Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia DestaquePesquisas possibilitam novas abordagens de skinficação em hair care

Pesquisas possibilitam novas abordagens de skinficação em hair care

  • Written by:

Estímulo de mediadores específicos atua na fase de resolução do ciclo de inflamação no couro cabeludo

Por Estela Mendonça

À medida que as inovações avançam e os consumidores intensificam suas demandas de saúde capilar focadas em produtos que consideram os vários fatores que impactam couro cabeludo, mais marcas passaram a apostar em produtos que seguem o conceito de ‘skinificação’ em hair care como a chave para tratar grande parte dos problemas capilares, incluindo ressecamento, caspa, queda e falta de brilho.

A Euromonitor apontou no relatório Maximising Prospects in Hair Care, lançado no início do ano que, ao mesmo tempo em que os consumidores se voltam para os cuidados básicos, a ‘skinficação’ impulsiona o foco na saúde e abre oportunidades para a premiunização. “O investimento em marcas e características premium pode abranger os principais temas do setor que impulsionam o crescimento e a percepção do mercado”, diz o relatório.

Hoda Nahas, gerente regional de vendas Latam da IFF Lucas Meyer Cosmetics

“Com o aumento do conhecimento em relação ao tema ‘skinificação’ do couro cabeludo e cabelos, grande parte dos consumidores passaram a reconhecer que um couro saudável determina a beleza e saúde dos cabelos e sabem que um couro cabeludo não saudável gera inflamação e irritação, responsáveis pela caspa, oleosidade e cabelos com menos brilho”, reforça Hoda Nahas, gerente regional de vendas Latam da IFF Lucas Meyer Cosmetics.

Estresse oxidativo

Hoda explica que um couro cabeludo saudável pode ser definido como livre de caspas, escamas, irritação ou vermelhidão, além de bem hidratado. Entretanto, esse estado de saúde pode ser afetado por vários fatores. “Radicais livres e ROS (espécies reativas de oxigênio) são considerados gatilhos que iniciam o ataque ao couro cabeludo saudável e podem ser gerados pelo corpo humano durante o metabolismo regular ou quando a resposta inflamatória é iniciada, os chamados de fatores intrínsecos, ou por fatores extrínsecos, que são as influências do meio ambiente, como exposição à radiação solar, poluição, fumaça de cigarro, substâncias químicas como tinturas capilares e outras substâncias irritantes”, explica Hoda.

O estresse oxidativo, segundo a executiva, leva ao aumento da produção de sebo e induz a inflamação. Além disso, a interação de um fator com o outro, aumenta ainda mais os danos ao couro cabeludo e rompe a homeostase epidérmica, gerando proliferação epidérmia atípica, alteração do pH do couro, função de barreira danificada, aumento da TEWL, surgimento de escamas e oleosidade.

As três fases da inflamação

Estudos recentes mostram que o processo inflamatório no couro cabeludo é composto por três fases ativas, que se demonstraram essenciais para o retorno da homeostase e para completar o ciclo de recuperação. De acordo com Hoda, a primeira delas, chamada de iniciação, é basicamente quando o dano se inicia em combinação com a liberação de mediadores inflamatórios. Na sequência, a amplificação é a fase caracterizada pela alta liberação de mediadores pró-inflamatórios. A resolução é a última fase, na qual os mediadores especializados pró-resolução são produzidos para finalizar o ciclo de inflamação e reduzir o estresse oxidativo, enquanto otimizam a regeneração do tecido e a recuperação da saúde cutânea. “Se a fase de resolução não é ativada, o retorno ao equilibro é comprometido e pode levar à inflamação crônica”, pontua.

Processo inflamatório no couro cabeludo é composto por três fases ativas

Mediadores especializados

Com base no conhecimento profundo dessas três fases do processo inflamatório, a IFF Lucas Meyer desenvolveu o Reviscalp™, um ativo obtido do arbusto de anis endêmico da Austrália, a Anetholea anisata, padronizado em ácido elágico, que apresenta potente efeito antioxidante e um mecanismo de ação no couro cabeludo inovador.

A inovação, de acordo com Hoda, está no seu mecanismo de ação. Enquanto a maioria dos anti-inflamatórios e suavizantes foca na diminuição dos mediadores pró-inflamatorios, Reviscalp™ estimula a produção de mediadores especializados pró-resolução, consideradas moléculas-chave para acelerar o retorno da homeostase do couro. “Clinicamente comprovado em homens e mulheres, ele reequilibra a produção de sebo, o pH do couro cabeludo, diminui a aparência da caspa, recupera a saúde do couro e brilho dos cabelos”.

A Anetholea anisata é uma árvore específica da floresta tropical australiana, do norte de Nova Gales do Sul, ao longo dos riachos e encostas mais baixas dos vales de Bellinger e Nambucca. A colheita das folhas, conhecidas pelo alto teor de polifenóis, é feita em plantações sustentáveis no sudeste da Austrália. Os aborígenes as utilizavam medicinalmente como um tônico por conta de seu efeito vitalizante.

Folhas da Anetholea anisata são ricas em polifenóis

O mecanismo de ação de ReviScalp™ foi  comprovado através de testes in vitro, que revelaram que ele protege e reduz o estresse oxidativo, diminui a produção de mediadores pró-inflamatórios, estimula a produção de mediadores pró-resolutivos e reduz a produção de sebo e o volume das glândulas sebáceas.

105% mais brilho natural

Hoda conta que o ativo também foi testado clinicamente em homens e mulheres de cabelos oleosos e caspa, que utilizaram um shampoo de base neutra com 2% de ReviScalp™, a cada 2 dias por um período de 28 dias. “ReviScalp™, diminuiu a aparência da caspa em até 100%, reduziu o  sebo no couro cabeludo em até 59% e aumentou o brilho natural dos cabelos em até 105%”, afirma.

Resultados dos testes in vivo com uso de shampoo base com 2% de ReviScalp™

Além disso, a variação do pH do couro cabeludo foram medidas e comparadas no início e final do estudo. A  maioria dos voluntários apresentava pH em torno de 4,9, ou seja, abaixo de pH 5,5, que é o valor de equilíbrio do couro cabeludo. Após 28 dias de estudo, houve aumento significativo do pH em +0,45, comprovando o reequlibrio do pH para um couro cabeludo mais saudável.

Parâmetro de brilho revelou aumento de até 105% no brilho natural dos cabelos com o uso do Reviscalp™

Ingrediente ativo Hairtellectual™, é indicado para produtos focados na saúde do couro cabeludo, cabelos oleosos, anticaspas, calmantes do couro, cuidados masculinos e purificante para os cabelos. Reviscalp™ é um ingrediente 100% natural (ISO 16128), Cosmos approved, certificado vegan e livre de conservantes. Hoda recomenda o uso de 1% para cuidados preventivos e 2% para cuidados intensivos.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company