Uma análise sobre a Cosmoprof Worldwide Bologna 2023
A Cosmoprof Worldwide Bologna é obrigatória nos calendários da indústria há décadas.
A edição deste ano, a 54ª para ser exato, contou com 250.000 visitantes, explorando mais de 2.984 estandes de expositores em vastos 160.000 metros quadrados. Dado seu amplo escopo, ser capaz de explorar todos os eventos e baias é fisicamente impossível.
Felizmente, foi possível consultar cinco pesos pesados da indústria a respeito de suas opiniões sobre as marcas e tendências mais chamativas e notáveis entre esse vasto acontecimento – bem como as tendências que veremos diminuir lentamente nos próximos anos.
1. Lorne Lucree, diretor de inovação e chefe de iniciativas estratégicas corporativas, Atelier by Voyant Beauty
Tendências em ascensão: “A sustentabilidade continua a ser uma prioridade e, assim como ‘limpo’, todas as marcas e fornecedores estão falando [sobre] isso de uma forma ou de outra. Novos e interessantes substratos de embalagem, como fécula de batata, tubos leves para espelhar garrafas leves para reduzir o impacto do transporte e embalagens de papel, estão disponíveis em formatos e tamanhos cada vez mais exclusivos. [Formulações] sem água e concentradas também são as mais lembradas, com quase todos os fabricantes contratados apresentando essa capacidade. Os fabricantes contratados não estão mais oferecendo apenas cuidados pessoais tópicos, mas, em vez disso, plataformas construídas com base em insights de bem-estar que incorporam ingeríveis como pílulas, comprimidos solúveis e pós.
O bem-estar sexual está se expandindo para ser um bem-estar total no quarto, incluindo produtos para dormir e relaxar, como tampões para os ouvidos, máscaras para os olhos de alta tecnologia e ingeríveis. [Também estamos vendo] o crescimento borbulhante da beleza bucal por meio de ofertas de produtos holísticos e alternativas sem flúor que alavancam novas tecnologias de limpeza, como enzimas, bem como ingredientes inspirados em cuidados com a pele, como própolis e ácido hialurônico. Os cuidados com a pele de alta tolerância estão sendo chamados como uma categoria e a antítese da popularidade dos cuidados com a pele sensíveis para peles que não são desafiadas ou estressadas e consumidores que realmente desejam uma dose mais alta de ativos. Também estamos testemunhando claims de marketing cada vez mais contundentes de fabricantes contratados e fornecedores de embalagens sobre a confiabilidade da cadeia de suprimentos e a capacidade de atendimento, já que muitos ainda estão sentindo o peso das interrupções da Covid”.
Marcas mais populares: “a K18 tornou-se global, com inúmeras marcas ou sublinhas “me too” surgindo com nomes como K20, K89 e Molecular Repair Peptide-18.”
2. Deanna Utroske, Consultora de conteúdo e posicionamento de fornecedores
Tendências em ascensão: “As tendências emergentes de marcas de cosméticos e cuidados pessoais de hoje – vistas dentro e fora da Cosmoprof Worldwide – levam em consideração a verdadeira diversidade dos consumidores de beleza e a realidade da experiência vivida. É por isso que a neurocosmética (ligando a pele e o sistema nervoso) e a psicodermatologia (ligando a pele e a mente) estão se tornando áreas muito importantes para o desenvolvimento de ingredientes e produtos. Os nutricosméticos, assim como a beleza do microbioma e os cuidados pessoais, continuam ganhando força; e as categorias de cabelo e couro cabeludo também estão tendo um aumento agora, tanto com produtos de cuidado quanto de tratamento.”
Marcas mais populares: “Amarey, Geske e Nobe Beauty merecem a atenção dos especialistas da indústria e dos consumidores. Com sede na Itália, Amarey é uma marca regenerativa de cuidados com a pele focada na eficácia do produto e no fornecimento inteligente. A marca formula com ingredientes derivados da planta do café e está encontrando valor prático e comercial no fruto do café inteiro, e não apenas na semente. E esse tipo de abordagem holística para o fornecimento é algo que estou vendo [em] apenas as marcas e empresas de ingredientes mais ecológicas que fazem uso.
