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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Beautystreams RadarValor para todos: alternativas democráticas de beleza em uma era de incerteza econômica

Valor para todos: alternativas democráticas de beleza em uma era de incerteza econômica

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Por Fernanda Pigatto, Diretora Global de Parcerias da BEAUTYSTREAMS 

À medida que a economia global enfrenta desafios e o custo de vida continua a subir, os consumidores estão buscando maneiras novas e não tradicionais de manter seu estilo de vida e permanecer na moda, sem gastar muito. Embora o setor de beleza continue a demonstrar resiliência em períodos de crise, os consumidores de hoje estão ansiosos para encontrar alternativas de beleza econômicas e, ao mesmo tempo, mais atentos aos efeitos ecológicos e de saúde de longo prazo de seus hábitos de consumo.

Embora a inflação global deva diminuir de forma constante para 5,8% em 2024, em comparação com 6,9% e 8,7% em 2023 e 2022, respectivamente, de acordo com o Fundo Monetário Internacional1, os efeitos posteriores da forte inflação dos últimos dois anos ainda estão muito presentes nas atitudes dos consumidores em relação aos gastos. O impacto dessa agitação econômica pode ser sentido em todos os setores e em todos os mercados: mais de 50% dos consumidores relataram ter optado por produtos com preços mais baixos2, e categorias “não essenciais” como vestuário, viagens, refeições e entretenimento também sofreram um declínio. Enquanto isso, a beleza mostrou sua resiliência e crescimento em meio a tudo isso.

Salvos pelo “efeito batom “3 – ou o principal indicador econômico da beleza, que explica a disposição dos consumidores em fazer pequenas compras durante as recessões em busca de elevação emocional – os produtos de beleza e de autocuidado ainda estão muito presentes nas cestas dos consumidores.  Com a ideia de que um pouco de indulgência pode ser muito útil, testemunhamos o surgimento de “dupes”, a premiumização e o aumento do valor dos produtos de cuidados pessoais e domésticos, bem como a crescente demanda por alternativas sustentáveis com preços acessíveis.

1 International Monetary Fund
2 Oliver Wyman
3 Forbes

Dupes de beleza: Uma mudança geracional nos hábitos de consume

Como portadores da tocha da era digital, a Geração Z está reescrevendo as regras do consumismo, buscando autenticidade e valor em vez de nomes de marcas. Em meio a tempos econômicos difíceis, as gerações mais jovens estão se voltando para marcas que entendem suas necessidades: beleza de qualidade a um preço razoável. Embora os Millennials talvez quisessem manter seus produtos de beleza e vestuário falsificados, a compra de duplicatas tornou-se incrivelmente popular hoje em dia graças a uma mudança de mentalidade entre a Geração Z: as marcas estão fora de moda e encontrar a melhor oferta para a mesma qualidade de produto está na moda. Conforme definido pela BEAUTYSTREAMS, essa mentalidade do consumidor é atribuída à Pragmática, ou seja, ao arquétipo do consumidor que busca valor pelo seu dinheiro, praticidade, transparência e acessibilidade democratizada. A tendência do dupe atrai especialmente os pragmáticos que preferem pesar suas opções, fazer pesquisas e selecionar a melhor opção para sua situação financeira. Hoje, com mais de cinco bilhões de visualizações no TikTok, o #dupe está rapidamente se tornando uma estratégia de marketing própria para marcas que buscam fisgar a Geração Z e satisfazer sua fome por beleza econômica.

Marcas como a e.l.f. cosmetics, Clover by CLOVE + HALLOW e Brandefy são algumas das marcas e serviços que estão surfando com orgulho na cultura das cópias. Com etiquetas de preço abaixo de US$ 25, a e.l.f. e a Clover, duas marcas aprovadas pela Geração Z, conectam-se com seu público de forma realista e autêntica. ” Dupes feito melhor”, como a Clover se autodenomina, a marca garante melhores ingredientes, melhores fontes, melhores embalagens e melhores preços em todas as suas linhas de produtos de cuidados com a pele e maquiagem, enquanto a e.l.f. mostra seus esforços “sustentáveis” em seu site, com compromissos de redução de embalagens na vanguarda de suas metas e ações.

Enquanto isso, a Brandefy se dedica a ajudar os consumidores a encontrar a melhor alternativa econômica para os produtos mais procurados. Chamando a atenção para os preços inflacionados e as altas margens do setor, a marca ostenta suas próprias linhas de cuidados com a pele com respaldo clínico, além de um aplicativo móvel exclusivo que permite que os usuários encontrem a alternativa perfeita para produtos de marca, classificando o grande número de marcas para recomendar a alternativa qualitativa mais econômica.

