Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisO que a indústria da beleza tem a oferecer às peles sensíveis

O que a indústria da beleza tem a oferecer às peles sensíveis

  • Written by:

À medida que a clean beauty avança, opções de cosméticos para peles sensíveis também proliferam

Por Estela Mendonça 

Muitas condições de saúde como câncer e diabetes podem impactar na saúde da pele. Há alguns anos, isso era motivo para que muitos consumidores precisassem recorrer às poucas e caras opções disponíveis. Com o avanço da clean beauty, esse cenário tem se modificado e as formulações que atendem as necessidades das peles sensíveis vêm se popularizando no mercado.

‘’A pele sensível é reativa e se caracteriza por apresentar sintomatologias específicas, como formigamento, coceira, ressecamento, ardência e às vezes associadas à vermelhidão. Qualquer tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista, pode se tornar sensível”, explica a dermatologista Ana Coutinho, diretora médica da Pierre Fabre Brasil, pontuando que os sintomas típicos da pele sensível podem se manifestar a todo momento ou ser causados por fatores internos e, em sua grande maioria, externos.

Quem possui a pele sensível, segundo Ana, deve prezar por cuidados diários que mantenham protegida a barreira cutânea, de forma hidratada e nutrida. Estas medidas devem impedir a perda de água transepidérmica e garantir a manutenção dos nutrientes importantes para a revitalização e regeneração das células. “A pele, quando desprotegida, fica opaca, áspera, sem elasticidade e descama facilmente, podendo gerar linhas de expressão mais aparentes com aceleração do processo de envelhecimento”.

Ana Coutinho, diretora médica da Pierre Fabre Brasil

Ana cita alguns produtos da marca Avène, de propriedade da Pierre Fabre, que ajudam as pessoas com peles sensíveis nos cuidados diários da pele. A Água Termal Avène é um deles. “Atualmente, existem mais de 150 estudos clínico-científicos que comprovam a eficácia da água termal Avène nos tratamentos de problemas de pele, como dermatite atópica, eczema, psoríase, ictiose, prurido crônico e prurigos, cicatrizes desconfortáveis, efeitos pós queimaduras, líquens mucosos cutâneos, problemas com as membranas mucosas orais, condições do couro cabeludo ou mesmo após tratamentos oncológicos”, conta.

A Água Termal Avène, rica em sílica, outros minerais e oligoelementos, acalma instantaneamente a pele sensível, irritada ou com tendência a alergias. Por isso, ela compõe outros produtos da marca, como o bálsamo XeraCalm, que alivia a pele muito seca propensa a eczema atópico e prurido, graças à combinação de ingredientes do I-modulia®, posbiótico derivado da Água Termal Avène, que reduz a coceira, estimula as defesas da pele e combate a irritação, e o Cer-omega, lipídeos semelhantes aos da pele que atuam para reduzir o ressecamento e restaurar a barreira cutânea.

A pele e o câncer

Natália Brezinski, que fundou a Lieve, uma empresa de cosméticos que busca fazer produtos de beleza que melhorem o bem-estar e a autoestima de pacientes oncológicos, lembra que a pele pode se tornar ressecada com a quimioterapia. A marca oferece cosméticos oncológicos para peles sensíveis.

Natália Brezinski, fundadora da Lieve

Os produtos são hipoalergênicos, veganos, cruelty free e livres de parabenos, sulfatos e petrolatos. São feitos a partir de ingredientes naturais, dermatologicamente testados e indicados para peles sensíveis e irritadas.

“Nossas fórmulas foram estudadas com base neurocientífica para trazer experiências sensoriais prazerosas durante os momentos de autocuidado com a pele. São texturas inovadoras, que se fundem na pele de maneira extremamente delicada, aveludada, que agem como uma carícia e higienizam, hidratam e restauram a barreira cutânea”, relata Natália.

Além disso, apostar no uso de uma linha completa de cosméticos desenvolvidos exatamente para pessoas que enfrentam o câncer, segundo Natália, pode diminuir as dificuldades dos tratamentos comuns, que podem estar envoltos em dores e desconforto. “Certamente esses pequenos momentos de felicidade distribuídos ao longo do dia durante as rotinas de cuidados com a pele, o banho, a preparação para dormir e até para relaxar podem beneficiar enormemente os pacientes em qualquer fase do tratamento da doença”, diz.

