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Inovação em ingredientes clareadores traz resultados com segurança aos consumidores

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Tratamento e prevenção de manchas e hiperpigmentação da pele ganham novos aliados

Por Estela Mendonça

Com vendas que deverão atingir US$ 8,9 bilhões até 2024, o mercado global de produtos para clareamento de pele deverá crescer mais 6% ao ano nos próximos anos, de acordo com a empresa norte-americana Zion Market Research.

Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, conta que, em uma recente pesquisa interna realizada com consumidores brasileiros, 8% dos entrevistados declararam que sofreram com melasma antes da pandemia de COVID-19, sendo que durante a pandemia, esse número sofreu redução, atingindo 5% dos entrevistados.

Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel

A pesquisa também revelou que 17% das mulheres que são mães de filhos menores de 18 anos disseram sofrer com esse distúrbio antes da pandemia, enquanto 8% reportaram o mesmo problema durante a pandemia. “Isso indica que, possivelmente, a redução da exposição da pele em lugares abertos pode ter contribuído para significativa redução deste distúrbio cutâneo que, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, normalmente atinge mulheres em idade reprodutiva (entre 20 e 50 anos)”.

Durante a gravidez, a pele da mulher se torna mais sensível à melanina por causa das alterações hormonais, o que pode contribuir para surgimento do melasma. “É certo também que a exposição aos raios ultravioletas emitidos pelo sol e a luz visível emitida pelo sol, telas de eletroeletrônicos e lâmpadas podem ocasionar o aumento da pigmentação característica do melasma, alterando as fibras de colágeno em pessoas que apresentam predisposição genética”, diz.

Assim, para a analista, além de as marcas de produtos para cuidados faciais comunicarem a importância do uso de protetor solar em mulheres que sofrem com melasma, existe um espaço oportuno para o desenvolvimento de soluções para o tratamento deste distúrbio, ajudando a uniformizar o tom da pele, clareando manchas. “As marcas podem investir em formulações contendo ativos com comprovada eficácia na melhora das manchas e protegendo a pele do processo de hiperpigmentação”.

Tratamento e prevenção

A Shiseido lançou o novo Sérum White Lucent Illuminating Micro-Spot, sérum iluminador que age contra opacidade e os tons irregulares da pele, além de reduzir o desenvolvimento de marcas escuras futuras causadas pela exposição ao sol. Segundo a empresa, os resultados são percebidos em menos de uma semana. O produto conta com a Tecnologia ReNeura +, que  bloqueia o excesso de β-noise, que impede que os nervos sensoriais transmitam informações com eficácia e a pele tenha uma resposta ótima.

Clarivis NIA 10, sérum clareador da Ada Tina ilumina a pele e trata manchas causadas pelo melasma de grau 1. Formulado com Niacinamida a 10% e Ácido Hialurônico de baixíssimo peso molecular, promete de clarear, iluminar e uniformizar a pele, além de combater sinais de envelhecimento, sendo indicado para o controle e prevenção do melasma.

A marca de dermocosméticos ISDIN colocou no mercado no primeiro semestre o Pigment Expert, um sérum que auxilia na correção da hiperpigmentação, atuando tanto no número quanto no tamanho das hiperpigmentações faciais. Ele contém PigmentBlock, um combinado de ativos (4n-butyl-resorcinol, niacinamida e ácido hidroxi-fenoxi-propiônico) que previnem e reduzem as alterações de pigmentação. Além disso, também conta com ácido glicólico e glicirrizatodipotássico, que estimulam a produção de colágeno e a regeneração celular, deixando a pele mais uniforme e suavizada.

A Phytoterápica, marca de cosméticos naturais, óleos essenciais e vegetais, acaba de lançar seu primeiro item para peles maduras: o Sérum Bella Pelle anti-aging. O produto foi desenvolvido para peles secas, desidratadas e com sinais de envelhecimento. Além de um complexo de 10 óleos essenciais, o produto conta ainda com óleo vegetal de rosa mosqueta, eficaz no combate a manchas e na regeneração celular.

A Eucerin também apresentou recentemente o Anti-Pigment Dual Sérum, que associa o Thiamidol, molécula exclusiva de Eucerin, desenvolvida e patenteada pela Beiersdorf, após dez anos de pesquisa e testes com mais de 50 mil substâncias, com o ácido hialurônico de cadeias curtas e longas. A combinação garante o combate a hiperpigmentação e uma ação anti-idade, melhora da permeabilidade cutânea e a qualidade global da pele. A embalagem do produto é double chamber, tecnologia de duplo compartimento que garante a eficácia da fórmula e seus ativos.

O sérum clareador Luminance 5X, da Buona Vita, foi desenvolvido para tratar e prevenir os principais tipos de manchas que afetam a pele, incluindo melanoses solares, hipercromias pós-inflamatórias, manchas senis e melasma. O produto possui uma combinação de ativos despigmentantes em sua fórmula, que atuam em sinergia para controlar, proteger, modular, normalizar e iluminar a pele. Entre os destaques, estão os ativos Belides, ingrediente natural que clareia significativamente a pele de maneira altamente segura e eficaz, pois atua antes, durante e depois da formação do pigmento;  Biofetida, ativo rico em ácido ferúlico muito reconhecido devido ao seu poder clareador por ação antioxidante, além de óleo de rosa mosqueta e niacinamida.

