Como evitar erros comuns no desenvolvimento de produtos de beleza
Esta é uma matéria sobre a arte de desenvolver um produto realmente inovador, realizada com a ajuda de Tamar Kamen e Robyn-Melissa Watkins. A dupla tem décadas de experiência no desenvolvimento de produtos de várias categorias, tendo desenvolvido itens que vão da beleza indie à grande beleza global, dentre outros.
O desenvolvimento de produtos na categoria de beleza e bem-estar é uma parte ciência e uma parte uma forma de arte. O sucesso reside na interseção do pensamento analítico e metódico do lado esquerdo do cérebro e do pensamento criativo do lado direito do cérebro. É aqui que entram os desenvolvedores de produtos. Eles navegam nos mundos da ciência e do marketing e atuam como uma espécie de tradutor entre químicos e profissionais de marketing.
Tamar e Robyn são enciclopédias ambulantes de claims, benefícios, texturas e tendências de produtos de beleza, trabalhando nos bastidores e criando produtos inovadores do setor. Juntos, eles desenvolveram uma lista de erros comuns e práticas recomendadas para desenvolvimento de produtos e para o trabalho com seu parceiro de fabricação.
O especialista em desenvolvimento e marketing de produto Tamar Kamen afirma: “Com base na minha experiência com marcas estabelecidas e emergentes, sua melhor arma para o desenvolvimento de produtos eficiente é a preparação. Sou um grande defensor de números, fatos e pesquisas. Se você trabalhar antes de iniciar o desenvolvimento, estará pronto para o sucesso. ”
Melhores práticas e erros a evitar:
Tempo: “o mais rápido possível” não é uma data de lançamento. Cimentar uma data de lançamento realista prepara todos para o sucesso.
Acordo de Fabricação: Antes de iniciar o desenvolvimento com um novo parceiro, estabeleça os termos e formalize-os em um acordo que cubra taxas de desenvolvimento, propriedade da fórmula, termos de pagamento e encargos de materiais em excesso.
Concorrência: Conheça o seu ambiente competitivo. Cada marca e produto tem concorrentes. Contra quem você está jogando pela atenção e pela carteira do consumidor?
Distribuição: entenda sua estratégia de varejo. Onde seu produto está sendo vendido deve informar o desenvolvimento. Por exemplo, você está construindo um produto para atingir o mercado de massa, especialidade ou prestígio?
Resumo de desenvolvimento de produto: seja claro ao abordar laboratórios / fabricantes sobre o produto que deseja fazer (textura, aroma, declarações, padrões de ingredientes) e sua meta de custo dos produtos. Mudar de direção significativamente durante o desenvolvimento aumenta o tempo de seu cronograma e faz seus fornecedores pensarem que você não está falando sério.
Benchmarks: fornecer várias referências de mercado para diversos atributos pode levar à confusão com o P&D e perda de tempo. A duplicação de produtos no mercado sem um ponto de diferença, novo benefício ou inovação de embalagem não levará a um lançamento bem-sucedido.
Revisões de avaliação: “Eu simplesmente não amo este produto” não é um feedback. Reserve um tempo para revisar os envios de fórmulas e se comunicar com eficácia.
Alterações na fórmula: saiba quando parar de alterar uma fórmula. Se você passar de 5 rodadas, é hora de se realinhar com o laboratório.
Teste: aproveite o tempo (3 meses de teste) para garantir que sua fórmula seja estável e compatível com a embalagem antes de passar para a fase de planejamento. Testar conservantes em um lançamento rápido não é algo sábio.
Orçamento: seja realista sobre o orçamento para o custo dos produtos vendidos (CPVs), bem como taxas de desenvolvimento e orçamento para consumidores e testes clínicos antecipadamente. Se você estiver desenvolvendo um produto OTC, certifique-se de reservar tempo e dinheiro suficientes para colocá-lo no mercado. Por exemplo, um filtro solar pode levar 18 meses para ser desenvolvido e US $ 50.000 para teste.
Regulatórios: não é aqui que vai querer cortar custos, porque os erros podem custar caro. Encontre um especialista para revisar listas de ingredientes, fórmulas e embalagens.
Arquitetura: Desenvolva uma arquitetura de marca e de produto que forneça visibilidade para o futuro.
Resenhas: solucione proativamente possíveis comentários negativos em resenhas e mídias sociais antes do desenvolvimento. Por exemplo, as pessoas reclamarão que você está usando óleos essenciais ou que seu limpador não remove a maquiagem?
Fonte: Beauty Matter 21.10.2020