Geske – uma ferramenta de beleza e empresa de tecnologia (com sede na Alemanha) que conecta inteligência artificial, orientação personalizada baseada em aplicativos para cuidados com a pele e cerca de 65 dispositivos cuidadosamente projetados e de marca – vem ganhando prêmios nos últimos dois anos e está prestes a ser uma líder na categoria de dispositivos de consumo voltados para a tecnologia.
A marca Nobe Beauty, a ser lançada em breve, da Finlândia, está formulando produtos para a pele com um extrato microbiano exclusivo que devolve os benefícios dos micróbios do solo da floresta à pele humana. Marcas como a NOBE, que fizeram parceria com fabricantes de ingredientes verdadeiramente inovadores para trazer novas soluções ao mercado, estão indiscutivelmente ajudando a moldar o futuro da beleza.
E por falar em trazer novos ingredientes e formulações de produtos inovadores para o mercado, os líderes de marca podem estar interessados em aprender sobre um centro de inovação de desenvolvimento de formulações chamado C4Q. Na Cosmoprof Worldwide, conversei com a profissional de gerenciamento de projetos Annalisa Vangelista para saber como a C4Q (CosmeNet For Quality) faz parceria com empresas de ingredientes de ponta e especialistas em tecnologia que trabalham nessas empresas para trazer inovação real ao mercado de cosméticos e cuidados pessoais primeiro e rápido. Em menos de três meses, o C4Q pode ajudar uma marca a lançar um produto com suporte total de ofertas de serviços — abrangendo insights de pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, orientação regulatória, comunicações, marketing e muito mais. O C4Q começou em 2021 e já este ano foi selecionado como finalista do Cosmopack Awards na categoria Skin Care Formula, competindo ao lado de empresas legadas como Intercos e B. Kolormakeup & Skincare.
Os próximos grandes investimentos: “Espero ver o interesse dos investidores em marcas que levam a sério a responsabilidade ecológica, que estão promovendo o movimento de beleza do microbioma e que estão trazendo verdadeiras soluções neurocosméticas para o mercado”.
3. Eva Lagarde, CEO e fundadora, re-sources.co
Tendências em alta: “Beleza eficaz sem água [é uma tendência emergente] na esfera da beleza natural. Fórmulas elevadas sem água estão vindo dos laboratórios e vi novas texturas incríveis no lado da oferta. Acho a beleza sem água um pouco chata e não muito boa em experiência e sensorial… mas os laboratórios estão trabalhando para aprimorar essa experiência. Um exemplo é a Oceanly, uma marca canadense de cuidados com a pele sem água lançada no ano passado na Cosmoprof. Eles lançaram sua linha de maquiagem este ano no show.
Também estamos vendo marcas de beleza de alta tecnologia e cuidados misturando bem-estar e eficácia, bem como [marcas] de hiperprecisão focadas em uma necessidade específica do mercado (como a menopausa).”
Tendências em declínio: “Beleza sustentável/limpa. Não basta ser clean, as marcas precisam trazer algo específico para o mercado. As marcas precisam responder a um problema.”
Os próximos grandes investimentos: “Beleza de desempenho apoiada pela ciência e beleza baseada em biotecnologia [é onde veremos o maior interesse dos investidores avançando].”
4. Melissa Hago, vice-presidente e diretora criativa de beleza e bem-estar, Fashion Snoops
Tendências em alta: “O mercado de proteção solar está inovando para um futuro mais seguro e agradável. Vimos várias marcas na Cosmoprof Worldwide se atualizarem em áreas como formulação, texturas, ingredientes e embalagens, alinhando-se com as principais tendências, como o movimento de skinificação, melhoria do humor, sustentabilidade e portabilidade sem bagunça. Marcas como a Elave oferecem uma solução de cuidado sensível, adicionando protetor solar mais inclusivo à mistura com uma proteção solar de cuidado sensível sem alérgenos que é adequada para uso em pele com tendência a eczema / dermatite e sensível ao sol, além de ser adequada para uso durante gravidez. A Axis-Y apresentou sua atualização mais recente em sua formulação de filtro solar graças a uma abordagem da comunidade em que abordou o feedback da comunidade em seu produto. O Protetor Solar Físico Completo No-Stress é uma fórmula leve e hidratante com textura ‘essence gel lotion’ que proporciona um acabamento transparente com um tom branco reduzido.