Impacto do diabetes

Já em relação ao diabetes, uma das características é o envelhecimento precoce da pele, o que pode antecipar rugas, manchas e flacidez. Para amenizar esses problemas, a farmacêutica Verônica Rêgo de Moraes, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, criou um dermocosmético com formulação à base de extratos de semente de girassol e alga vermelha.

Verônica Rêgo de Moraes, farmacêutica da USP

Verônica diz que a fórmula deixou a pele mais firme e com menos rugas aparentes. “O pH da pele da pessoa com diabetes, que normalmente apresenta alteração, também foi corrigido, junto com a barreira hidrolipídica, fazendo com que essa pele perdesse menos água após três meses de uso do dermocosmético desenvolvido”, disse ao Jornal da USP.

O tipo de diabetes escolhido para análise foi o 2, que envelhece a pele através da glicação, ou seja, o açúcar interage com o colágeno fazendo com que ele perca a função de sustentação da pele.  No estudo, as pacientes apresentavam uma perda maior de água, demonstrando que a barreira cutânea delas é mais danificada em relação à pele saudável. “É normalmente uma pele menos hidratada, o que corrobora com a doença, porque pessoas portadoras da doença falam que elas sempre bebem água, mas parece que estão com sede constante”. Patrícia Maia Campos, professora de cosmetologia e orientadora do estudo, afirma que a pesquisa serve como embasamento para a criação de novos cosméticos.

Produtos específicos

Afirmando que cerca de 30% das pessoas que têm diabetes, seja do tipo 1 ou 2, desenvolvem um problema de pele em algum momento durante o curso da doença, a Sumred desenvolveu a Regenèr Emulsão,  especialmente para peles especiais, como a pele das pernas e pés do diabético, e que exigem cuidados muito específicos e diferenciados. Ela tem em sua composição elementos naturais, com destaque para o Aloe vera, além da camomila (calmante), da calêndula (cicatrizante), da alantoína e do pantenol. O produto não possui fragrâncias, parabenos, álcool, pigmentos e corantes, e mantém o teor hídrico na pele por mais de oito horas. Além disso, melhora a microcirculação e oferece mais oxigênio, melhorando o aspecto, a textura, a resistência, a coloração e estimula a formação de colágeno na sua pele.

Proteção reforçada

Também considerando a pele do diabético, principalmente nas pernas e pés, que tende a ficar seca e mais vulnerável a coceiras, rachaduras e, consequentemente, a lesões e infecções, o Creme Hidratante Diabetim da Ewwá foi desenvolvido com ativos vegetais como extrato de cravo, melão de São Caetano, moringa, barbatimão e Aloe vera, ricos em vitaminas A,B,C e E, atuando de forma vigorosa na proteção da pele diabética, auxiliando na assepsia e cicatrização.

Reparação e prevenção

A ISDIN oferece o Ureadin Podos Db Creme para pés diabéticos, que promete proteger da  fragilidade e ajudar a reparar os ressecamentos e a controlar a secura e a coceira dos pés do diabético. O produto contém argenina, carnosina, rosa mosqueta e ureia, que hidratam intensamente, restauram e reparam a barreira cutânea, reforçam os mecanismos naturais de defesa e previnem futuras complicações.

Bloqueio de marcadores

Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da  Tovani Benzaquen – Part of Barentz, reforça que doenças como diabetes e os tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem afetar a saúde da pele, de uma simples reação alérgica até uma lesão grave, o que pode levar o paciente a interromper o tratamento. “Os cosméticos devem ser suaves e conter substâncias com propriedades hidratantes, calmantes, moduladoras de inflamação, fortalecedoras da barreira cutânea contra fatores agressivos decorrentes da poluição e preservadoras da microbiota, além de defesa contra microrganismos e que auxiliem na regeneração da pele”.

Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen – Part of Barentz

A executiva lembra que a Volp/Tovani Benzaquen conta com uma linha extensa de ativos que podem auxiliar no cuidado da pele sensibilizada. O AquaCacteen™, da parceira Mibelle Biochemistry, por exemplo, apresenta mecanismo de ação semelhante à lidocaína, ao bloquear a liberação de marcadores de estresse de células nervosas sensoriais relacionados à inflamação e à irritação na pele, atuando como um calmante cutâneo, além de promover alta hidratação, mesmo em produtos enxaguáveis.

Rosangela comenta, ainda, que a perda do gradiente de cálcio na pele é um fator importante para a ruptura da barreira cutânea e indica o EpiCalsome™, que apresenta um sistema de liberação inovador que encapsula íons de cálcio. “Ao entregar íons de cálcio biodisponível, regenera a barreira epidérmica, fornece proteção imediata e em longo prazo contra agentes externos agressivos e acelera a recuperação e regeneração da pele sensibilizada”, explica Rosangela. Estudos in vitro e in vivo demonstraram que EpiCalsome™ promove a regeneração da barreira cutânea em idosos, diabéticos, pessoas com dermatite atópica ou com peles extremamente secas.

Polissacarídeo por fermentação

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, observa que a pele sensível geralmente não é um diagnóstico médico, mas uma constatação ou reclamação.

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia

“Ela é mais reativa e facilmente irritada pelos elementos externos, como vento, sol, calor ou frio, ou por produtos de uso tópico. Outros possíveis gatilhos incluem hormônios, falta de sono e até poluição do ar. Quando exposta a um desses elementos desencadeantes, a pele sensível pode queimar ou arder, ficar vermelha ou sentir-se muito desconfortável”, explica.

O Grupo Solabia, reconhecido mundialmente e especialista em fermentação bacteriana há mais de 30 anos, oferece o Rhamnosoft® HP, um polissacarídeo rico em rhamnose obtido por fermentação bacteriana que age no coração da “cascata” inflamatória, protegendo a pele de danos causados por agressões externas. Sua estrutura sacarídica, particularmente rica em rhamnose, age por biomemitismo como um ligante, fixando-se nos receptores dos queratinócitos. Sua ação calmante ocorre por meio da inibição da propagação de inflamação consequente das agressões.

Teste in vivo (abaixo) demonstra a performance de Rhamnosoft®  na redução da intensidade da vermelhidão da pele, que é um dos sintomas que mais incomoda a quem tem pele sensível.

Outra indicação de Ana Paula, que pode ser utilizado em sinergia com o Rhamnosoft® HP em produtos para peles sensíveis, é o ativo prebiótico Bioecolia®, que age preventivamente na microbiota da pele, melhorando o equilíbrio da pele e trazendo a sensação de conforto cutâneo. Prebiótico bioseletivo, este oligossacarídeo alimenta as bactérias comensais da pele, enquanto que as patogênicas têm seu desenvolvimento restrito por não conseguirem quebrar sua ligação alfa. “Por manter a flora bacteriana cutânea equilibrada, o Bioecolia® é um ótimo aliado para peles secas e sensíveis, trazendo conforto e saúde para a pele”.

Surfactantes suaves

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, recomenda que, ao desenvolver produtos para peles sensíveis, que são mais propensas a reações alérgicas, é importante eliminar quaisquer ingredientes que possam causar irritação. “A Stepan Company possui uma variedade de surfactantes suaves e gentis que podem auxiliar no desenvolvimento de produtos com esse objetivo”, garante.

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan

Uma opção de surfactante primário que os formuladores devem considerar, segundo Fernanda, é o ALPHA-STEP® PC-48 da Stepan. Ele é um éster metílico sulfonado que pode fornecer à formulação um alto volume de espuma e suavidade. Já para uma espuma mais cremosa, a indicação é o AMPHOSOL® CDB-HP,  um poderoso surfactante secundário que facilita o espessamento da formulação e deixa a espuma mais sofisticada. “Esta cetil betaína foi desenvolvida especificamente para melhorar a resposta de viscosidade em sistemas livres de sulfato”.

“Para elevar a formulação e proporcionar uma experiência sensorial mais agradável, os formuladores podem adicionar o STEPAN-MILD®L3, surfactante natural com propriedades emolientes que, além de criar uma espuma mais densa e suave, deixa a pele hidratada”, afirma Fernanda,  destacando que ele também pode ser usado como uma alternativa natural aos silicones, com desempenho semelhante aos silicones de tamanho de partícula pequeno e grande.

