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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & Negócios Entrevista“O Brasil é uma verdadeira fonte de crescimento para nossos mercados”, diz presidente da Gattefossé

“O Brasil é uma verdadeira fonte de crescimento para nossos mercados”, diz presidente da Gattefossé

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Ségolène Moyrand visitou o país e detalhou os pilares, os compromissos e as ações de responsabilidade social e corporativa da companhia

Por Estela Mendonça

“O Brasil é uma verdadeira fonte de crescimento para nossos mercados”, afirmou Ségolène Moyrand, presidente do Grupo Gattefossé, em entrevista exclusiva ao Portal Cosmetic Innovation, quando visitou a operação brasileira no final de novembro. Representando a quinta geração da empresa familiar fundada em 1880, na França, a executiva sucedeu, no ano passado, seu pai Jacques Moyrand, que presidiu a companhia por 25 anos.

Ségolène ingressou na empresa em 2006 e, em 2019, assumiu a liderança da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) para todo o grupo, conhecimento e experiência que reforçam agora a disposição e o comprometimento da gestão positiva dos negócios da Gattefossé nos próximos anos.  “Ser uma empresa rentável, comprometida e inovadora, contribuindo para um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade civil é o nosso objetivo”, resumiu.

Outro grande desafio, para Ségolène, é compartilhado com muitas mulheres em posições de liderança nos negócios: “Administrar uma empresa e ser mãe de dois filhos exige acrobacias para encontrar o tempo necessário para fazer as duas coisas”, reconheceu Ségolène, que não é a primeira mulher a chefiar a empresa. Sua bisavó, Blanche Gattefossé, foi presidente por 20 anos.

Como você enxerga a Responsabilidade Social e Corporativa na Gattefossé?

Abordar questões ambientais e sociais sempre fez parte da cultura Gattefossé desde a sua criação em 1880.

Para mim, liderar a transição para um modelo de negócios que combina crescimento sustentável e interesse geral é um esforço coletivo. Ser uma empresa rentável, comprometida e inovadora, contribuindo para um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, é o nosso objetivo.

Este objetivo está no centro do nosso roteiro de RSC chamado Gatt’Up&Act.

Quando e por que Gattefossé criou uma área específica de RSC?

Ainda que a Responsabilidade Social Corporativa sempre tenha sido intuitivamente integrada à nossa estratégia de desenvolvimento, precisávamos estruturar nosso processo e fortalecer nossos compromissos. Em 2018, criamos um grupo de trabalho multifuncional interno encarregado de esclarecer nossa estrutura de RSC, juntamente com seu plano de ação e implementação.

Hoje, além desse grupo, temos uma equipe dedicada liderada pelo nosso líder do grupo de RSC. Através do Gatt’Up & Act, pretendemos envolver todos os nossos stakeholders – colaboradores, clientes, distribuidores, fornecedores…-, para agir em prol do bem comum e do interesse geral. Acredito muito na força do esforço coletivo e é assim que faremos a diferença.

Quais são as bases que norteiam a RSC?

Nosso roteiro de RSC está estruturado em torno de três pilares principais.

O primeiro, preservando nosso meio ambiente, leva em consideração nossa transição energética, gestão sustentável da água, gestão de resíduos e sustentabilidade de nossas matérias-primas.

O segundo, cuidar das nossas pessoas, trata do bem-estar no trabalho, desenvolvimento de habilidades, segurança, saúde e igualdade de oportunidades para todos os nossos funcionários em todo o mundo.

Por último, mas não menos importante, agir como cidadão do mundo. Este é sobre agir eticamente no dia a dia e engajar nossas comunidades locais para o bem comum, como empresa, mas também como indivíduo.

Há 10 prioridades que estão incluídas nestes 3 pilares, as quais fazem sentido para a Gattefossé e que estão diretamente ligadas às nossas atividades.

Você poderia citar exemplos de compromissos e ações práticas implementadas pela área?

Claro!

Começando pelo nosso primeiro pilar “preservando o meio ambiente”. Nossa primeira prioridade é reduzir os impactos gerados direta ou indiretamente por nossas atividades no clima, na água e na biodiversidade. Nesta área, cada pedacinho conta. Posso citar três exemplos para ilustrar isso.