A linha Pigmentbio, uma rotina completa de clareadores dermatológicos recém-lançada pela Bioderma, promete devolver à pele sua tonalidade e luminosidade naturais. O sérum concentrado com ação clareadora foi desenvolvido com a patente LumiReveal™, que age nas três etapas do processo biológico da hiperpigmentação. O dermocosmético é também ginecologicamente testado, que ajuda a uniformizar a tonalidade de áreas íntimas e sensíveis, como axilas, virilha, vulva, região perianal, parte interna das coxas e joelho.

Ativo botânico

Ernani Lezier Grigolon, analista de P&D da Biotae Extratos Botânicos, explica que a pele possui melanócitos que produzem de forma contínua os melanossomas, que são organelas dentro das quais a tirosina é convertida em melanina, que dá cor à pele pela ação da enzima tirosinase. “Diferentes estímulos, como exposição solar, que desencadeia maior produção de melanina, e distribuição desigual dos melânócitos, devido a fotodanos cumulativos, podem gerar hiperpigmentação”.

Ernani Lezier Grigolon, analista de P&D da Biotae

Segundo o especialista, o clareamento de pele pode ser atingido por produtos que possuam ativos que atuem como inibidores da tirosinase, evitando-se a formação da melanina, ou por outros mecanismos, como remoção da melanina, renovação celular, fotoprotetores e antioxidantes. Entre os ativos botânicos oferecidos pela BioTae, Grigolon destaca o  ClareOFF Dermo,  um ingrediente multifuncional, que reúne componentes naturais antioxidantes, que contribuem para a saúde celular e auxiliam no clareamento das manchas hiperpigmentadas, resultando em uma pele revitalizada e com aspecto saudável.

ClareOFF Dermo contém extrato de acerola padronizado em Vitamina C, que possui atividade remineralizante e antioxidante, devido principalmente à presença da Vitamina C, que age como inibidora das etapas de oxidação presentes na formação da melanina. O ativo é composto também pelo extrato de romã, que atua como protetor contra os efeitos causados pelos radicais livres, devido à presença de ácidos orgânicos, antocianidinas e flavonoides, além do extrato de pepino, que contém vitaminas e sais minerais, contribuindo para a hidratação e revitalização da pele.

“Reunindo os fitocomponentes dessas três unidades botânicas, o ClareOFF Dermo é ideal para formulações veganas e naturais, sendo produzido com tecnologia que não agride o meio ambiente”, ressalta, informando que o ativo pode ser aplicado em formulações dermocosméticas que busquem manter a pele revitalizada e com aspecto saudável, suavizando manchas de forma natural, sendo ideal para potencializar produtos pro-ageing e antipoluição, como séruns, tônicos, máscaras e hidratantes faciais.

Ação biomimética

A coordenadora de desenvolvimento técnico para personal care da Brenntag, Juliana Tibério Checon, reforça que o tratamento e a prevenção de manchas na pele têm sido uma busca recorrente entre os consumidores. Atenta às inovações, a Brenntag tem em seu portfólio ativos tecnológicos que vão de encontro com as necessidades do mercado. Para o tratamento da hiperpigmentação, ela destaca o Inaclear, ativo biomimético obtido de fontes renováveis com 99% de índice de naturalidade, de acordo com a ISO 16128.

Juliana Tibério Checon, desenvolvimento técnico da Brenntag

Juliana explica que, o ativo imita o mesmo comportamento fisiológico visto  na região da palma das mãos e da planta dos pés, onde são sintetizadas proteínas que se ligam aos receptores dos melanócitos, inibindo a síntese de melanina e reduzindo a pigmentação. Uma dessas proteínas com essa propriedade é o DKK-1 que, que atua como inibidor da produção de melanina.

“A inovação do Inaclear consiste em mimetizar a mesma fisiologia que o nosso organismo exerce na região palmo/plantar, ou seja, é um ativo capaz de reduzir a produção de melanina através da modulação da proteína DKK-1. Essa proteína, uma vez modulada reconhece e se liga aos receptores específicos presentes no melanócito, formando um efeito cascata inibindo a síntese da melanina”, detalha Juliana.

Os testes de eficácia realizados com Inaclear apresentaram 90% de efeito clareador na redução de manchas e 86% na promoção de uniformidade da pele, de acordo com Juliana. “Inaclear possui mecanismo de ação eficaz e capaz de regular a síntese melanina, atuando em diferentes níveis da hiperpigmentação da pele e promovendo melhores resultados, quando comparados com os ativos tradicionais, como, por exemplo, o ácido kójico. Adiciona-se ao fato de ser um ativo com alto índice de naturalidade e coerente com as demandas de consumidores atuais”.