Microbioma equilibrado

Alessandra Spring Varella, cientista de aplicação cosmética de care specialties da Ashland, entende que o cuidado da pele sensível deve levar em consideração quatro pilares principais: manutenção da hidratação, barreira de proteção, cuidado do microbioma e da imunidade e efeito calmante. Focando nos dois últimos pilares, a Ashland oferece ativos biofuncionais inovadores para o tratamento das peles sensíveis: rosaliss™ e vital et™.

Alessandra Spring Varella, cientista de aplicação cosmética de care specialties da Ashland

Lembrando que o microbioma equilibrado é vital para o desenvolvimento do sistema imunológico e homeostase, a cientista da Ashland explica que, por outro lado, a disbiose, uma perturbação desse microbioma, é caracterizada por um desequilíbrio entre as bactérias comensais (boas), como a S. epidermidis, e bactérias patogênicas, como a S. aureus, que se proliferam quando a pele é perturbada. “Para ajudar a pele a manter a sua microbiota equilibrada, trazemos o ativo rosaliss™”.

Rosaliss™ é um ativo proveniente da rosa de cem pétalas e obtido através da tecnologia patenteada de PSR para a extração dos pequenos RNAs da planta. Segundo Alessandra, seu conteúdo, rico em fitomoléculas e taninos, atua como um prebiótico, protegendo as bactérias comensais e servindo como nutriente para seu crescimento, e também como posbiótico, quando os compostos são bioconvertidos em fitomoléculas pelo microbioma da pele, tornando-se metabólitos secundários, que ajudam a manter a pele saudável.

Considerando que no tratamento das peles sensíveis também é importante reduzir a inflamação e acalmar a pele, Alessandra também indica o vital et™, uma vitamina E fosfatada. “Ela foi projetada para aumentar sua biodisponibilidade na pele e otimizar seus efeitos anti-inflamatórios, ajudando a reforçar os poderes de defesa da pele em níveis tecidual, celular e genômico contra vários tipos de estresse, como UV, mecânico e bacteriano”.

Sais de prata

A Brenntag disponibiliza em sua plataforma de ingredientes uma linha especialmente dedicada de ativos para aplicação em pele sensível. Entre as soluções, Norma Clarice, especialista técnica de personal care Latam, destaca o INACALM®, um ativo vetorizado biomimético com 99% de índice de naturalidade.

Norma Clarice, especialista técnica de personal care Latam na Brenntag

“Baseado em uma sinergia entre aminoácidos e sais de prata, INACALM® é capaz de proteger a pele e o couro cabeludo contra o processo de inflamação ao reduzir os níveis de agentes inflamatórios, como a Interleucina-1”, explica Norma, acrescentando que ele também reduz vermelhidão, sensibilidade, coceira e descamação, além de contribuir para um aumento na taxa dos peptídeos antimicrobianos, que são agentes que atuam no mecanismo de defesa da pele.

Outro ingrediente em destaque é o GENENCARE® OSMS BA, osmólito de base 100% biológica, que desempenha um papel fundamental no combate ao ressecamento da pele, proporcionando hidratação segura e suave e benefícios de proteção até para as peles mais sensíveis.

O GENENCARE® OSMS BA, segundo Norma, atua como umectante, fortalece a barreira da pele e protege as células contra estresses ambientais, controlando o balanço de água celular. “Além disso, mitiga a irritação de surfactantes e reforça a barreira epidérmica (junções celulares), proporcionando hidratação e proteção, além de excelentes benefícios sensoriais”.

Sistema endocanabinoide

Vanessa Arruda, gerente técnica personal care e home care da IMCD, pontua que cuidados eficazes para a pele sensível devem abordar todos os aspectos biológicos importantes: os queratinócitos, as células nervosas e o sistema endovaniloide/endocanabinoide.

Vanessa Arruda, gerente técnica personal care e home care da IMCD

A empresa CLR Berlin, representada pela IMCD, desenvolveu o ativo cosmético adaptogênico Annonasense CLR™ (INCI: Annonna cherimola Fruit Extract), capaz de atuar no sistema endocanabinoide da pele, tornando-a menos sensível e com melhor aparência.