• Quando falamos em sustentabilidade de nossas matérias-primas, damos muita atenção à cadeia produtiva do óleo de palma e seus derivados. Desde 2010, somos membros da RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil). Em 2013, o local de produção de Saint-Priest obteve a certificação RSPO. A unidade de produção de Cingapura também foi certificada em 2019. Desde 2018, qualquer novo ingrediente que use óleo de palma bruto ou derivados de óleo de palma/ óleo de palmiste em seus processos de fabricação deve atender ao modelo de Balanço de Massa (Mass Balance: MB). Até 2023, 100% de nossos ingredientes de cuidados pessoais serão certificados RSPO MB, contribuindo assim para a produção de óleo de palma sustentável certificado. Um processo que também estamos iniciando com nossos insumos farmacêuticos, mesmo que esse mercado não seja tão maduro quanto o de cuidados pessoais nesse tema. Entre outubro de 2022 e março de 2023, 16 produtos do portfólio farma serão atualizados para o grau MB.

• Todos os anos, também realizamos, voluntariamente, uma avaliação de carbono para levar em consideração as questões do aquecimento global em nossa estratégia e reduzir nossa emissão de carbono. Também utilizamos o Carbon Disclosure Project (CDP) para avaliar nossa gestão de emissões. Atualmente, estamos no processo de formalização de nossa trajetória de carbono. Isso significa estabelecer objetivos ambiciosos e realistas para limitar nosso impacto nas mudanças climáticas, respeitando o Acordo de Paris.

• Pretendemos reforçar diariamente a eco-responsabilidade dos nossos ingredientes. Todos os novos ingredientes de cuidados pessoais são desenvolvidos de acordo com critérios de origem sustentável e design ecológico, que certificamos com o selo francês ERI 360°. Esta certificação altamente exigente, cocriada por players da indústria cosmética, incluindo Gattefossé, e um time de especialistas científicos, permite avaliar toda a cadeia de valor de nossos produtos. Ela mede seu desempenho ético, social e ambiental e traz transparência e rastreabilidade para nossos clientes.

Cinco principais ingredientes ativos de cuidados pessoais foram certificados ERI 360°: ♦EleVastin™ (Prata)

♦Gatuline® RC Bio (Prata)

♦Gatuline® Link n Lift (Prata)

♦Gatuline® Renew (Prata)

♦EnergiNius® (Bronze).

Como uma empresa familiar, desde 1880 estamos comprometidos em cuidar de nossos talentos em todo o mundo. Nossos funcionários são nosso maior recurso, como resume nosso slogan “People Make Our Name”. O pilar social “cuidar das nossas pessoas” visa promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de cada colaborador, permitir que todos trabalhem com total segurança e boa saúde, ao mesmo tempo em que implementam valores sociais fortes e inclusivos.

Estamos realizando muitas iniciativas, mas a mais significativa é o desenvolvimento de um programa mundial sobre gestão. Diretores, gerentes e funcionários construíram juntos um referencial para definir práticas comuns que queremos implementar em todo o grupo.

Por fim, o pilar social “atuando como cidadão do mundo”, ou seja, as contribuições da empresa para bem comum fazem parte dos fundamentos da cultura da Gattefossé. Baseia-se em duas questões prioritárias: as relações éticas com os vários stakeholders da nossa cadeia de valor e o envolvimento cívico da empresa e de todos os seus colaboradores em torno da saúde, ciência, ambiente e solidariedade. Hoje, mais do que nunca, a empresa tem um papel a desempenhar nas comunidades ao seu redor. Acredito na nossa generosidade e estou convencida de que todos podemos nos mobilizar e contribuir para o bem comum.

Temos muitos exemplos, e isso é muito difícil de escolher, mas cito alguns que significam muito para mim.

• Estamos comprometidos em apoiar a proteção da biodiversidade nos territórios onde adquirimos nossos ativos. Na ilha francesa Réunion, por exemplo, apoiamos nossos parceiros em programas de certificação e reflorestamento ecológico.

• As iniciativas locais de solidariedade se multiplicam em todas as filiais do grupo Gattefossé. O time brasileiro, por exemplo, patrocinou duas iniciativas beneficentes em 2021 em prol de crianças com doenças metabólicas hereditárias.

• O maior exemplo para mim é a nossa Fundação Corporativa. Criada há 15 anos, a Gattefossé Foundation está envolvida com a saúde e o interesse geral. Está comprometida, na França e no exterior, em desenvolver a aromaterapia clínica para melhorar o atendimento ao paciente.

Somos uma empresa familiar, e desde o início sempre ajudamos as comunidades ao nosso redor. Isto é parte do nosso DNA!

Como sua área pode gerar uma vantagem competitiva no mercado?

A RSC também é cada vez mais importante para nossos clientes. Somos um elemento importante na sua cadeia de valor. Portanto, trabalhar de mãos dadas com nossos clientes e lhes oferecer ingredientes responsáveis pode ser benéfico para ambos. A RSC é uma oportunidade para melhorarmos, adaptarmos e inovarmos continuamente não só no desenvolvimento dos nossos produtos, mas também na forma como os fabricamos, fazemos negócios e colaboramos.