Cinco ações clareadoras

A LipoTrue Science & Biotechnologies, segundo Leandro Malatesta, gerente de contas Brasil, desenvolveu um peptídeo único, o STELLIGHT, capaz de modular a comunicação entre as três principais células responsáveis pela melanogênese, diminuindo a comunicação entre elas e, consequentemente, a produção de melanina. “Esta descoberta foi possível através de um denso estudo dos mecanismos biológicos da pele que identificou marcadores chaves da melanogênese”.

Leandro Malatesta, gerente de contas Brasil

Malatesta explica que o mecanismo do STELLIGHT envolve uma série de sinalizadores na pele e que, por meio de cinco ações diferentes, obtém-se o efeito de clareamento da pele. São eles: redução da melanina existente e melhora da pigmentação (1); diminuição da produção de nova melanina (2); redução da transferência de melanina nos melanossomos (3), redução da dendricidade do melanócito (4) e atuação na comunicação entre os fibroblastos-queratinócitos e melanócitos (5). Aliado ao efeito clareador, o ativo também aumenta a hidratação e promove luminosidade à pele.

Além do STELLIGHT, a LipoTrue conta com mais dois ativos que proporcionam efeitos de clareamento e com estoque local. Um deles é o PUREOXIN, antioxidante provindo da tecnologia de plantas como biofábricas, que extrai a Tiorredoxina-1, capaz de diminuir os níveis de tirosinase e, em consequência, a síntese de melanina. “Somado a isso, proporciona efeito de proteção ao fotoenvelhecimento, processo inflamatório e danos da radiação. Uma grande vantagem deste ativo é sua alta eficácia sem toxicidade”, destaca.

Já o NEOCLAIR PRO, peptídeo desenvolvido por design biomimético, tem poder antipoluição e também atua como booster de antioxidante. “Com o mecanismo de ação baseado na ação do chá verde na pele, o NEOCLAIR PRO proporciona um efeito iluminador e tom de pele mais homogêneo, diminuindo as manchas superficiais”, descreve. Além disso, protege o DNA da pele contra a poluição e possui efeito antiglicação e antienvelhecimento, aumentando a elasticidade da pele e diminuindo a peroxidação de lipídeos.  “É um ativo muito completo, super multifuncional, que realmente pode trazer um diferencial muito interessante quando explorado em sua totalidade”.

Poder da flor de margarida

Desenvolvido pela alemã CLR e comercializado com exclusividade no Brasil pela IMCD, Belides™ ORG é um agente natural de clareamento da pele, derivado de flores de margaridas (Bellis perennis) orgânicas. De acordo Natália Carvalho Scagliusi, especialista de Produto de Personal Care da IMCD, ele é indicado para qualquer conceito de cuidados da pele que ofereça tom uniforme, radiância e luminosidade.

Natália Scagliusi, especialista em produtos de personal care da IMCD

Natália explica que a ação de Belides™ ORG’s é baseada numa potente redução na atividade dos melanócitos, influenciando diversas vias envolvidas na melanogênese, abrangendo a redução da sinalização celular, a síntese e atividade da tirosinase e a transferência de melanossomas. Essas ações resultam em uma pele com tom uniforme e tornam as marcas de envelhecimento menos visíveis.

“Belides™ ORG inibe a expressão de ET-1 pelos queratinócitos e reduz a capacidade de ligação de α-MSH no receptor MC1 em melanócitos. Ele também reduz a síntese de tirosinase e sua atividade, diminuindo assim a produção de melanina. Além disso, reduz a captação de melanossomos contendo melanina pelos queratinócitos”, detalha.

 A especialista da IMCD destaca, ainda, que o Belides™ ORG, por ser hidrossolúvel, é de fácil manuseio, com dosagem entre 2% e 5%, faixa de pH 4,5–6,5 e indicado para uma ampla gama de produtos para o cuidado da pele, entre eles itens faciais, para as mãos e axilas.  Ele também possui certificação Cosmos e sua eficácia foi comprovada em estudos in vivo e in vitro. “Cuidado natural para o clareamento da pele é o que oferece este ativo inovador, além de alta performance na  uniformização do tom e pele mais macia, radiante e iluminada”, afirma Natália, que coloca o time da IMCD à disposição para esclarecer dúvidas e para discussão mais aprofundada de projetos.

Influência do Belides ORG na melanogênese

Inspiração boreal

Com inspiração na BiochemisTree, conceito de biomimetismo relativo às árvores da floresta boreal, a IFF Lucas Meyer Cosmetics desenvolveu o Borēaline® Aurora, extrato sustentável padronizado em taxifolina, um polifenol que ocorre naturalmente na casca do Pinheiro Branco, reciclada da indústria canadense de madeira.

Borēaline® Aurora, ativo inspirado no biomimetismo das árvores da floresta boreal

Na indústria madeireira, as cascas são subprodutos desvalorizados e considerados resíduos. Entretanto, segundo Hoda Nahas, gerente regional de vendas para a América Latina da IFF Lucas Meyer Cosmetics, a casca é a parte com a maior concentração de moléculas bioativas, pois sintetiza naturalmente essas moléculas como parte de seu próprio mecanismo de autodefesa, que a permite resistir a uma série de agressões externas. “Transformamos este potencial em ativos protetores e reparadores para a pele humana”.