Vários testes in vivo mostraram que o AnnonaSense CLR™ foi capaz de melhorar os parâmetros mais importantes da saúde e bem-estar da pele.  “Em um dos estudos clínicos, voluntários que usaram um gel aquoso com o ativo tiveram a frequência e a intensidade da coceira reduzidas notavelmente, assim como a tensão cutânea. Eles também relataram melhora no bem-estar geral e na qualidade de vida”, comenta Vanessa.

Também da empresa CLR, outra indicação da IMCD é o ativo ProRenew Complex CLR™ (INCI: Lactococcus Ferment Lysate), baseado em um lisado de Lactococcus lactis, que estimula a autorrenovação da pele de forma eficaz.

“Os probióticos são conhecidos por sua capacidade de apoiar o sistema imunológico do nosso corpo. Com o ProRenew Complex CLR™, esta característica foi traduzida com sucesso para cuidados cosméticos com a pele”, afirma Vanessa, acrescentando que suas células probióticas lisadas são capazes de acelerar e melhorar a qualidade dos processos de renovação da pele. Em um estudo clínico, após a remoção do estrato córneo por tape stripping, a renovação da pele e a recuperação de sua função de barreira foram aceleradas com o uso do ProRenew Complex CLR™.

Mercado atento

Com a maior disponibilidade de ingredientes, muitas marcas voltadas ao consumo de massa têm realizado lançamentos para peles sensíveis.

Milena Gurgel, gerente sênior de marketing da Johnson & Johnson Consumer Health

A Neutrogena Norwegian, uma linha corporal com forte endosso dermatológico, foi relançada e as formulações de suas versões com e sem fragrância passaram a contar com aveia prebiótica. No início do ano passado, a companhia apresentou no congresso da Academia Americana de Dermatologia (AAD), em Boston (EUA), 11 estudos que beneficiam a pele e um dos destaques foi a aveia prebiótica nutritiva. “A pele é a primeira linha de defesa do corpo e nossa pesquisa levou a inovações de última geração que mostram novas maneiras de cuidá-la e protegê-la. Por isso, a nova fórmula de Norwegian é tão poderosa. Ela foi desenvolvida em parceria com dermatologistas para restaurar a barreira cutânea e evitar o ressecamento excessivo, deixando-a mais macia e nutrida. Além disso, é um produto que respeita o pH natural da pele e é hipoalergênico”, afirma Milena Gurgel, gerente sênior de marketing da Johnson & Johnson Consumer Health.

A linha também conta com a tecnologia Triplelip, que possui ativos similares a estruturas da pele, criando uma barreira natural que a mantém protegida, hidratando por até 48 horas. Possui rápida absorção e restaura a pele esbranquiçada e em descamação pelo ressecamento.

Cremão hidratante

O Cremão Hidratante Repara e Acalma, da Quem disse, Berenice?  é mais uma opção recém-lançada para quem sofre com os problemas de sensibilidade. O produto é o primeiro da QDB pensado e testado para atender com multifuncionalidade a necessidade de cuidado da pele mais delicada do rosto e todo o corpo. Sem álcool e sem fragrância, sua fórmula contém pantenol e centella asiática, conhecida por seu efeito calmante. O produto  promove recuperação intensa do viço da pele e alívio imediato da coceira e vermelhidão, sem pesar ou causar oleosidade.

Hidratante calmante

Para reforçar e estimular os mecanismos naturais das defesas da pele, a Bioderma, marca francesa de acompanhamento dermatológico do Grupo Naos, completou sua linha Sensibio com o hidratante calmante ativo para peles sensíveis, o Sensibio Defensive. O produto, que protege as peles sensíveis e reativas, traz a Defensive Technology, uma combinação de ingredientes biomiméticos que fortalece as defesas da pele contra agressões externas e poluição. Também proporciona ação calmante imediata e duradoura em 97%, uma pele mais protegida e resistente e protegida em 94% contra as agressões externas e uma pele hidratada em 12 horas.