Como a empresa envolve a cadeia de suprimentos para se adequar aos princípios e práticas de responsabilidade social e corporativa da Gattefossé?

Estamos comprometidos em respeitar a ética nos negócios, incluindo direitos humanos, meio ambiente e biodiversidade. Fazemos isso implementando uma Política de Aquisição Responsável, com a qual pedimos aos parceiros que se comprometam.

Atualmente, 95% dos nossos fornecedores de matéria-prima ligados à produção são signatários do nosso termo de Compra Responsável.

Para garantir maior transparência e rastreabilidade de nossas matérias-primas, estruturamos nossos processos de sourcing por meio de uma ferramenta que integra informações específicas como dados técnicos, ambientais ou sociais sobre nossa matéria-prima.

Se voltarmos ao óleo de palma, o desafio que enfrentamos é conseguir a rastreabilidade da cadeia de abastecimento e melhorar as práticas no campo. Fazemos parte dos players do setor que avançam nesse tema ao integrar o consórcio ASD (Action for Sustainable Derivatives). Mais uma vez, nosso impacto é muito mais significativo graças ao esforço coletivo.

Além disso, publicamos nossa política de NDPE (No Deforestation, no Peat, no Exploitation) a fim de contribuir para a luta contra o desmatamento e garantir o respeito aos direitos humanos na cadeia de fornecimento de derivados de palma.

Quais conquistas podem ser citadas como exemplo de reconhecimento da responsabilidade social e corporativa na Gattefossé?

Em 2021, fomos classificados no TOP 1% da plataforma Ecovadis ao receber a medalha de Platina com nota 74/100. A avaliação EcoVadis nos permite destacar nossos pontos fortes e identificar áreas de melhoria.

A Gattefossé também recebeu a certificação ISO 14001:2015 para sua principal unidade de produção na França. Esta é uma ótima ferramenta estruturante para definir os requisitos de um sistema de gestão ambiental, que nos ajudará a atingir nossos objetivos estratégicos. Acabamos de receber os resultados de nossa auditoria de acompanhamento, que são muito positivos.

RSC é melhoria contínua.

Como uma empresa divulga a implementação de práticas sustentáveis e incentiva outras empresas?

Não se pode ter uma abordagem de RSC isolada, pois o sucesso depende da aliança e convergência de todos os stakeholders. É importante trabalhar com nossos clientes, nossos subcontratados, nossos fornecedores e nossos funcionários. Internamente, comunicamos, treinamos e tentamos incluir a RSC em toda a empresa.

A comunicação é essencial, mas prestamos muita atenção para não exagerar. Comunicamos apenas sobre o que fazemos e causamos um impacto real. Como mencionado anteriormente, também estamos trabalhando de mãos dadas com empresas do nosso setor para ter uma participação mais forte. Foi o que fizemos ao participar da criação do selo ERI ou do consórcio ASD.

Você acredita que o gasto com a RSC já é considerado um investimento pelas empresas?

De fato, a RSC custa dinheiro e hoje estamos adotando uma abordagem voluntária. Este é um investimento de longo prazo e, como empresa familiar, sabemos que é a coisa certa a fazer.

Consideramos a RSC uma alavanca de crescimento, uma fonte de oportunidade e inovação, e procuramos ter uma abordagem sustentável em tudo o que fazemos.

No que diz respeito aos produtos, a sustentabilidade está se tornando um must-have, para o planeta claro, mas também porque é isso que os consumidores procuram hoje. É isso que nossos clientes esperam de nós. E inovar não é apenas criar produtos, mas também desenvolver ingredientes mais naturais, eficientes e sustentáveis.

Qual é o objetivo de sua vinda ao Brasil?

A América Latina é uma área que temos desenvolvido há vários anos. O Brasil é uma verdadeira fonte de crescimento para nossos mercados. É importante vir e conhecer nossos clientes e parceiros locais para entender suas necessidades e conhecer melhor as expectativas do mercado.

Esta é uma forma de melhorar o nosso caminho de desenvolvimento que está em constante movimento. E é sempre um prazer visitar nossa filial brasileira.

Quais são os principais desafios da sua posição?

Eu represento a quinta geração da família Gattefossé. Meu objetivo é fazer com que a empresa continue se desenvolvendo e seguindo o caminho de sucesso iniciado pelos membros da família antes de mim enquanto empresa independente. Esta é a minha prioridade número um.

E, para ser sincera, um dos meus outros grandes desafios é encontrar o equilíbrio certo na vida e o alinhamento constante entre administrar uma empresa e ser mãe de dois filhos, isto exige acrobacias para encontrar o tempo necessário para fazer as duas coisas.

 

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