Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn

Ciência + Tecnologia = Skincare em dia

  • Written by:

Exames genéticos, tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada, cosméticos manipulados e tratamentos estéticos individualizados impulsionam o mundo da beleza, que ganha cada vez mais adeptos e promete bombar em 2022

Graças aos avanços nas tecnologias e nas pesquisas científicas, o que antes se resumia basicamente a realizar um quiz online que te recomendaria um produto adequado alcançou um novo patamar. Hoje os aliados principais para uma boa skincare estão conectados ao seu dispor, à um toque do celular ou até mesmo dentro do seu próprio DNA.

A tecnologia já nos proporciona, por exemplo, testadores de maquiagem virtuais e aplicativos de inteligência artificial e realidade aumentada capazes de realizar uma avaliação da sua pele e apontar as principais necessidades do tecido cutâneo.

Algumas dos “gadgets” e aplicativos que ganharam força durante esse boom tecnologico incluem a ferramenta de inteligência artificial Skin Score do aplicativo You Cam MakeUp, que, segundo relatório da empresa Perfect Corp., foi usada mais de 40 milhões de vezes em 2021 e, apesar de não substituir a consulta com o dermatologista, pode ajudar a acompanhar o estado de sua pele e realizar as mudanças cosméticas necessárias para mantê-la saudável.

Assim como o quedirinho visto entre os consumidores mega antenados, O Hi-mirror, capaz de mapear a saúde da sua pele diariamente, sugerindo produtos e métodos estéticos para cada tipo de situação. Além de estar conectado à assistente virtual, fornecendo informações sobre o dia e tutoriais diretos do Youtube, definitivamente um match entre o guarda roupa dos sonhos de “Patricinhas de Beverly Hills” com o melhor da Skincare.

E a ciência caminha junto com a tecnologia nessa tendência de personalização da beleza, principalmente com relação aos exames genéticos, que tem ganhado grande popularidade no mundo da beleza. Segundo uma pesquisa encomendada pelo jornal WWD e publicada em dezembro, 55% das mulheres da geração Z e Y realizariam um exame genético para receber uma personalização ainda maior dos cuidados de beleza.

A grande vantagem desses exames e o motivo de sua popularidade está no fato de serem capazes de, através da saliva, analisar o DNA da pele para apontar especificidades como propensão à acne, nível de sensibilidade e reatividade e até mesmo a capacidade de cicatrização do tecido cutâneo.

Esse conceito de personalização também já está bem disseminado dentro das clínicas dermatológicas e estéticas, com cada vez mais médicos apostando na individualização dos tratamentos. “É indispensável que os procedimentos sejam indicados especificamente para cada caso após uma avaliação cuidadosa. Não adianta, por exemplo, querer definir o contorno facial com preenchimento de ácido hialurônico porque ficou bom na sua amiga se o seu problema é flacidez acentuada do terço inferior da face. As chances de o resultado ficar exagerado são grandes”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Cada um de nós possui características únicas e o que funciona para uma pessoa não necessariamente funcionará para a outra. Os procedimentos devem ser realizados sempre de acordo com o rosto de cada paciente, de maneira personalizada. Por isso, é importante consultar o dermatologista sempre com a mente aberta para ouvir as recomendações. Aponte o que te incomoda e veja quais são as opções ideias para você. Essa é a melhor maneira de conquistar resultados satisfatórios e naturais”, finaliza a médica.

 

 

 

Fonte: Revista Lofficiel 12.01.2022

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Social Profile Design Experts