A tendência de skinificação também chega aos protetores solares com marcas como Axis-Y usando ingredientes de cuidados com a pele, como ácido hialurônico e artemísia, enquanto sua tecnologia de cuidados com a pele, SYN-Coll, ajuda a reduzir a aparência de linhas finas e rugas para efeitos antienvelhecimento. Além disso, marcas como a tecnologia Evy combinam os benefícios de uma loção bronzeadora gradual com proteção solar para a melhor solução solar. Seu produto bronzeador híbrido para a pele, o Daily Tan Activator, estimula a pele a produzir melanina para um bronzeado natural, fortalece a barreira protetora da pele, previne a desidratação e prepara a pele para os estressores do clima de verão – tudo em uma textura de mousse.
Vemos tendências como a beleza azul se fundir com a biotecnologia para evoluir para a tendência da biotecnologia azul, à medida que as marcas buscam maneiras de aprender e preservar o oceano. ‘Ocean Positive’ torna-se a nova palavra da moda da sustentabilidade para a beleza azul, à medida que as marcas se esforçam para projetar produtos que beneficiam ativamente nossas vias navegáveis globais, enquanto nos esforçamos para eliminar o carbono azul. A marca de tratamento capilar L’Alga usa tecnologia oceânica e técnicas de extração biotecnológica para destilar seu complexo exclusivo à base de algas, AlgaNord 5, do oceano profundo. Os vários tipos de algas usados no AlgaNord 5 são todos colhidos à mão através de métodos tradicionais que priorizam a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente. Com base nisso, a Neboa fez parceria com a fundação MARE para limpar o mar Báltico do plástico. A marca cria cuidados capilares e corporais que respeitam o oceano, respeitando a natureza e avançando em direção a um futuro sem desperdício.
A prática de bem-estar da terapia fria inspira produtos de beleza a apresentar efeitos refrescantes e gelados que ajudam a desinchar e acalmar a pele. À medida que a crioterapia cresce, vemos inovações de produtos encapsulando remédios resfriados em formas simples e convenientes que evocam cubos de gelo. Marcas como Ameon são baseadas inteiramente em cuidados com a pele congelados. Seus inovadores cubos Frozen Essence são seruns congelados que derretem lindamente na pele, infundindo a pele com antioxidantes e umidade enquanto a ação da massagem estimula, refresca e acalma. Além disso, a Intercos, vencedora do prêmio Cosmoprof, revelou seu Ice Massage Eye Essence Stick, uma massagem estimulante para os olhos e um tratamento ativo revigorante e purificante. O stick de essência pode ser aplicado diretamente na área dos olhos e derrete em contato com a pele para deixar uma película protetora e elástica. Com base nisso, a Seoulista Cryo Cool Skin Tool da Revive Express Beauty aproveita o poder da criotecnologia para acalmar, desinchar e levantar a tez para um brilho saudável com suas grossas placas de resfriamento de alumínio que permanecem geladas, mesmo se armazenadas em temperatura ambiente. Quando colocado na pele, o frio contrai os vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue escorra da superfície. Melhorando a circulação, o sangue novo retorna renovado com nutrientes frescos para ajudar a iluminar e firmar a tez para um brilho saudável.”
Tendências em declínio: “Estamos vendo cada vez menos novidades sobre o CBD. Não vemos o CBD desaparecendo, mas sim evoluindo, pois o mercado ficou saturado com produtos de CBD. Além disso, embora a beleza natural continue a ser o principal foco do consumidor, estamos vendo uma mudança de mentalidade, à medida que mais e mais consumidores se tornam informados sobre biotecnologia e como os ingredientes naturais nem sempre são os melhores para o meio ambiente, pois procuram cada vez mais marcas apoiadas cientificamente e clinicamente aprovadas.”
