A L’Oréal lança hoje seu novo programa de sustentabilidade “L’Oréal para o Futuro”, estabelecendo as mais recentes ambições do Grupo para 2030.
No contexto de crescentes desafios ambientais e sociais, a L’Oréal está acelerando sua transformação em um modelo que respeita os limites das Fronteiras Planetárias e reforça seus compromissos com a sustentabilidade e a inclusão:
• Transformar os negócios da L’Oréal para respeitar os limites do planeta;
• Até 2025, todos os sites da L’Oréal alcançarão a neutralidade de carbono melhorando a eficiência energética e usando 100% de energia renovável;
• Até 2030, 100% dos plásticos usados nas embalagens dos produtos da L’Oréal serão de fontes recicladas ou de fontes renováveis;
• Até 2030, a L’Oréal reduzirá em 50% as suas emissões de gases de efeito estufa por produto acabado, em comparação com 2016;
• Contribuir para solucionar os desafios do mundo, apoiando necessidades sociais e ambientais urgentes, por meio de um plano sem precedentes lançado em maio de 2020;
• L’Oréal está alocando €150 milhões para tratar de questões sociais e ambientais urgentes.
Para capacitar seus consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis, a L’Oréal desenvolveu um mecanismo de Rotulagem de Impacto Ambiental e Social do Produto, que será implantado progressivamente em todas as suas marcas e categorias. O mecanismo possui uma escala de A a E, e é endossado por especialistas científicos independentes e verificado por um auditor independente.
“A revolução sustentável da L’Oréal está entrando em uma nova era. Os desafios que o planeta está enfrentando são inéditos e é essencial acelerar nossos esforços para preservar um espaço operacional seguro para a humanidade. Fazemos essa aceleração em nossas próprias operações comerciais e em nossa contribuição para a sociedade em geral. Sabemos que os maiores desafios ainda estão por vir e a L’Oréal permanecerá fiel à sua ambição: operar dentro dos limites do ecossistema do planeta”, afirmou Jean-Paul Agon, presidente e CEO da L’Oréal.
Transformar os negócios da L’Oréal para respeitar as “Fronteiras Planetárias”
“Fronteiras Planetárias” são os limites do ecossistema planetário que, se ultrapassados, comprometem a capacidade da Terra como habitat para o desenvolvimento humano. Cientistas concordam por unanimidade que respeitar esse espaço para a humanidade precisa ser uma prioridade nas próximas décadas, razão pela qual a L’Oréal pretende operar todo o seu negócio dentro dos limites do planeta.
Para isso, o Grupo definiu novas metas quantificáveis para 2030 para combater as mudanças climáticas com o apoio da iniciativa “Science Based Targets”, mas também está indo um passo além ao abordar três outras questões ambientais importantes: preservação da biodiversidade, gestão sustentável da água e economia circular.
Para garantir que o negócio respeite os recursos limitados do planeja, e que seja justo para as comunidades com as quais trabalha, a L’Oréal não apenas continuará a reduzir seus impactos ambientais diretos, mas também os impactos de toda a sua atividade, incluindo os de seus fornecedores e consumidores.
“Na última década, transformamos profundamente nossa empresa, colocando a sustentabilidade no centro do nosso modelo de negócio. Com nossos novos compromissos, estamos entrando em uma nova fase de aceleração dessa transformação: indo além do impacto ambiental direto, ajudando os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis, além de gerar contribuição social e ambiental positiva. Como líder do setor, consideramos que é nosso papel contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”, disse Alexandra Palt, Vice-Presidente de Sustentabilidade da L’Oréal.
Um exemplo concreto do que a L’Oréal deseja alcançar: até 2025, todos os locais de fabricação, administração e pesquisa do Grupo serão carbono neutro, melhorando a eficiência energética e usando 100% de energia renovável. Com esse compromisso, a L’Oréal deseja contribuir para a transição energética nos países onde atua.
