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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisIndústria cosmética está vencendo o desafio de controlar a queda capilar

Indústria cosmética está vencendo o desafio de controlar a queda capilar

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Com comprovação científica, novos ativos podem fazer o mercado a dobrar de tamanho nos próximos anos no país

Por Estela Mendonça 

O mercado brasileiro de produtos para queda capilar deverá dobrar de tamanho nos próximos 5 anos. A previsão da Euromonitor International, que considera apenas os produtos médicos de venda livre, é que esse mercado cresça de R$ 17 milhões em 2023 para R$ 34,7 milhões em 2028, uma elevação de nada menos que 104,11%. Somente entre 2022 e 2023, o crescimento nas vendas foi de 13,33%.

O resultado e a previsão para o mercado nacional estão bem acima dos números globais, que atingiram vendas US$ 1,7 bilhão em 2023, uma alta de 8,% em relação ao ano anterior, e deverão chegar a U$ 1,8 bilhão em 2028.

Avanço da ciência

Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para bioativos da BASF, destaca que cerca de 25% dos brasileiros sofrem com a queda capilar, segundo relatório da Mintel, mas a maioria não associa a importância do cuidado com o couro cabeludo na prevenção desse problema, criando assim uma oportunidade única para as marcas do país.  “É crucial que as empresas conscientizem os consumidores sobre essa correlação de forma clara”.

Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para bioativos da BASF

A especialista explica que o couro cabeludo é onde os folículos pilosos estão localizados, responsáveis pela produção das fibras capilares, e que o ciclo de vida do cabelo ocorre no folículo piloso, composto por três fases: crescimento, involução e queda.

A relação entre o número de folículos em fase de crescimento e em fase de queda é que determina se a queda de cabelo se torna um problema de alopecia.

“O TRICHOGEN® VEG, um super ativo da BASF, é uma poderosa combinação de ingredientes, como aminoácidos, aminossacarídeos, vitaminas do complexo B, sal de zinco, extratos vegetais e proteína hidrolisada. Estudos comprovaram sua ação antiqueda em 40 voluntários com alopecia androgênica”, afirma Daniella. A aplicação do ativo em forma de tônico sem enxágue a cada dois dias aumentou significativamente a razão entre as fases de crescimento e queda do cabelo, chegando a resultados ainda melhores após quatro meses de tratamento, conforme imagem.

Além disso, o TRICHOGEN® VEG também apresenta benefícios para a fibra capilar, como efeito condicionante, reparador, proteção contra danos causados pelo sol e fortalecimento dos cabelos. Portanto, pode ser usado tanto para tratar a queda capilar quanto para melhorar a saúde e aparência dos fios.

“Se o objetivo é prevenir a queda, a melhor estratégia é manter a vitalidade do couro cabeludo, mesmo exposto a agentes estressantes, como a poluição”, acrescenta Daniella, que também recomenda o ativo de upcycling RAMBUVITAL®, que estimula a energia e proteção do bulbo capilar, além de reforçar a função de barreira e prevenir a oxidação do sebo para proteger o couro cabeludo.

Estímulo intracelular

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia no Brasil, ressalta que a queda excessiva de cabelo se dá em razão da diminuição do metabolismo energético do folículo piloso, ou seja, pela redução dos níveis de ATP (adenosina trifosfato), que é considerada o combustível para as células. Assim, uma das maneiras de limitar a queda capilar e favorecer o crescimento é pelo estímulo dos níveis intracelulares de ATP.

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia

Alguns estudos têm mostrado também que a deficiência de proteínas ricas em enxofre na matriz pode levar a uma queda capilar excessiva. Como solução, o Grupo Solabia desenvolveu o KERASTIM® S, uma cistina biotecnológica, inodora, incolor, solúvel em água e de fácil incorporação em formulações cosméticas com efeito antiqueda e restaurador da fibra capilar.

“A presença de cistina estimula a formação de queratina, uma proteína estrutural fundamental na saúde e crescimento do cabelo”, explica Alessandra.

