Unilever corta projeções de vendas para 2019 e 2020 e ações caem
Papéis da fabricante de consumo caíam quase 5% nesta manhã em Londres.
O conglomerado anglo-holandês de bens de consumo Unilever afirmou que as vendas em 2019 devem ficar abaixo de suas projeções de crescimento. A empresa também revisou para baixo as vendas estimadas para o primeiro semestre de 2020, para um crescimento de menos de 3%. Nos dois casos, a empresa considerou em suas estimativas as vendas subjacentes, em que as oscilações cambiais não são consideradas.
Segundo a empresa, o crescimento das vendas em 2019 deve ficar mais próximo do patamar inferior do intervalo anual de alta de 3% a 5%.
No entanto, a Unilever diz não esperar que lucro, margem e caixa sejam afetados.
Após a divulgação das projeções, as ações da empresa caíam 4,96% nesta manhã, uma das maiores quedas entre as principais ações na bolsa de Londres. O anúncio feito pela companhia também pressiona o presidente-executivo, Alan Jope, que assumiu o cargo em janeiro deste ano.
Entre os motivos para o corte nas previsões de vendas estão a desaceleração econômica no sul da Ásia e o mercado mais difícil nas economias desenvolvidas.
De acordo com Jasper Lawler, chefe de pesquisa do London Capital Group, a Unilever é uma empresa global e diversificada, de modo que as vendas são prejudicadas quando as condições de crescimento global diminuem. Mas soma-se a isso o fato de a companhia não estar conseguindo mais ter o mesmo desempenho de antes. “Há um sentimento de que a Unilever não convenceu seus consumidores sobre suas credenciais ecológicas”, escreve Lawler.
Fonte: Valor Globo 17.12.19