Hoda Nahas, gerente regional de vendas para da IFF Lucas Meyer

A executiva conta que a extração das moléculas bioativas ocorre logo após a primeira transformação da madeira e antes que as cascas sejam recicladas em energia verde ou compostagem. Borēaline® Aurora é o quarto ingrediente ativo verde da companhia lançado por meio do conceito de economia circular.

“Inspirado no majestoso Pinheiro Branco e na Aurora Boreal, que ilumina o céu com cores e formas deslumbrantes, Borēaline® Aurora é um ingrediente ativo inovador que estimula a luminosidade e uniformidade, proporcionando uma pele radiante e translúcida”, garante Hoda, que destaca que o ativo atua simultaneamente em três parâmetros da aparência da pele: reduz a hiperpigmentação de manchas, ao inibir a síntese de melanina com ação direta e indireta (comunicação célula a célula) na melanogênese; diminui o aparecimento da vermelhidão, ao reduzir a inflamação, e protege as proteínas da pele da carbonilação, tornando-a mais translucente.

Borēaline® Aurora uniformiza e ilumina a pele em 14 dias

Testes de performance realizados na  face e mãos de caucasianas e asiáticas, demonstraram sua capacidade de uniformizar o tom e iluminar a  pele em apenas 14 dias, reduzindo a aparência de manchas senis e de vermelhidão. Além disso, Borēaline® Aurora tem certificação Cosmos e Halal, índice de naturalidade de 100% (ISO 16128) e é vegan compatible.

Controvérsia e risco

É certo que o mundo passa por uma avaliação racial com o movimento Black Lives Matter. Por conta disso, empresas de cosméticos estão buscando amenizar a controvérsia em torno da comercialização e marketing de produtos de clareamento da pele, principalmente em países asiáticos, africanos e do Oriente Médio. Este ano, grandes empresas, como Johnson & Johnson, Unilever, L’Oréal, Shiseido e Estée Lauder anunciaram mudanças nos rótulos e na comunicação desses produtos.

Dados da Organização Mundial da Saúde, segundo matéria da BBC, dão conta que 4 entre 10 mulheres na África usam produtos para clarear a pele. O maior porcentual está na Nigéria, com cerca de 8 entre 10 mulheres. Na Índia, são 6 entre 10. E, na China, 4 entre 10. O grande problema nesses países é o uso de agentes clareadores perigosos, inclusive o mercúrio.

No Brasil, onde o bronzeado é muito valorizado, esse tipo fixação por clarear a pele não tem muitos adeptos. Geralmente, as pessoas recorrem aos produtos clareadores para tratar o melasma e áreas hiperpigmentadas pela ação dos raios solares. Com novas tecnologias e a evolução dos ingredientes, esses tratamentos ficarão cada vez mais eficazes e seguros para a saúde.

Esta marca de cuidados para pele nada contra a corrente e cresce 4x no ano

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A marca cocriada pela influenciadora Julia Petit nasceu no ambiente digital e é voltada para produtos de cuidado para pele

A Sallve decidiu apostar contra a corrente, em um pequeno nicho de mercado e sem presença no mundo físico. A marca cocriada pela influenciadora Julia Petit nasceu no ambiente digital, já fazia propaganda antes mesmo do lançamento do primeiro produto e é voltada para produtos de cuidado para pele, uma das menores categorias no mercado de higiene e beleza. Daniel Wjuniski e Marcia Netto também são cofundadores.

Apesar da aposta em um nicho, o negócio cresceu e chamou a atenção do mercado. A Sallve já recebeu 60 milhões de reais em aportes de investidores como a Kaszek, investidora de startups como Loggi, Nubank, Quinto Andar, Creditas, Gui Bolso entre outras, e tem grandes executivos do mercado de beleza em seu conselho e na diretoria. A projeção é fechar 2020 com faturamento 4 vezes maior que 2019 – a empresa não abre o valor.

A Sallve teve rodadas de investimento que totalizam 60 milhões de reais, com investidores como Astella, Canary, Kaszek e Waldencast. Os investimentos ajudaram a empresa a atrair nomes de peso para seu quadro de diretores. Michel Brousset, presidente da Waldencast e ex-presidente da L’Oréal América do Norte, faz parte do conselho da Sallve,. por exemplo.

Carlos Vanzo Jr, diretor de pesquisa e desenvolvimento, era vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Coty, dona de marcas como OPI, Wella, Monange, entre outras, e tem passagem pela Hypera e Unilever. Bianca Pi assumiu o cargo de diretora de marketing depois de trabalhar na L´Oréal por 14 anos. Ela foi diretora da marca Kerastase e liderou a Maybelline, entre outros projetos.

Até o começo do ano, a empresa tinha apenas três produtos em seu portfólio. O primeiro item, um antioxidante hidratante, foi lançado há um ano e meio. “Lançamos um produto para simplificar a rotina. O antioxidante é completo, desincha, combate a oleosidade e hidrata”, diz Petit, diretora de criação da empresa. Agora, o plano é chegar a oito produtos até o final do ano. Entre os lançamentos estão um tônico, hidratante labial e bálsamo demaquilante. O próximo lançamento será um dermocosmético.