KERASTIM® S, segundo Allessandra, promove o aumento da energia celular, estimulando a produção de ATP no bulbo capilar e inibindo a queda de cabelo. “Esse ativo ainda traz nutrição capilar, fortalece a fibra capilar e aumenta a substantividade na fibra, além de melhorar a qualidade do couro cabeludo por aumentar a coesão celular através da compactação do estrato córneo, proporcionando mais resistência aos cabelos e prevenindo ainda a formação de caspa seca”, afirma.

Outra sugestão da Solabia para fortalecer os fios desde a raiz é o CRESSATINE®, ativo derivado do agrião do brejo e agrião da Índia que atua nas fibras capilares e no interior do bulbo, fortalecendo os fios e impulsionando o crescimento. “O fortalecimento da raiz se dá através dos elementos (enxofre e outros minerais) necessários para produção de queratina. Já o estímulo ao crescimento pelo aumento de KGF (fatores de crescimento dos queratinócitos) e ativação da β-catenina, prolongando a fase de crescimento”, destaca Allessandra.

Ativos biofuncionais

Cássia Bizelli Silveira, responsável por desenvolvimento de negócios para Skin Care e Biofunctionals na Ashland, observa que a compreensão de que a saúde dos fios começa com o cuidado do couro cabeludo e a tendência “skin care for the hair”, que usa como base os tratamentos de skin care em hair care, vêm contribuindo para o aumento da demanda por produtos que tratam os cabelos de maneira holística. “Nossos ingredientes biofuncionais, além de atuarem no controle da queda dos fios, atendem aos consumidores que buscam essa abordagem mais ampla do tratamento capilar”.

Cássia Silveira, responsável por desenvolvimento de negócios na Ashland

A Ashland formulou internamente o “Forest Therapy – sérum capilar vitalidade da natureza”, um protótipo de tratamento completo do couro cabeludo e dos fios, com os ativos dynagenTM biofunctional e santalwoodTM biofunctional que atuam diminuindo a quebra, reforçando o fio e melhorando a saúde dos fios e do couro cabeludo.

DynagenTM biofunctional é um extrato de levedura que reforça a resistência estrutural essencial do fio através do incremento de marcadores biológicos associados à minimização da queda capilar.

“Atua em proteínas que regulam o desenvolvimento do folículo durante a fase anágena, que é a de crescimento dos fios, promovendo a aparência forte e saudável dos cabelos”, explica Cássia.

Já o santalwoodTM biofunctional é um ativo do sândalo obtido por upcycling e com ajuda da Inteligência Artificial que traz o conceito de terapia das florestas, baseada nas recentes pesquisas científicas que mostraram a presença de receptores olfativos na pele e no couro cabeludo. “Uma vez ativados, os receptores atuam no folículo promovendo o aumento da densidade capilar, a diminuição da vermelhidão e a descamação do couro cabeludo, contribuindo para melhorar a saúde e aspecto geral do cabelo, mesmo em produtos enxaguáveis”.

Cássia ressalta que todos os ativos da Ashland possuem protocolo completo, com testes in vitro, ex vivo e testes clínicos.

Cuidado holístico

Carolina Montefrío, líder de Home & Personal Care para a América Latina da IFF, avalia que os consumidores estão dispostos a investir na sua saúde pessoal, procurando soluções que melhorem o seu bem-estar. “Na indústria de cosméticos capilares, isso se traduz na busca por produtos de cuidado holístico, que não só proporcionem os benefícios já conhecidos, como também contribuam para uma saúde mais natural do cabelo”.

Carolina Montefrío, líder de Home & Personal Care para a América Latina da IFF

Para atender essa demanda, a IFF traz para o mercado brasileiro o GENENCARE® OSMS MI, mio-inositol de origem natural e upcycled, altamente purificado, que é fonte natural de energia para células e pele. “Além de contribuir para a estimulação do metabolismo dos queratinócitos e fibroblastos para uma melhor elasticidade da pele nos cuidados com a pele, GENENCARE® OSMS MI pode ajudar a melhorar a morfologia do folículo piloso do cabelo”, explica Carolina.

