Exponent Beauty apresenta skincare auto-ativado para consumidores direcionados por dados
A marca Exponent está se apresentando com um ponto de vista revestido de ferro, lançando quatro séruns premium.
Cada sérum apresenta seu próprio pó ativo formulado em torno de um ingrediente ativo herói que sofre degradação, e todos são misturados alternadamente com o mesmo hidratante hialurônico quádruplo. “Não lançaremos produtos apenas para preencher a categoria”, compartilha a fundadora e CEO Liz Whitman. Ela está lançando a Exponent em uma categoria própria chamada “cuidados com a pele autoativados”, com base na noção de que “os cuidados com a pele não devem ser pré-misturados, diluídos ou envasados”. E de onde veio a ideia de inovar em séruns recém-criados e clinicamente comprovados? Acreditem ou não, de uma cadeira de spa.
Durante seu papel como presidente e diretora de marketing da Red Door por Elizabeth Arden, Whitman se viu nas mãos de um dos mais importantes facialistas da marca na Quinta Avenida para um tipo muito luxuoso de pesquisa de mercado. Enquanto a esteticista misturava as máscaras e séruns que estava aplicando, ela explicou que os ingredientes ativos (pense em antioxidantes, vitamina C, retinol) eram incrivelmente frágeis. Ao misturá-los imediatamente antes da aplicação, a degradação devido à exposição ao ar, água ou luz pode ser evitada. Os resultados eram tão impossíveis de negar quanto a ciência. Whitman começou a se perguntar qual a eficácia dos produtos pré-misturados que ela estava vendendo. “Eu não conseguia tirar essa ideia da minha cabeça”, explica ela. Anos mais tarde, depois de seu tempo na Red Door por Elizabeth Arden, ela decidiu testar sua própria teoria.
“A primeira coisa que fiz”, explica Whitman, “foi comprar os produtos clínicos para a pele mais vendidos do mercado e enviá-los para um laboratório independente para testar a concentração do ativo do primeiro ao sexagésimo dia”. Os resultados confirmaram suas suspeitas. Sessenta por cento dos produtos testados nem sequer tinham uma concentração inicial que fosse benéfica para a pele. Além disso, os produtos perderam cerca de 40% de sua concentração de ingrediente ativo em apenas oito semanas.
Dar vida à Exponent aconteceu alguns anos depois e começou com a complicada equação de construir uma fórmula que pudesse manter sua eficácia, evitando a degradação provocada pelo ar, água e luz. Whitman diz que um terço do processo se resumia à fórmula, e os dois terços restantes foram gastos em embalagens. “O dispenser em si tem 19 peças”, diz ela. Esta série de rodas que se movem em diferentes direções ao mesmo tempo, libera o poder do skincare misturado na hora, em vez de expirar em um frasco. Atingir a quantidade certa de pó e líquido em uma proporção precisa, ou o que Whitman chama de “uma concentração ideal para obter benefícios sem irritação”, é o que diferencia a Exponent na categoria de auto-ativação.
A pesquisa e o desenvolvimento levaram três anos e, depois que a enorme quantidade de pesquisas proprietárias foi coletada, Whitman pensou: “Por que estamos apenas sentados nisso?” O Exponent Standard – um novo padrão para um skincare eficaz – nasceu. O banco de dados de recomendações fica no site da Exponent e celebra a ênfase da marca em valorizar quais produtos estão completos sobre os que estão livres. Três critérios devem ser atendidos para serem incluídos: os produtos devem conter um dos 12 ingredientes testados e comprovados em cuidados com a pele, em uma concentração que se mostre realmente benéfica, e devem ter sido submetidos a testes clínicos medidos com instrumentação. “Examinamos 500 produtos e encontramos 79 que se encaixam nessas qualificações”, compartilha Whitman.
A constante evolução do mercado de skincare preparou o mercado para uma marca como a Exponent. “Três anos atrás, a categoria de maior crescimento em cuidados com a pele era clean, agora é clínica”, compartilha Whitman. “As pessoas estão procurando por resultados entregáveis. As pessoas estão potencialmente começando a duvidar do que a beleza clean pode oferecer para elas.” O Exponent Standard aborda a fadiga do consumidor no autodiagnóstico e um mar de recomendações das mídias sociais. Ter um recurso baseado em dados com resultados compráveis serve como um antídoto para sugestões sem contexto, de estranhos, com um link associado.
A comunicação direta é parte integrante de como a Exponent atende à necessidade do cliente de resultados reais apoiados pela ciência. “Nós não falamos com o cliente”, explica Whitman. Ela credita a apreciação dos consumidores por estatísticas, dados e fatos reais (ao invés de ficção) como parte dessa abordagem.
Direto não é igual a chato. A embalagem da Exponent contraria a estética minimalista e totalmente branca dos últimos anos. A marca procura formar uma nova perspectiva; embalagens que façam a compra valer a pena e que sejam ambientalmente consciente. Fatores como a falta de resíduos de plástico na embalagem, os refis embalados em potes coloridos com tampas de alumínio e uma certificação B Corp apontam a esse favor. “Estamos todos procurando um pouco de alegria em nossas vidas”, compartilha Whitman. Alegria, ao que parece, e cuidados com a pele autoativados impulsionados por dados e resultados em tempo real.
Fonte: Beauty Matter 10.04.22