Aposta no nicho digital

Ainda que as vendas digitais no mercado de higiene e beleza correspondam a apenas 7,3% do total, os fundadores acreditam que a marca só poderia nascer nesse ambiente. A pandemia impulsionou as vendas digitais do segmento, e entre janeiro e agosto, a categoria campeã em vendas foi Beleza e Perfumaria, que apurou receita 107,4% maior do que no ano passado e atingiu um faturamento de 2,11 bilhões de reais, segundo a Abcomm.

O contato constante com os consumidores, possível dessa forma no mundo digital, é o grande diferencial da empresa, dizem os cofundadores. “O mercado é dominado por grandes empresas, mas há uma geração nova de consumidores que buscam marcas às quais se sentem pertencentes”, diz Daniel Wjuniski, presidente e cofundador da empresa.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Exame 28.11.2020

Pantene lança nova coleção Waterless

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A Pantene acaba de lançar uma inovadora gama de produtos de cuidado Waterless, para qualquer tipo de cabelo, que inovam a categoria de styling a seco.

A Pantene descobriu que 57% das mulheres são infelizes com o seu cabelo no final do dia e 71% dizem não o conseguir manter “bonito” entre as lavagens. Por isso, a equipa foi atrás do desafio e pensou numa gama de produtos transformadores, com soluções para todos os tipos de cabelo. “É o que nós gostamos de chamar #FazBatotaComOTeuCabelo, o teu champô guilt-free. Está na hora de desfrutar do teu tempo e ficar com um Cabelo Pantene em 60 segundos”, diz em comunicado.

Carolina Jesus, Brand Manager de Haircare da P&G Portugal disse: “pensámos em ir mais além com esta gama de produtos fantásticos da Pantene. Por vezes, mesmo quando gostas do teu cabelo e o assumes, acabas por ficar presa a uma rotina. Queremos mudar isso e dar-te um Cabelo Pantene em apenas 60 segundos. À medida que a semana passa, uma experiência com um dos nossos novos produtos, pode salvar o teu dia, o teu estilo e a tua confiança. O nosso objetivo é ajudar todas as mulheres, a se sentirem orgulhosas de mostrar o seu cabelo e não limitarem as suas experiências por falta da mesma”.

Coleção Waterless

A especializada Coleção Waterless, desenhada pela Pantene, dá vida e rejuvenesce todo o tipo de cabelo, sem precisar de lavar e secar. A coleção contém champôs nutritivos, condicionadores e sprays, que tornam a rotina de cuidado de cabelo mais fácil para “on the go” ou por falta de tempo.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Grande Consumo 23.11.2020

L’Oréal Produtos Profissionais realiza Fórum de Líderes que busca construir o futuro da beleza profissional

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Em parceria com a Beauty Fair o evento é totalmente online e gratuito e conecta
grandes nomes do mercado
Com o tema “O novo cenário da beleza profissional”, a L’Oréal Produtos Profissionais – que tem como missão valorizar a expertise profissional, gerar tráfego para o salão de beleza e se fortalecer cada vez mais como um parceiro estratégico para o negócio profissional -, em parceria com a Beauty Fair, maior plataforma de negócios e educação de beleza e com apoio do Sebrae, da Associação Brasileira dos Salões de Beleza (ABSB) e da Intercoiffure (Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros), realiza no dia 7 de dezembro, das 18h30 às 21h15, o evento Fórum de Líderes em formato pioneiro, 100% online e gratuito, voltado para o setor de beleza profissional, como donos, gerentes e demais administradores desse mercado, além de profissionais da área.

Durante o evento grandes nomes do mercado se unem para construir o futuro da beleza profissional no Brasil. “Somos parceiros históricos da indústria e acompanhamos profissionais e donos de salão ao longo de toda a sua jornada. Para reforçar ainda mais nossa parceria apresentamos o Fórum de Líderes pra promover a troca e inspirar o mercado nesse momento de transformação acelerada do setor. Seguimos juntos e confiantes para 2021, diz Tiago Carvalho, diretor geral da L’Oréal Produtos Profissionais. O evento trará discussões com economistas, professores, gestores de salões e empreendedores de outros setores que também precisaram se reinventar. Alguns dos assuntos abordados serão as novas tendências do consumidor, educação financeira para salões, cenário macroeconômico e apostas para 2021, visão de negócios para enfrentar os desafios impostos nesse novo contexto, entre outros.

Alguns dos palestrantes confirmados para o Fórum de Líderes são o economista Samy Dana, professor da Escola de Administração de Empresas da FGV e comentarista da rádio Jovem Pan, com graduação e mestrado em economia, doutorado em administração e Ph.D. in Business; Patricia Borges, Chief Marketing Officer (CMO) da L’Oréal Brasil, responsável por mais de 20 marcas das quatro unidades de negócio; Andréa Natal, que por quase 25 anos esteve à frente do Belmond Copacabana Palace e também foi a principal liderança da Belmond Brasil; o cabeleireiro Marcos Proença, sócio proprietário do Marcos Proença Cabeleireiros, com duas unidades em São Paulo; além do renomado chef internacional Tsuyoshi Murakami, que por muitos anos se dedicou ao badalado restaurante japonês Kinoshita e atualmente comanda o Murakami, em São Paulo.