O mio-inositol, de acordo com Carolina, como osmólito, pode ajudar a proteger proteínas, como a queratina, da desnaturação, atraindo água para longe do núcleo da proteína. Em testes in vitro utilizando microtecidos foliculares humanos reconstruídos, também foi observado que este mio-inositol melhora a estrutura e atividade folicular (morfologia e imunocoloração), já que a expressão de CK6 (queratina tipo II) é semelhante à observada na presença de ciclosporina, uma molécula de referência para o crescimento do cabelo.

Sugestões de formulações com o GENENCARE® OSMS MI podem ser acessadas aqui.

Blend de extratos

A LunaGreen Bioativos, empresa de biotecnologia sediada em Aparecida de Goiânia (GO), que produz insumos a partir de extratos e óleos vegetais para a indústria cosmética, desenvolveu o ativo Lunactive HairMax Veg para recuperação e manutenção da saúde capilar.

Nathalia Barbosa, gerente de P&D da LunaGreen

De acordo com a gerente de P&D da LunaGreen, Nathalia Pedroso Barbosa, Lunactive HairMax Veg é um blend de extratos vegetais que se destaca pela  pela rica composição nutricional, ao combinar aminoácidos, extratos de lúpulo e alecrim, e outros bioativos, que são indicados para restaurar e manter a saúde capilar.

“Os ativos selecionados contribuem com a estimulação celular e atividade antioxidante, devido alto teor de fenóis e vitaminas, resultando em uma melhora na queda e quebra capilar, fortalecimento dos fios, crescimento dos cabelos, cílios e barba e ainda, não menos importante, a manutenção da hidratação de forma saudável do couro cabeludo”, explica Nathalia.

Para confirmar os atributos do Lunactive HairMax Veg, a empresa realizou teste de eficácia em voluntários, no qual os participantes relataram os vários benefícios: o produto auxiliou no crescimento do cabelo (81%), proporcionou hidratação para os fios (84%), diminuiu a queda (77%) e promoveu fortalecimento capilar (74%), como mostra o gráfico abaixo.

“O Lunactive HairMax Veg mostrou-se eficaz para várias preocupações relacionadas à saúde e beleza capilar, incluindo crescimento, hidratação, fortalecimento e redução da queda dos cabelos”, afirma a gerente de P&D da LunaGreen Bioativos, acrescentando que todos os produtos da empresa são concebidos a partir de um processo limpo e verde, livre de petrolato, sem uso de solventes tóxicos, contribuindo com a segurança do meio ambiente e das pessoas.

Tratando a raiz do problema

“Marcas que abordam o hair care ‘da raiz’ se destacam no mercado”, afirmou em artigo Caroline Maier, gerente de Engajamento e Desenvolvimento de Negócios do Setor de Beleza e Bem-Estar da Kline. Para ela, as marcas de cuidados com os cabelos que mais têm crescido são aquelas que focam em atender a preocupações dos consumidores, como perda de densidade e queda.

A comprovação científica é, sem dúvida, o maior estímulo para esse mercado. A L’Occitane en Provence lançou no ano passado o Sérum Tratamento Capilar Antiqueda Aromacologia, com benefícios comprovados de até 17 mil fios extras após 3 meses de tratamento contínuo. O produto auxilia na queda reversível, fortalecendo o cabelo da raiz até as pontas e, ao mesmo tempo, estimulando o crescimento de novos fios. Na fórmula bifásica, a fase a oleosa é formada por um coquetel composto por cinco óleos essenciais (cedro atlas, limão, Immortelle, alecrim e gerânio) e vtamina E, e a aquosa conta com extrato de Swertia, de alcaçuz e de açafrão.

Resultados em 8 semanas

A Natura apresentou em 2023 o lançamento da sua linha Natura Lumina Antiqueda e Crescimento. Com eficácia comprovada, a linha formada por shampoo, condicionador, máscara e sérum noturno  recupera o equilíbrio e a vitalidade do couro cabeludo e acelera o crescimento com fios mais fortes desde a raiz. Por meio da tecnologia exclusiva pró-teia, proteína vegana que garante a regeneração inteligente e ativo dermoativador, a linha age em diferentes fatores da queda, promovendo múltiplos benefícios do couro aos fios, como combater a queda em apenas 8 semanas,  acelerar o crescimento em até 3 vezes, aumentar a espessura dos fios em 4 semanas e recuperar a microbiota do couro cabeludo, entre outros. 