O fascínio dos dupes de beleza não está apenas em sua natureza econômica, mas também no desejo de inclusão e acessibilidade. As marcas de luxo tradicionais têm sido criticadas com frequência por atenderem a um grupo demográfico específico, fazendo com que muitos consumidores se sintam excluídos. Os dupes de beleza oferecem uma solução ao fornecer produtos de qualidade a preços acessíveis, permitindo que indivíduos de diversas origens participem das tendências de beleza sem comprometer a qualidade.

O “efeito batom” em outras formas: Indulgência com produtos essenciais do cotidiano de alta qualidade

Embora as duplicatas estejam dominando o setor, outra forma de hábito de compra orientada por valor tomou forma nos últimos anos. Como vimos que os consumidores buscam indulgências que elevam o humor, observamos uma demanda crescente por produtos essenciais de cuidados pessoais e domésticos premium. Necessidades tradicionalmente baratas, como pasta de dente, desodorante e produtos de limpeza doméstica, agora estão passando por um upgrade em seu status.

Ao se entregarem a esses produtos essenciais de alta qualidade, os consumidores estão dispostos a gastar mais não apenas pela estética elevada, mas também pelos aspectos relacionados à saúde e à consciência ecológica dessas alternativas. Com o aumento da conscientização sobre os efeitos adversos à saúde e à ecologia de determinados ingredientes convencionais, como os desreguladores endócrinos, como parabenos, ftalatos ou triclosan4, amplamente presentes em vários produtos essenciais de cuidados pessoais, e os compostos orgânicos voláteis (ou VOCs) que destroem a camada de ozônio e os surfactantes sintéticos5 ambientalmente prejudiciais encontrados nos produtos de limpeza tradicionais, a onda de alternativas limpas e não tóxicas se estende por toda parte.

Com as preocupações sobre produtos químicos nocivos e suas possíveis ligações com problemas ambientais e de saúde, uma parte dos consumidores está optando por alternativas premium que priorizam ingredientes naturais e seguros e excluem os potencialmente tóxicos. No departamento de cuidados pessoais, marcas como Native, Nécessaire e MALIN+GOETZ oferecem desodorantes dignos de ostentação a um preço mais alto, mas sem os ingredientes nocivos comumente encontrados, enquanto a Marvis e a Bite estão reimaginando o creme dental. No corredor de cuidados domésticos, marcas como Supernatural e What Matters estão repensando as fórmulas de limpeza para eliminar produtos químicos nocivos, tanto para o benefício do usuário quanto do planeta.

A massificação de alternativas ecologicamente corretas e não tóxicas: Necessidade de equidade entre os grupos demográficos 

Como uma evolução do Macro Movimento previsto pela BEAUTYSTREAMS, “The Big Slowdown” (A Grande Desaceleração), esse movimento em direção a um consumo mais consciente e a uma seleção cuidadosa de produtos ilustra a disposição dos consumidores de encontrar segurança nos itens essenciais do dia a dia. Mas, embora a demanda por alternativas não tóxicas e ecologicamente corretas seja um sinal positivo para o futuro do consumo consciente, muitas pessoas não podem arcar com os custos elevados desses produtos. Estudos revelaram que, em 18 dos 20 países examinados, as pessoas com renda mais alta estão mais inclinadas a fazer compras sustentáveis6, enquanto outro estudo demonstrou que 43% das pessoas expressam que as restrições financeiras estão colocando desafios em seus esforços para adotar comportamentos de compras mais sustentáveis7.

4 The New York Times
5 United States Environmental Protection Agency
6 Deloitte
7 Forbes

Embora a maior conscientização sobre os ingredientes nocivos seja bem-vinda, a necessidade de igualdade no acesso a alternativas saudáveis e ecologicamente corretas ainda é sentida em todos os mercados. De acordo com pesquisas recentes, mais de 40% dos consumidores não compram produtos ou serviços sustentáveis simplesmente devido ao seu alto custo8. Com um custo de vida mais alto e finanças pessoais apertadas, os consumidores buscam acessibilidade em vez de sustentabilidade. O sacrifício de optar por opções de vida sustentáveis hoje é real, mas isso não deve impedir que as empresas comercializem alternativas mais sustentáveis no futuro. O fornecimento sustentável, a fabricação, a embalagem e uma infinidade de outros processos ecologicamente conscientes envolvidos na introdução de alternativas sustentáveis no mercado ainda são recentes em comparação com os processos de fabricação tradicionais. Embora os produtos sustentáveis hoje desempenhem um papel na estratégia de premiumização de uma empresa, podemos esperar e incentivar que as empresas continuem a impulsionar a inovação em processos sustentáveis e incentivem a redução dos custos para tornar a vida sustentável mais acessível a todos.

8 Deloitte

Para obter mais informações ou perguntas da imprensa, entre em contato conosco: [email protected].

 

 

 

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