Em 2020, a DPP – parceira histórica dos salões e profissionais cabeleireiros há mais de 110 anos – consolidou seu apoio ao setor por meio de diversas ações, como o Movimento Beleza Amiga (para minimizar os impactos econômicos e manter os negócios do mercado da beleza profissional em funcionamento após o fim do isolamento social); o congelamento dos pagamentos de todos os salões de beleza independentes e cabeleireiros; treinamento online para os profissionais através da plataforma de educação à distância L’Oréal Access e suporte na reabertura dos salões com distribuição de kits de proteção e guias de higiene e segurança.

Inscrições pelo site: www.forumdelideresloreal.com.br

DaBelle apresenta a primeira evolução das receitas caseiras do Brasil: DaBelle Hair Super Food

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Lançamento reúne os ingredientes mais desejados pelas brasileiras nas receitas caseiras em máscaras ultra concentradas, veganas, liberadas e 94% naturais

a marca DaBelle, da Duty Cosméticos, acaba de desenvolver uma novidade formulada para os cabelos das brasileiras, com ativos potencializados e fórmulas super concentradas. A nova linha DaBelle Hair Super Food é a base de ingredientes naturais potentes que penetram na fibra para nutrir de dentro para fora, recuperando profundamente os fios.

A linha DaBelle Hair Super Food é 100% vegana, cruelty-free (não testada em animais), liberada e 94% natural. As fórmulas são livres de sulfatos, parabenos, petrolatos, parafinas, óleo mineral e ingredientes de origem animal.

Uma verdadeira evolução da receita caseira em seis máscaras de tratamento ultra profundo, uma para cada necessidade:

Manteiga de Abacate com Azeite de Oliva: A Manteiga de Abacate tem alto poder de nutrição, é um verdadeiro tratamento de choque para os fios mais secos e ressecados. O Óleo de Oliva repõe a carga lipídica natural e protege a fibra capilar para evitar a perda de hidratação dos fios.

Mousse de Coco com Mel de Agave: O Mousse de Coco possui ação potente na hidratação dos cabelos, enquanto a ação emoliente do Mel de Agave devolve vitalidade, suavidade e elimina o frizz sem pesar nos fios.

Geleia de Babosa com Óleo de Alecrim: A Geleia de Babosa é rica em vitaminas, agindo como um poderoso fortificante que auxilia no crescimento saudável dos fios. Já o Óleo de Alecrim tem ação antioxidante, propriedades protetoras e estimulantes que ajudam no crescimento e no combate a queda devido à quebra.

Vitamina de Banana com Leite de Aveia: A Vitamina de Banana é fonte de potássio, amido e vitaminas, fortalece e revitaliza a fibra capilar para cabelos mais resistentes e radiantes. O Leite de Aveia é rico em proteínas e aminoácidos vegetais, auxilia na reparação do fio e fortalece a fibra capilar.

Vinagre de Maçã com Geleia de Frutas Vermelhas: O Vinagre de Maçã tem a finalidade de regular a oleosidade e selar as cutículas, deixando os cabelos soltos e com brilho deslumbrante. Já a Geleia de Frutas Vermelhas ajuda a reduzir a porosidade e devolve nutrientes vitais para a saúde dos fios.

Creme de Mamão com Calda de Açúcar Mascavo: O Creme de Mamão tem ação umectante e atua restaurando os fios danificados, além de manter a hidratação e a maciez. A Calda de Açúcar Mascavo alinha os fios, devolve brilho, condicionamento e movimento natural.

A nova linha DaBelle Hair Super Food se destaca até nas suas embalagens, com um formato inovador, prático e funcional, permitindo o uso até a última gota do produto, o que evita o desperdício. Também é fácil de levar na bolsa no dia a dia ou mesmo nas viagens.

“Nós temos um contato muito próximo com nossas consumidoras, elas são nossa razão de existir e foram as verdadeiras protagonistas nesse lançamento. Por isso, a linha DaBelle Hair Super Food foi inspirada nas misturinhas que as brasileiras mais amam e fazem em casa para potencializar o tratamento dos cabelos. São seis máscaras ultra concentradas, prontas para uso, o que traz mais praticidade em um tratamento realmente eficaz. Além de serem super concentradas, as máscaras são muito perfumadas, veganas, liberadas, 94% naturais e cheias de benefícios maravilhosos para os cabelos. DaBelle Hair Super Food é a EVOLUÇÃO das receitas caseiras”, explica Vanessa Kreischer, gerente de marca da Duty Cosméticos.

O mundo a seguir – os improvers

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É o fim dos influenciadores e eles serão substituídos pelos improvers – ou melhoradores.

Improvers

Os consumidores que estão comprando algo são oprimidos por opções que são todas semelhantes em preço e qualidade. Os consumidores sabem sobre a desigualdade no mundo, questões ambientais, trabalho forçado etc. Com isso em mente, eles escolherão um produto que se enquadre em suas crenças. Eles votam, com suas carteiras, em produtos, como fariam em um partido político.