Empoderar os consumidores da L’Oréal para escolhas sustentáveis de consumo
A L’Oréal considera que embarcar em seu ecossistema de negócios (clientes, fornecedores e consumidores) faz parte de sua responsabilidade.
Para ajudar seus 1,5 bilhões de consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis, a L’Oréal desenvolveu um mecanismo de Rotulagem de Impacto Ambiental e Social do Produto. A rotulagem incluirá uma pontuação em uma escala de A a E, onde um produto “A” é considerado como “o melhor” em termos de impactos ambientais e sociais. O método foi aprovado por especialistas científicos independentes e todos os dados foram verificados pelo Bureau Veritas Certification, um auditor independente. Os rótulos e as pontuações estarão disponíveis nas páginas da internet dos produtos.
A primeira marca a implementar a nova metodologia é Garnier, inicialmente em seus produtos para cabelos. Esta rotulagem será progressivamente estendida a outros países e marcas.
Contribuir para solucionar os desafios do mundo, apoiando necessidades sociais e ambientais urgentes, por meio de um plano sem precedentes lançado em maio de 2020
A L’Oréal anunciou em maio de 2020 que alocará € 150 milhões para tratar questões sociais e ambientais urgentes:
• A L’Oréal está direcionando 100 milhões de euros em investimentos de impacto, a fim de atuar em desafios ambientais. 50 milhões de euros serão usados para financiar projetos de restauração de ecossistemas marinhos e florestais naturais danificados, por meio do Fundo L’Oréal para a Regeneração da Natureza, a ser operado pela Mirova, uma afiliada da Natixis Investment Managers, dedicada ao investimento de impacto. Outros 50 milhões de euros serão direcionados ao financiamento de projetos vinculados à economia circular.
• Para apoiar mulheres vulneráveis, a L’Oréal também está criando um fundo de doações de 50 milhões de euros que apoiará organizações de campo e instituições de caridade locais em seus esforços para combater a pobreza, apoiar as mulheres a alcançar a integração social e profissional, fornecer assistência de emergência a refugiadas e mulheres com deficiência, prevenir a violência contra as mulheres e apoiar as vítimas.
Sobre os compromissos de sustentabilidade da L’Oréal: não estamos começando do zero
Desde o início, a L’Oréal percebeu a necessidade de responder aos desafios ambientais. Como empresa industrial, decidiu que combater o impacto ambiental de suas fábricas e centros de distribuição era o primeiro passo mais óbvio e necessário para iniciar seu processo de transformação. Esta primeira fase está quase concluída.
• Desde 2005, o Grupo reduziu as emissões de CO² de suas plantas e centros de distribuição em 78% em termos absolutos, excedendo a meta inicial de 60% até 2020, enquanto o volume de produção aumentou 37% no mesmo período.
• No final de 2019, a L’Oréal tinha 35 sites neutros em carbono (o que significa que eles usam 100% de energia renovável), incluindo 14 fábricas.
Em 2013, a L’Oréal decidiu abordar o centro do seu negócio, o desenvolvimento de produtos de beleza, com seu programa global de sustentabilidade Sharing Beauty With All, anunciando objetivos tangíveis de sustentabilidade para 2020. No programa, havia uma ferramenta inovadora conhecida como SPOT (Ferramenta de Otimização de Produtos Sustentável), criada para avaliar e melhorar o desempenho ambiental e social dos produtos em todas as marcas. A sustentabilidade está agora totalmente integrada ao processo de design dos novos produtos do Grupo, desde suas etapas iniciais.
• 85% dos produtos criados ou reformados em 2019 tiveram um perfil ambiental e social aprimorado.
• Até o final de 2019, a L’Oréal ajudou 90.635 pessoas de comunidades carentes a encontrar emprego por meio dos programas de compra e inclusão solidária.
• A L’Oréal é a única empresa no mundo a alcançar a pontuação “A” em todas as três classificações do CDP – proteção climática, gestão da água, preservação da floresta – por 4 anos seguidos.