Conheça as startups com a missão de solucionar os maiores desafios da Unilever
Estar próximo de quem está sempre criando novas tecnologias e modelos de negócio inovadores. Essa é uma das razões para grandes empresas como a Unilever investirem cada vez mais em startups. A multinacional acaba de selecionar as vencedoras da 2ª edição de seu programa de aceleração, o Lever-UP. Realizado em parceria com a Liga Ventures, ele escolheu seis startups com potencial para resolver os desafios de negócio da companhia.
Entre as selecionadas está a IZIO, uma plataforma de marketing especializada em varejo que utiliza dados sobre hábitos de consumo, para direcionar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente. Outra vencedora, a catarinense Smarket Solutions, conecta dados de estoque, preços e estatísticas de venda, para auxiliar varejistas a identificarem os produtos mais estratégicos para entrarem em promoção. Já a NMIND é especializada em ciência de dados e mapeia hábitos dos consumidores e o desempenho das marcas nos pontos de venda.
A lista também inclui a Mr. Veggy, que oferece hambúrgueres e salgados congelados vegetarianos, e a Menu.com.vc, plataforma digital de comércio eletrônico que liga distribuidores e indústrias a estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. A Pedala, também selecionada, realiza entregas em até um dia útil para empresas de e-commerce utilizando ciclistas profissionais.
O processo de seleção do Lever-UP contou com 470 inscrições de startups com soluções em áreas como logística, cadeia de suprimentos, tecnologia e sustentabilidade. Após a análise e entrevistas para a apresentação de propostas, o programa selecionou essas seis startups que, durante os próximos quatro meses, receberão mentoria de executivos da Unilever e entrarão em contato direto com as áreas da empresa para criarem novas oportunidades de negócio.
“O objetivo do Lever-UP é promover a inovação aberta para que ambos os negócios se desenvolvam”, diz Alexandra Gomes, gerente de Inovação da Unilever Brasil. “Estar em contato com a agilidade dessas startups nos permite olhar para os desafios da companhia sob novas perspectivas. Em contrapartida, nós as preparamos para o mercado”. Os resultados do programa de aceleração serão usados para direcionar as estratégias e projetos da companhia nos próximos anos.
A Unilever criou um grupo de trabalho multidisciplinar responsável por definir e gerenciar as tarefas relacionadas ao programa. “Estamos falando de entregar uma solução dentro de um prazo incomum para uma grande empresa como Unilever, por isso precisamos não só do engajamento da liderança, mas da participação de todas as áreas envolvidas”, diz Alexandra.
Vida de startup
Criada em 2015, a Pedala, uma das startups selecionadas, nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) com a ideia de realizar entregas usando a bicicleta como meio de transporte. Hoje, a empresa atende indústrias e redes de comércio eletrônico entregando pequenas encomendas. Com mais de 100 ciclistas profissionais e nove bases espalhadas entre São Paulo e Rio de Janeiro, a empresa esperar chegar a 14 pontos até o fim do ano.
No Lever-UP, a startup pretende oferecer o seu modelo de negócio para criar soluções de entrega para as marcas da Unilever. “Queremos ser a opção mais econômica, rápida e sustentável”, afirma Alexandre Messina, fundador da Pedala.
Outra startup participante do programa, a Mr. Veggy terá a missão de aproximar o universo vegano do dia a dia da Unilever. Criada em 2004, a empresa vende 12 toneladas por mês de alimentos vegetarianos congelados, como hambúrguer de soja, coxinha de jaca e pizza vegana, para supermercados, lojas de produtos naturais e restaurantes.
“Nosso propósito é reduzir o impacto causado pela indústria de produtos de origem animal e oferecer alternativas acessíveis e saudáveis para o consumidor”, diz Mariana Falcão, sócia-diretora da Mr Veggy. “O LeverUp será uma oportunidade para entrar em contato com os tomadores de decisão e escalar o nosso negócio”.
Fonte: Newtrade 21.08.19