Maquiagem hipoalergênica

A Alergoshop, uma das primeiras empresas no país a corresponder às necessidades das pessoas alérgicas, traz agora a linha de maquiagens Eclat. Os produtos, que garantem a make completa, desde a preparação da pele até a sua finalização, são hipoalergênicos e livres de 95 a 105 substâncias causadoras de irritação ou alergia.

Reparação em 1 hora

O novo Cicaplast B5 Serum, da La Roche-Posay, é o primeiro sérum facial com concentração exclusiva de 10% de vitamina B5 pura, além de ácido hialurônico, atuando na reparação intensa da pele e prevenção de todos os tipos de danos, dos diários até os pós-procedimentos em pele íntegra. Testado em todos os tipos de pele, é indicado para reparar a pele afetada por condições extremas (calor, frio, poluição e pós procedimentos em pele íntegra), Cicaplast B5 Serum proporciona uma ação reparadora super rápida, a partir de 1h de aplicação, além de hidratação regeneradora.

Ácido poliglutâmico

A Simple Organic também está investindo nos cuidados para peles com vermelhidão, desconforto e ressecamento extremo e lançou a Solução Poliglutâmico, com fórmula totalmente natural e derivada da fermentação da soja, que proporciona um aumento de até 200% na hidratação da cútis em 28 dias de uso. Segundo a marca, o ácido poliglutâmico, o complexo botânico enriquecido com zinco e a piperonyl glucose auxiliam na formação de uma camada protetora suave, que deixa a superfície da pele mais elástica, macia, com tom uniforme, além de reduzir a hiperatividade de peles mais sensíveis.

Roupas e pele sensível

A Cetaphil, marca da Galderma com fórmulas que defendem contra cinco sinais de sensibilidade da pele – ressecamento, aspereza, irritação, rigidez e barreira cutânea enfraquecida – lançou uma iniciativa para aumentar a conscientização sobre a conexão entre roupas e pele. A campanha inclui uma parceria com a especialista em moda Hillary Taymour, designer e fundadora da casa de moda Collina Strada, sediada e fabricada em Nova York, que produz suas roupas em pequenos lotes e prioriza tecidos sustentáveis, e a dermatologista Sapna Palep.

Quando os tecidos interagem com a pele que tem uma barreira de pele comprometida, isso pode levar a pele irritada ou condições de pele, como dermatite de contato ou mesmo dermatite de contato têxtil. Durante o inverno, aqueles com pele sensível podem sofrer crises. “Nossa pesquisa mostrou que a pele sensível precisa de cuidados extras, o que pode até tornar a escolha de tecidos um desafio. Como cientista, adoro ajudar as pessoas a terem uma vida melhor por meio de uma pele mais saudável. Nossos dados clínicos mostraram que os produtos Cetaphil ajudam a restaurar e reconstruir a barreira de umidade da pele, ajudando a reduzir o agravamento da pele. Isso ajuda as pessoas a se sentirem confortáveis com sua própria pele e suas roupas”, disse Matthew Meckfessel, diretor de assuntos médicos da Galderma.

Mais comum do que se imagina

Aveeno apresentou recentemente os resultados de seu primeiro relatório State of Skin Sensitivity, pesquisa online com 1 mil consumidores que examinou as causas da pele sensível e a conexão entre corpo, mente e pele, revelando que 71% dos adultos se identificam como tendo pele sensível, o que representa um aumento de 55% nas últimas duas décadas.

Segundo o relatório de Aveeno, estima-se que 1/3 dos pacientes com doenças de pele como acne, dermatite atópica, psoríase e rosácea sofrem de distúrbios emocionais, incluindo ansiedade e depressão. Além disso, aproximadamente 50% dos adultos com dermatite atópica moderada a grave relataram que ela afeta as funções sociais, sono, produtividade no trabalho, atividades de lazer e relacionamentos familiares.

Também segundo a pesquisa, 90% dos pacientes com rosácea relatam que sua condição diminui sua auto-estima. Embora a pele sensível seja igualmente comum em todas as etnias, mais pessoas com os fototipos I e III de Fitzpatrick relatam ter pele sensível e as com os fototipos IV, V e VI identificam mais frequentemente como tendo pele não sensível.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Redesign Experts