Se um consumidor sentir que uma empresa usa seu poder para resolver problemas específicos no mundo, ele ficará mais inclinado a escolher o seu produto. Se uma empresa não seguir isso, seus produtos irão eventualmente desaparecer na obscuridade. Se você está apenas nisso pelo dinheiro, seu produto simplesmente não será comprado. Para um consumidor, não há problema em ganhar dinheiro, desde que você use seu poder para causar um impacto positivo no mundo.

A Economia de Propósito foi algo que já estava no ar nos últimos 5 anos e agora está realmente se tornando popular. As empresas que não aderem à economia de propósito simplesmente deixarão de ser amadas pelos consumidores e sairão do mercado em um futuro próximo.

Permanecendo na mesma linha de pensamento;  influenciadores serão substituídos por melhoradores. A era dos influenciadores acabou.

Os influenciadores nada mais eram do que vendedores, promovendo tudo o que lhes era pedido. Por causa de seu alcance nas mídias sociais, foram usados ​​por anunciantes como bonecos de vendas, com sucesso. Os consumidores podem ver através disso e querem mais substância. Eles admiram as pessoas que não estão apenas ganhando dinheiro, mas também as que usam seu alcance e dinheiro para um bem maior.

Créditos das imagens: Esquerda desconhecida; Direita @ireneisgood

Os improvers são aqueles que têm a paixão de mudar o mundo para melhor. Eles reúnem seu público fazendo o bem ao mundo, o que eles, por sua vez, podem usar para ter uma mudança ainda mais positiva em coisas como clima e sociedade. Em vez de um feed cheio de anúncios, o feed de um Improver terá consistência real. As pessoas vão admirá-los e respeitá-los pelo conteúdo que fazem e pela influência real que têm no mundo.

Como exemplo direto, vimos Sara Sadok crescer no TikTok depois de postar vídeos para ajudar pessoas com transtornos alimentares. Ela está melhorando o mundo e ganha seguidores por causa disso.

Também vemos pessoas que fizeram coisas boas no passado reunindo um grande público. Eles estão ganhando seguidores que compartilham os mesmos ideais e mensagem, e podem usar esse público para continuar fazendo coisas boas.

Certifique-se de ter um impacto positivo no mundo. O mundo ficará satisfeito, os consumidores ficarão satisfeitos e a empresa ficará satisfeita.

 

 

 

 

 

Fonte: Global Cosmetics News 27.11.2020

Maskne Solutions – Soluções para a acne e a pele sensibilizada pelo uso de máscara facial

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O uso da máscara facial de proteção, essencial para a prevenção do COVID-19, gerou novas necessidades de cuidado com a pele do rosto durante a pandemia.

A “maskne” é a acne mecânica causada pelo atrito, abafamento e proliferação bacteriana na região coberta pelo uso prolongado da máscara.

Conheça as soluções da Cosmotec para limpeza, tratamento e proteção da pele:

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Purificadores de ar – a mais recente tendência global de Wellness

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Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar mata cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, e os dados mostram que 9 em cada 10 pessoas respiram ar contendo altos níveis de poluentes.  

Não é nenhuma surpresa que a qualidade do ar se tornou uma preocupação. O ar tóxico é uma epidemia global, e a luta para purificar o ar que respiramos está esquentando, com indivíduos, organizações ativistas, tecnólogos e empresários não mais dispostos a esperar que os governos resolvam o problema.

A poluição do ar é um risco não só no ambiente externo, mas também no interno

“A poluição interna é um problema muito sério e uma ameaça à saúde, não apenas na China, mas em todo o mundo”, disse Sieren Ernst, fundador da consultoria ambiental Ethics & Environment, ao The Guardian. “A maioria das pessoas passa 90% de seu tempo em ambientes fechados, e as exposições que estamos obtendo dessa época permanecem em grande parte não examinadas.”

Na Coreia do Sul, as vendas de purificadores de ar triplicaram desde 2016, com o governo anunciando recentemente um plano para instalar os dispositivos em todas as classes do jardim de infância e pré-escolas. Na China, onde a poluição atmosférica severa está associada a cerca de 1,6 milhão de mortes evitáveis, cerca de 7,5 milhões de dispositivos foram vendidos no ano passado, ante 3,1 milhões em 2013.

O ar puro é um requisito para o bem-estar geral.  Consumidores preocupados com a saúde e o bem-estar e ambientalmente conscientes estão assumindo a redução da exposição à poluição do ar em suas próprias mãos, limitando os riscos à saúde bem documentados associados à inalação de partículas finas e ultrafinas.

Tendências de limpeza do ar do Global Wellness Summit:

Ação por meio da arte: uma instalação de arte imersiva do artista britânico Michael Pinsky chamada “Pollution Pods” captura os cheiros únicos das cidades mais poluídas do mundo, forçando os hóspedes a experimentar o que milhões sofrem todos os dias por causa do impacto humano na atmosfera.

