Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarVaidade masculina impulsiona crescimento do mercado de beleza

Vaidade masculina impulsiona crescimento do mercado de beleza

  • Written by:
Recessão à parte, quem apostou na vaidade masculina como negócio está se dando bem. Na contramão do setor de beleza, que retraiu mais de 8% no ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o ramo de barba, cabelo e bigode colhe os frutos da mudança de comportamento: a moda da barba levou o homem para o salão – ou a barbearia.

O faturamento da Don Alcides Barber Shop, de Belo Horizonte, cresceu 600% em apenas um ano de atuação. A empresa pretende dobrar de tamanho em 2017, quando abrirá uma loja-conceito na capital e iniciará um projeto de franquias. A Don Alcides fabrica em Nova Lima cosméticos como xampu, condicionador (“balm”) e pomada para barbas, cabelos e bigodes.

O sucesso da fábrica se repete nas barbearias. Os negócios de Elias Torres, da barbearia Seu Elias, dobraram de faturamento nos últimos 12 meses. “Estamos prestes a inaugurar a terceira unidade, que será no hotel Ouro Minas. A segunda foi aberta no bairro Funcionários, neste ano. E o número de profissionais passou de 13, há um ano, para 50 com a nova loja”, afirma.

Na mesma onda, a barbearia Il Capo, na região Centro-Sul da capital, teve crescimento de cerca de 70% no faturamento com produtos e serviços relacionados à barba, segundo o barbeiro responsável pela loja, Homero Augusto da Silva. “Hoje o homem enxerga a barba como o seu cartão de visita, e houve um resgate do hábito de passar na barbearia antes de ir trabalhar, ou de ir a uma festa, como um casamento”, conta Homero.

Os produtos da Don Alcides, 24 itens no total, incluindo acessórios como pentes especiais para a barba, são vendidos no e-commerce da marca ou em barbearias como a Il Capo. Hoje a marca está em 350 barbearias de 24 Estados.

“Observamos o surgimento de muitas barbearias no país neste ano de atuação. Hoje as pessoas que têm dinheiro para investir percebem na barbearia uma boa oportunidade”, diz o idealizador e sócio da Don Alcides, Vinícius Vasconcelos. Segundo o empreendedor, que trocou uma loja virtual de produtos de informática pela Don Alcides, a concorrência também cresceu. “Quando começamos, fomos pioneiros em Minas Gerais e os segundos no Brasil. Hoje já temos mais de 50 concorrentes”, diz.
No mundo. Segundo a Associação Bras. de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o segundo mercado consumidor mundial de produtos masculinos, infantis e para cabelos.

SERVIÇOS

Espaços têm de dia do noivo a cervejas
O sucesso das barbearias e cosméticos para homens mostra que um universo que antes era visto como exclusividade feminina foi invadido pelos homens. “Hoje você tem vários tratamentos, barba com toalha quente, com toalha fria, produtos especializados para deixar os pelos e a pele mais hidratados”, afirma o barbeiro responsável pela barbearia Il Capo, Homero Augusto da Silva.

Para atrair clientes, as barbearias oferecem, além de serviços ligados à beleza, diversão. A Il Capo conta com cerveja artesanal, hambúrgueres, tabacaria e mesa para jogos. “Quase todos os sábados temos o dia do noivo, que é uma coisa mais leve, para se divertir com os amigos, além de investir no visual”, conta Homero.

Para o sócio da marca Don Alcides, Vinícius Vasconcelos, a popularização da barba se deu porque ela é entendida como um corte do cabelo. “Tem homem que mantém a barba para esconder marcas de acne, outros, mais gordinhos, usam para esconder a papada, assim como homens com o rosto muito fino podem amenizar com determinados cortes da barba”, ensina.

O próprio empresário descobriu esse mercado em função de sua preocupação com o visual. “Como eu tenho barba, comecei a perceber que ela estava ficando ressecada, com pontas duplas, como o cabelo da gente mesmo. Fui à farmácia procurando xampu e condicionador para barba e não tinha. Fiz uma pesquisa no Google e, para minha surpresa, não achei nada no Brasil”, diz.

AGENDA CHEIA

Mulheres também têm vez na barbearia
As mulheres não estão excluídas do mercado que surgiu com a beleza masculina. Prova disso é o sucesso que a Mulher Barbeira está fazendo. Na loja, que fica na Serra, região Centro-Sul da capital mineira, os clientes são atendidos exclusivamente por mulheres que cuidam de cabelos masculinos, barbas e bigodes.

Segundo a idealizadora da Mulher Barbeira, Francilaine Dias da Silva Paula, a iniciativa já está dando resultado. “Estamos com a agenda cheia e, no próximo mês, estaremos ampliando o número de funcionárias”, conta. Hoje, a barbearia conta com duas profissionais atendendo e contratará mais duas. A empresa, segundo Fran, como é conhecida, está com o processo seletivo aberto. “Já anunciamos nas nossas redes sociais”, afirma.

Para a empreendedora, o diferencial do serviço é o cuidado. “Mulheres são mais cuidadosas, mais atentas aos detalhes. Além de uma procura grande, observamos que os clientes estão fidelizados”, comemora a empresária.

A decoração da loja é tradicional e, segundo Fran, inspirada nas barbearias do século XVI, quando a profissão de barbeiro ainda era comumente praticada por mulheres, diz a empresária. O aplicativo One Beleza e Bem Estar permite agendar horários em salões, barbearias e spas via smartphone. A Mulher Barbeira está disponível para iOS e Android.

Fonte: O Tempo

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Redesign Experts