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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosL’Oréal planeja crescer com venda digital

L’Oréal planeja crescer com venda digital

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Companhia vê pontencial de mercado, já que hoje só 9% dos brasileiros compram itens de beleza online

O Grupo L’Oréal planeja ampliar seu faturamento no Brasil por meio da expansão das operações de comércio eletrônico. A companhia observa que só 9% dos brasileiros compram itens de beleza on-line, segundo uma pesquisa da consultoria Kantar. O percentual representa um décimo dos 99,7% dos lares brasileiros que consomem algum item da categoria.

Na visão da L’Oréal, esse abismo na penetração digital representa uma oportunidade de expansão para as vendas on-line no país, que hoje são representadas principalmente pelos segmentos de luxo e de dermocosméticos.

A companhia não revela a participação das vendas on-line em seu faturamento no Brasil, mas diz que, globalmente, o e-commerce representa 28% da receita. Segundo o grupo, as vendas digitais vêm registrando alta na casa dos dois dígitos nos últimos anos.

Um relatório da NilsenIQ aponta que o setor de perfumaria e cosméticos foi o que mais cresceu no comércio eletrônico no ano passado, com alta de 21,2%.

Para Alan Spector, diretor de dados e mídia da L’Oréal Brasil, o setor de beleza pode sair do patamar atual de 9% de penetração no e-commerce e alcançar perto de 46%, percentual médio da categoria de itens não duráveis no comércio eletrônico brasileiro.

“Há desde ‘players’ muito especializados, como a Época Cosméticos, até a Amazon e o Mercado Livre, e todos estão investimento muito para fazer com que esse canal [digital] cresça. Quase 50% dos consumidores da L’Oréal são novos, e esse recrutamento de novos consumidores é muito importante”, afirma Spector.

A empresa aposta também no relacionamento com criadores de conteúdo na internet. O mapeamento da companhia destaca a presença de 6 milhões de possíveis influenciadores que podem “gerar tráfego e falar das nossas marcas”, diz Spector.

Outro foco para a companhia, de acordo com o executivo, é o chamado “social commerce”, com vendas por meio de aplicativos como WhatsApp.

Atualmente, o Grupo L’Oréal opera cinco plataformas de vendas diretas ao consumidor, incluindo os sites monomarca Kérastase, Lancôme e Skinceuticals. Outra plataforma da companhia é a Segredos de Salão, voltada para as linhas profissionais de produtos para cabelo da L’Oréal, Kérastase e Redken. A L’Oréal é criadora ainda do Dermaclub, clube de fidelidade de dermocosméticos.

Spector afirma que a estratégia de atuação considera o perfil do e-commerce de beleza no Brasil, em que os produtos de maior valor agregado – como as marcas de luxo e de dermocosméticos – são os campeões em vendas. Uma das razões para essa dinâmica, diz, é a relação entre o valor do frete e o preço do produto. No caso de itens do mercado massivo, o frete se aproxima ou até ultrapassa o preço do produto, o que desestimula o consumidor a sair do varejo físico. Já em compras de maior tíquete médio, o frete representa uma fatia pequena do custo total. Além disso, uma vantagem do ambiente virtual é o parcelamento em várias vezes no cartão de crédito, o que também só se justifica para compra de produtos mais caros.

Na visão da L’Oréal, apesar das condições propícias do ambiente on-line para produtos de luxo, há espaço para ampliar as vendas on-line dos itens mais baratos.

Em 2022, as venda totais do grupo no Brasil avançaram 15%. A companhia não divulga números detalhados por país.

Globalmente, no segundo trimestre deste ano, as vendas do grupo cresceram 13,7%, somando 20,57 bilhões de euros, impulsionadas pelo desempenho na Europa e na América Latina.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Valor 16.10.2023

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