Haloterapia: aquecer-se em cavernas de sal naturais e inalar sal é uma prática europeia centenária. Estudos confirmaram seus benefícios à saúde e o sal está ressurgindo. Os spas estão recriando o microclima natural da caverna de sal usando tecnologia que infunde sal puro e íons negativos no ar, e dispositivos domésticos de inalação de sal estão em alta.

Sensores pessoais de poluição do ar: Minúsculos sensores de bolso medindo dióxido de carbono, níveis de ozônio e partículas em suspensão se tornarão onipresentes. O crowdsourcing dos dados permitirá a medição precisa e em tempo real da qualidade do ar, alertando as pessoas sobre as áreas problemáticas.

Purificadores de ar pessoais inteligentes: Combine um sensor com um purificador de ar pessoal e um aplicativo para smartphone e você terá o Airbubbl, um novo produto que se concentra em limpar o ar que está poluindo o interior do seu carro, e o WYND, que promete “criar um  bolha de ar limpo ao seu redor, removendo poeira, alérgenos, fumaça e poluição do ar onde quer que você vá … refrescando o ar em um carro, avião, trem ou quarto de hotel! ”

A moda revida: as máscaras urbanas contra a poluição do ar se tornaram uma questão de moda, e a Airinum, com sede na Suécia, está trazendo essa tendência centrada na Ásia para a Europa. Há também roupas que mudam de cor ao monitorar a poluição em tempo real, e a promessa de roupas que eliminam a poluição antes que ela atinja a pele.

Tratamento antipoluição da pele: a qualidade do ar não é apenas um problema de saúde, mas as toxinas também criam fatores de estresse ambientais na pele – irritação, inflamação e envelhecimento prematuro. Os cuidados com a pele antipoluição estão se consolidando em linhas de produtos de beleza, especialmente na Ásia, tanto em proteção quanto em reparo, com vendas em alta. Os produtos antipoluição ou de proteção ambiental podem evoluir para uma categoria autônoma semelhante ao sol.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Beauty Matter 03.11.2020

JBS investe para ampliar produção de sabonetes em Lins

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A JBS Higiene & Limpeza adquiriu recentemente equipamentos de produção que permitem a fabricação em formatos, tamanhos, modelos e embalagens diferenciadas para atender a demanda por sabonetes especiais.

A empresa investiu R$ 7 milhões nas duas novas linhas, instaladas em sua fábrica em Lins (SP), que iniciarão a operação ainda neste mês.

O diretor da JBS Higiene & Limpeza, Israel Morales, afirma que a atuação nesse novo nicho agrega ainda mais valor ao portfólio do negócio. “As novas linhas trarão mais versatilidade para nossas operações, com a possibilidade de oferecer produtos mais personalizados ao mercado, além de favorecer nosso crescimento em mercados que ainda não estávamos presentes”, completa Morales.

O investimento contempla, ainda, a aquisição de uma máquina-piloto que simula a linha de produção para apoiar o time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no desenvolvimento de novos produtos.

O uso da tecnologia em favor da melhoria nos processos é uma marca da JBS Higiene & Limpeza, que é a principal produtora de sabonetes e sabões em barra no segmento B2B, atendendo as principais marcas de higiene e beleza do Brasil, além de contar com clientes na Nigéria, Cabo Verde, Angola, Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai. A fábrica, localizada em Lins (SP), produz também massa-base para sabão e sabonetes de origem vegetal ou animal e glicerina.

Louis Vuitton lança serviço de perfumes personalizados

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Quem tem 60 mil euros na conta bancária e sempre sonhou em ter um perfume feito à sua medida poderá encontrar na Louis Vuitton a solução ideal.

A marca de luxo desenvolveu um serviço de personalização de fragrâncias que permite a qualquer pessoa criar um perfume que reflicta a sua própria personalidade e que não pode ser encontrado à venda em parte alguma.

Os players de luxo que se estão a sair bem são aqueles que jogaram a carta do derradeiro luxo», explica Michael Burke, CEO da Louis Vuitton. Em entrevista ao Financial Times, o responsável adianta que aqueles no meio que querem ser tudo para todos são as casas que estão a sofrer agora. Para o CEO, a customização é o segredo para fazer crescer o negócio.

Michael Burke conta que este serviço poderá ter ainda outro aspecto valioso para a Louis Vuitton: por se tratar de algo tão personalizado, a marca terá acesso a dados pessoais e muito específicos de cada cliente, permitindo-lhe traçar um quadro mais claro das necessidades e interesses dos consumidores com mais dinheiro disponível para gastar.

É a isso que eu chamo pesquisa de mercado, refere Michael Burke, sublinhando que esta é uma forma de reforçar os laços entre marca e clientes. Temos poucas pessoas que compram apenas uma mala. Algumas compram uma todos os aniversários, outras compram um set completo quando se divorciam. Pedidos feitos por encomenda têm a maior taxa de crescimento por entre tudo o que fazemos, conta.

O CEO garante que o novo serviço de perfumes surge nesta linha e que será certamente rentável, uma vez que a marca não faz nada motivada por interesses de comunicação ou relações públicas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Executive Digest 30.11.2020

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