Marcas mais populares: “Ustawi é uma linha de cuidados com a pele baseada na ciência, inspirada na África e que celebra a melanina, que combina ingredientes e práticas naturais locais para melhorar o bem-estar total. Como comunidade, eles criaram produtos projetados para aumentar a melanina natural, não prejudicá-la ou clareá-la.
A AMEŌN foi uma das primeiras marcas a trazer a crioterapia para os cuidados com a pele com seu inovador crioritual de três etapas com cinco produtos principais ativados por sua assinatura Frozen Essence. Os cubos de gelo Glow Manifesto oferecem uma crioterapia facial dinâmica tratamento cheio de ingredientes potentes e cientificamente carregados que revelam o verdadeiro potencial da pele. AMEŌN formula usando o melhor dos ingredientes naturais, ativos, à base de plantas e biotecnológicos que funcionam para todos.
2SQM é uma marca avançada da Geração Z com uma atitude ousada e inclusiva, espírito sustentável e talento italiano local. Os produtos são produzidos na Itália, misturando antigos rituais mediterrâneos de autocuidado com pesquisas científicas contemporâneas, e usam ingredientes como o luxuoso açafrão no creme antienvelhecimento e também no vinho San Giovese. O nome refere-se aos dois metros quadrados que sua pele ocupa.
A Geske está democratizando a tecnologia ao introduzir tecnologia de beleza acessível. Além do amplo catálogo da marca de dispositivos de tecnologia de beleza para todas as necessidades, a Geske se destaca ao tornar esses dispositivos avançados acessíveis, provando que a tecnologia de beleza eficaz e de qualidade não precisa ser financeiramente exclusiva”.
Os próximos grandes investimentos: “Acho que estamos começando a ver uma grande mudança em direção à enorme influência na beleza que o consumidor da Geração Z tem. A marca italiana 2SQM encapsulou Gen Z cool, com uma linha de cuidados com a pele simples, mas de luxo sustentável, feita em Nápoles com 98,5% de ingredientes naturais, uva Sangiovese local e uma campanha ousada e inclusiva que celebra a diversidade. Com base nisso, a marca australiana de cuidados com o cabelo e couro cabeludo Straand torna o cuidado do couro cabeludo fácil para todos com texturas agradáveis e produtos sensoriais eficazes, já que a Geração Z continua obcecada por rotinas elevadas de cuidados com os cabelos.
Também vimos embalagens, formulações e conceitos de marca trabalhando juntos para capturar a energia da Geração Z: OTP (One Trick Ponies) apresenta uma fonte roxa inchada clássica da Geração Z e um espírito de marca de rotinas simplificadas e ultra eficazes, enquanto a marca italiana Blondesister se casa com embalagem estética Y2K com maquiagem multifuncional e fácil de usar para jovens adultos.
Por fim, a marca de fragrâncias NCP atendeu à necessidade de rebeldia e personalização da Geração Z, com seu conceito de perfume em camadas que apresenta uma luxuosa corrente de colar de perfume para o máximo de hypebeast.”
5. Maggie Ciafardini, fundadora e CEO, Maggie Ciafardini Inc.
Tendências em ascensão: “A ciência encontra a tecnologia e a beleza: marcas que fornecem os melhores produtos para a pele com entrega exclusiva e ecológica. Também ingredientes liofilizados e produtos de limpeza sem água.
Marcas mais populares: “Live Tinted, Maquiagem de Mario, Beauty Pie.”
Os próximos grandes investimentos: “Produtos que misturam categorias. Toda maquiagem com protetor solar está se tornando um must-have. Óleos labiais. Os sistemas capilares que aceleram o crescimento e fornecem tratamentos para o couro cabeludo continuam a ser um importante espaço em branco nos cuidados com a pele e na beleza. Especialmente interessantes são os produtos para o corpo que oferecem resultados: Retin-A em loção para o corpo, etc.”
Fonte: Beauty Matter 09.04.23