Produtos para homens. Ou melhor, “for men”. Apesar do expressivo crescimento do segmento, o consumo de cosméticos masculino ainda enfrenta preconceito no mercado brasileiro.
Este tabu vem sendo quebrado aos poucos, principalmente com a entrada das gerações Millennials e Z no mercado consumidor. Esse mercado está indo além do tradicional “barba, cabelo e bigode” e apresenta crescente demanda nos setores de cosméticos, higienização, cuidados com a saúde e bem-estar.
Os produtos “for men” não são mais itens para suprir necessidades de higiene. São cada vez mais opções de cuidado pessoal e prazer. “O preço não é o fator decisório na contratação de serviços de beleza pelo homem. A relevância da contratação do serviço, o conforto e a praticidade ganham mais importância no segmento para esse público.” Segundo o SEBRAE – Beleza e bem-estar, Relatório de Inteligência, Março 2018. Sem o preço como limitador de compra, os fabricantes de cosméticos e cuidados pessoais aumentam seu interesse e miram em produtos e marcas que tem o público masculino como alvo.
O segmento masculino pode ser muito amplo. Em qual tipo de homem focar para o desenvolvimento de novos produtos? Agências e grandes empresas têm recorrido a estudos geracionais para identificar nichos de mercado. Ousamos trazer especialidades químicas para algumas das características das quatro grandes gerações presentes no mercado.
Geração Z: geração nascida a partir de 2000, muito jovem. A maior parte ainda usa os cosméticos comprados por suas mães – o que há em casa. Mas alguns já pedem marcas ou produtos específicos que as mães, obedientemente, compram. Vale ficar de olho! Predominam aqui produtos para meninos e adolescentes, com especialidades que atendem a necessidade desse público: Sensiva® PA 40 | sensidin® DO | Zinc Sebum™.
Millennials: público jovem nascido entre 1980-1999. Cresceram ameaçados pelos danos causados ao meio ambiente. Por isso, valorizam os ingredientes e buscam produtos clean beauty, orgânicos, naturais e/ou veganos. Desde que se entendem por gente a tecnologia está ao seu dispor. São uma geração do mundo, globalizada. São multifuncionais: jantam assistindo televisão e navegando nas mídias sociais. Se exercitam ouvindo música e usando produtos que ampliam o resultado do exercício. Querem ganhar tempo. Buscam produtos inovadores, tecnológicos e multifuncionais. Mas cuidado: exigem transparência e postura ética das marcas e não se prendem a elas. Sugestões de especialidades Dinaco para quem se identifica com essa geração: Genencare™ OSMS BA | Neossance® Squalane | AA2G™
Geração X: formada por homens com mais de 39 e menos de 54 anos, nascidos entre 1965-1980. Homens com maior poder aquisitivo, individualistas que valorizam o luxo e produtos com valor agregado. Esse público estará mais disposto a pagar por produtos premium como shampoo antiqueda, desodorante hidratante que não mancha roupa, sabonete que reduz oleosidade,produtos que não irritam a pele e proporcionam suavidade no barbear. Alguns dos ingredientes Dinaco para esses homens: Capilmax™ | Argireline® peptide solution C | Neossance® Squalane | Sucragel
Baby Boom: nascidos após a 2ª Guerra Mundial, quando houve um ‘boom’ de nascimentos nos EUA, entre 1946-1964. Nos seus 60 ou 70 anos, não se sentem idosos. Homens cujo padrão de beleza tradicional foca em produtos como creme e lâminas de barbear, desodorante, shampoo e sabonete. Matérias-primas que atendem a demanda dessa geração: Trehalose 100 | MG-60 | Chromabright® synthetic molecule
Além das gerações, ainda existem nichos tímidos no universo masculino com alto potencial. Um dos principais é o de maquiagens masculinas. Não inclui batons vermelhos e sombras azuis, mas sim produtos para correção de imperfeições como manchas, espinhas, olheiras e até mesmo oleosidade. Corretivos, pós compactos, bases e máscaras incolores ganharam destaque com esse público.
Um rápido olhar para o mercado masculino e se evidencia que “for men” é um universo com muito a ser explorado. Soluções para o mercado masculino e feminino de todas as gerações estarão no stand da Dinaco na In-cosmetics.
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