Unilever aumenta investimentos globais em marketing
Por ocasião da publicação de seu relatório financeiro anual, a Unilever anunciou que havia aumentado seus investimentos em marca e marketing em 1,7% em 2019, para € 7,27 bilhões.
Um aumento igual, em valores absolutos, a 122 milhões de euros (70 milhões em escopo constante).
Uma reviravolta importante para a gigante de bens de consumo, que nos últimos anos implementou um plano drástico para reduzir o número de parceiros de publicidade e custos de agência , com repercussões, é claro, também no orçamento de marketing, reduzido em 5 , 1% de 7,58 bilhões de euros em 2017 para 7,15 bilhões de euros em 2018. Tudo isso com o objetivo de promover maior eficiência nas estratégias de marketing .
E, de acordo com Graeme Pitkethly, diretor financeiro da Unilever, essas eram as intenções também em 2019, com a empresa que continuou a “promover maior eficiência de nossos gastos com marketing por meio de investimentos em novas ferramentas e capacidades digitais e mantendo rastreia estritamente a eficácia de nossos investimentos ».
De fato, a multinacional proprietária de marcas como Dove, Lipton e Algida abriu 38 hubs digitais e estúdios de conteúdo interno , sob o nome U-Studio. “Um custo importante em nível geral – explicou Pitkethly -, mas no geral 30% menor do que o gasto esperado para comprar o mesmo serviço terceirizado “.
Há um ano, a Unilever afirmou ter recuperado 500 milhões de euros em termos de eficiência, criando conteúdo digital mais duradouro e trazendo algumas atividades de marketing internas.
Nos últimos anos, a multinacional também se tornou porta-voz da questão da transparência no setor de publicidade, com uma série de projetos que visam promover a segurança da compra de mídia em termos de segurança da marca e autenticidade dos espaços adquiridos, além de medições confiáveis e atentas à privacidade entre mídias.
Fonte: Engage 11.03.2020