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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosUpcycling é tendência em ingredientes de clean beauty

Upcycling é tendência em ingredientes de clean beauty

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Empresas transformam subprodutos da indústria de alimentos em potentes ingredientes cosméticos

Por Estela Mendonça

O crescimento das vendas de clean beauty vem superando em muito o ritmo registrado pela indústria de cuidados pessoais e beleza. Segundo levantamento da Nilsen IQ, enquanto as vendas globais de produtos de beleza limpa em canais do mercado de massa aumentaram mais de 8% no ano passado, o aumento total do setor foi de 2% no mesmo período.

A Nielsen IQ também constatou que entre os atributos mais importantes, 40,2% dos consumidores procuram ingredientes naturais e 17,6% buscam produtos que respeitem o meio ambiente. Por faixa etária, os compradores da Geração Z são mais propensos a querer experimentar produtos ecologicamente corretos. “A beleza limpa tem sido uma das tendências mais interessantes que vem acontecendo no setor de beleza nos últimos anos. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do que colocam em seus corpos e como isso pode afetar sua saúde e bem-estar”, diz o relatório.

Para a empresa de pesquisa e análise de dados de consumo, a beleza tem sido uma categoria que definiu tendências em muitos aspectos, liderando grande parte da inovação em torno de produtos pessoais limpos e sustentáveis, à medida que eles se tornam cada vez mais populares. A Nielsen IQ constata, ainda, uma ampliação da reivindicação “livre de” para um foco maior na sustentabilidade.

Upcycling em cosméticos

Nesse contexto, o conceito de upcycling, já bem difundido na moda, no design e na gastronomia, definitivamente também vem garantindo seu lugar em beleza. Ao transformar resíduos, especialmente gerados pela indústria de alimentos, em poderosos ingredientes cosméticos naturais, o upcycling dá vida nova a subprodutos que seriam descartados, como cascas, bagaços e até água. Além de ser uma prática sustentável, permite extrair nutrientes importantes para a pele e cabelo.

Um bom exemplo de upcycling é o aproveitamento dos subprodutos da macadâmia, considerada a rainha das nozes. A árvore tropical macadamia ternifolia é originária da Austrália e depois foi levada ao Havaí, que é o hoje o maior produtor mundial. Chegou ao Brasil em 1935, trazida do Havaí pelo engenheiro agrônomo João Dierberger. Atualmente, o Brasil está em quinto lugar na produção mundial.

O Grupo Dierberger cultiva a noz macadâmia para atender a indústria alimentícia, tanto com as nozes quanto com o óleo de macadâmia, que também é empregado na indústria cosmética. Robson Luís Fernandes, diretor técnico, explica que do processo de extração do óleo é gerado o subproduto chamado torta de macadâmia, que contém nutrientes, que trazem benefícios para pele e cabelos.

A empresa resolveu, então, organizar todo o processo para que, de forma sustentável, a aproveitar a noz macadâmica como um todo, passando a extrair da torta de macadâmia  bioativo Phytoseed®.

Robson Fernandes, diretor técnico

Fernandes explica que o Phytoseed® é um excelente emoliente com alto coeficiente de difusão sobre a pele e o cabelo. “Uma grande vantagem é a semelhança e afinidade entre os ácidos graxos contidos na macadâmia e os principais ácidos graxos da secreção sebácea natural da pele. Além disso, é um triglicerídeo composto de aproximadamente 80% de ácidos graxos monoinsaturados, contendo aproximadamente 22% de ácido palmitoleico”, ressalta, acrescentando que também estão presentes na macadâmia os ácidos oleico, linoleico, palmítco, esteárico, mirístico, sais minerais e vitaminas  A, E e do complexo B.

Mas a inovação não parou por aí. A Dierberger Fragrâncias, focada em atender o crescente clean beauty, associou o bioativo criado aos mais ricos componentes vegetais, dando origem a linha PhytoSeed®, composta por quatro diferentes bioativos: O Phytoseed® Hydra,  Phytoseed® Nutrier, Phytoseed® Regen e Phytoseed® Antiox. “Reunimos nosso time técnico para conseguir entregar para o mercado uma linha que pudesse fazer parte de várias categorias e aplicações. Este lançamento é, sem dúvida, uma oportunidade de agregar valor aos produtos dos nossos clientes, sem alteração de odor ou base”, afirma Fernandes.

O Phytoseed® Hydra (Macadamia Ternifolia Seed Extract; Macadamia Ternifolia Nut Oil; Cocos Nucifera Fruit Extract; Prunus Dulcis Seed Extract) é composto por macadâmia, aloe vera e gérmen de trigo, resultando em alta propriedade hidratante, emoliente e remineralizante. Teste de eficácia in vitro utilizando-se cultura células de queratinócitos, demostrou que a amostra com 3% de  PhytoSeed® Hydra apresentou um aumento de 334,7% da expressão de aquaporina-3, em comparação à amostra padrão. Essa elevação, segundo o diretor técnico, está relacionada ao aumento da hidratação.

PhytoSeed® Hydra aumentou significativamente a expressão de aquaporina-3

Na composição do Phytoseed® Nutrier (Macadamia Ternifolia Seed Extract; Macadamia Ternifolia Nut Oil; Cocos Nucifera Fruit Extract; Prunus Dulcis Seed Extract), a macadâmia é associada aos extratos de amêndoa e coco, que garantem propriedades nutritivas e hidratantes.

Já o Phytoseed® (Regen Macadamia Ternifolia Seed Extract; Macadamia Ternifolia Nut Oil; Saccharum Officinarum Extract; Theobrama Cacao Fruit Extract) associa a macadâmia ao cacau e à cana de açúcar, entregando benefícios de hidratação, regeneração e fortalecimento.

Complementando, o Phytoseed® Antiox (Macadamia Ternifolia Seed Extract; Macadamia Ternifolia Nut Oil; Vaccinium Myrllus Fruit Extract; Physalis Peruviana Fruit Extract) tem em sua composição macadâmia, mirtilo e physalis, que oferecem, além de ação hidratante, alta propriedade antioxidante.

Fernandes destaca que todos os produtos da linha Phytoseed® são compatíveis com diversas formas de aplicações, como produtos capilares, cremes e loções, álcool em gel, sabonetes líquidos e em barra, lenços umedecidos, colônias e body splashes, entre outros. “Temos o privilégio de poder utilizar os benefícios desse rico ingrediente, proveniente da noz plantada em nossas fazendas, agregando cada vez mais valor e sustentabilidade aos nossos produtos e aos de nossos clientes”.

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