Redução de 44% da perda de fios

A Darrow, marca de dermocosméticos do Grupo Pierre Fabre, lançou no primeiro semestre do ano passado a Doctar Force, linha dermatológica de fortalecimento capilar e combate à queda dos fios, composta por shampoo e suplemento, a linha promete diminuição de 44% na perda dos fios. O shampoo traz Complexo Bioforce, formado quinina, que previne a queda e ajuda a prolongar o ciclo de vida do cabelo;  extrato de Edelweiss, que tem como função estimular a microcirculação no bulbo capilar, favorecendo o crescimento de cabelos saudáveis e vigorosos, e a cafeína, responsável pela ancoragem dos fios no couro cabeludo, além de vitaminas do complexo B, em especial a biotina.

Tônico antiqueda

A Sallve entrou no segmento hair care, com o lançamento do Tônico Antiqueda Capilar, desenvolvido para reduzir a queda de cabelo, aumentar a densidade, fortalecer e estimular o crescimento dos fios. Sua formulação conta com baicalina, ativo antiqueda e o extrato de alcaçuz, com função anti-inflamatória. Além disso, conta com biotina e  pantenol. Segundo a marca, o uso contínuo traz resultados em três meses.

Formação de novos folículos

Desenvolvida pela Ervik, a fórmula da linha Hairvik Sweet, composta por shampoo, condicionador, tônico e óleo reparador, reúne vários ativos, entre eles, nanoxenol, Bio Cooper Peptide, Phytocelltech Malus Doméstica, nano ozônio, Bio VEGF e uma combinação de aminoácidos. Como benefícios, a linha equilibra a oleosidade, aumenta a vitalidade do couro cabeludo, auxilia na formação de novos folículos, estimula e acelera o crescimento forte e saudável dos fios já existentes, hidrata e retém a hidratação, nutre e combate o envelhecimento precoce dos cabelos.

Mercado de massa

A BosleyMD lançou nos Estados Unidos a Reviv+ Densifying Foam. O tratamento foi desenvolvido para aumentar a espessura e o volume do cabelo. Os pesquisadores usaram inteligência artificial para identificar a molécula necessária para apoiar a saúde das mitocôndrias. Ao melhorar a função mitocondrial do couro cabeludo, esta abordagem prolonga o ciclo de crescimento do cabelo. Em 45 dias, 83% dos voluntários que usaram o produto relataram cabelos mais espessos e cheios. A fórmula contém um composto o composto Y100, ingrediente 100% botânico proveniente da planta Amla que melhora a função mitocondrial, fornecendo maior energia aos folículos capilares e estendendo e o ciclo natural de crescimento do cabelo. O produto também inclui biotina e ácido hialurônico.

Prevenção na mira

Na avaliação dos principais institutos de pesquisa, o foco do consumidor em saúde, segurança e ingredientes vem impactando o mercado de hair care, com lançamentos baseados na “skinificação” do cabelo. A Euromonitor ressalta que o aumento do conhecimento dos consumidores sobre os ingredientes contribui para a mudança nas características mais desejadas nos produtos.

“Ainda que uma procura por produtos de cuidado capilar que tratem sintomas pré-existentes, como danos capilares, caspa e queda de cabelo, os consumidores estão cada vez mais conscientes de que um couro cabeludo saudável também pode reduzir a queda e a prevalência da caspa, bem como a proteção contra o calor e o sol”, destacou Connor Spicer, analista sênior de pesquisa em Beleza da Euromonitor.

Predominantemente, a geração Z e os millennials são os que mais estão migrando para produtos de natureza preventiva. Eles desejam proteger e manter cabelos saudáveis ​devido a um maior conhecimento hair care em comparação com as gerações anteriores. “A educação do consumidor é fundamental para que as marcas tenham sucesso com o posicionamento baseado em ingredientes”, recomenda o analista.

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