha, que impede a perda de água.

A NARS acaba de lançar a linha Light Reflecting,  em 36 tons de base que combina maquiagem e cuidados com a pele. A fórmula promete desfocar as imperfeições e suavizar a aparência da pele texturizada. Os ingredientes de alta qualidade garantem a proteção da pele contra os agressores ambientais e a luz azul.

O Freck Lashrocket Liner with Lash Enhancing Peptides é um delineador de longa duração que ajuda os cílios a crescerem. Com infusão de peptídeos, em estudo clínico com 27 mulheres que usaram o produto por 56 dias, 78% perceberam cílios mais volumosos.

A One/Size lançou o Turn Up The Base Beauty Blur Balm, uma base formulada com células-tronco de rosa branca e tecnologia de imitação de pele. A marca usa pigmentos tratados semelhantes à pele para melhorar a textura da mesma e para um acabamento indetectável. As Manteigas de Abacate e Manga ajudam nutrir, equilibrar a oleosidade e aumentar a hidratação.

Margaux, da Mintel, reforça que a aceleração dos produtos de maquiagem híbrida é resultado de tendências já enraizadas no setor de beleza, que apenas foram aceleradas pela Covid-19. “Portanto, agora, são tendências estabelecidas que permanecerão verdadeiras após o abrandamento da pandemia”.

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