Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.InternacionalPor que a vitamina C é um dos ingredientes mais eficazes para o cuidado da pele

Por que a vitamina C é um dos ingredientes mais eficazes para o cuidado da pele

  • Written by:

Este antioxidante recomendado por dermatologistas oferece muitos benefícios para a pele. Veja como a vitamina C funciona e como tirar o máximo proveito do ingrediente.

Os séruns de vitamina C são lendários por uma razão: eles realmente funcionam. Tom de pele irregular, textura áspera, linhas finas, cicatrizes de acne, opacidade generalizada – você pode citar qualquer problema comum de pele e há uma boa chance de que a vitamina C (e os produtos para a pele nela contidos) seja um tratamento recomendado. E a pesquisa anual do Readers ‘Choice Awards da Allure indicação que ela é um dos ingredientes mais procurados em cuidados para a pele atualmente. Mas como exatamente funciona na pele? Os resultados mais brilhantes e suaves são devidos ao mesmo antioxidante potente encontrado no suco de laranja que bebemos quando estamos resfriados?

Dado que o interesse sobre o ingrediente está aparentemente em alta, um mergulho mais profundo nas maravilhas da vitamina C era justificado. Foram consultados especialistas para ensinar tudo sobre o que realmente torna a vitamina C um ingrediente tão procurado para o cuidado da pele, bem como as melhores maneiras de colher seus muitos benefícios.

Em primeiro lugar, o que é vitamina C?

No que diz respeito à sua pele, a vitamina C é “um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres”, explica a dermatologista Patricia Wexler. “Por causa de suas propriedades antioxidantes, a vitamina C auxilia no processo de regeneração natural da pele, o que ajuda o corpo a reparar as células danificadas da pele.”

Portanto, da mesma forma que consumir alimentos ricos em antioxidantes ajuda seu corpo a lutar contra os radicais livres, os antioxidantes tópicos fazem o mesmo com sua pele, ajudando a compensar os agressores diários, como os danos UV e a exposição à poluição do ar. Os antioxidantes previnem ou reduzem os danos às nossas células, neutralizando a produção de moléculas altamente reativas chamadas radicais livres. Em outras palavras, os antioxidantes ajudam a manter nosso corpo e as células da pele saudáveis.

Este poder de combate aos radicais livres não é importante apenas para ajudar a manter os sinais de envelhecimento prematuro sob controle. Ao neutralizar esses radicais livres, a vitamina C também pode ajudar a proteger a pele das alterações pré-cancerosas causadas pela exposição aos raios ultravioleta, afirmou Joshua Zeichner, diretor de pesquisa clínica e cosmética do Hospital Mount Sinai em Nova York.

De que outra forma a vitamina C beneficia a pele?

Surpreendentemente, os benefícios da vitamina C para a preservação da pele não se limitam ao seu status antioxidante. Ela possui muitas outras propriedades curativas da pele que a tornam digna de um lugar permanente no seu armário de remédios. Por um lado, quando a vitamina C é usada topicamente, por ser altamente ácida, “a cura da pele é ativada, acelerando a produção de colágeno e elastina”, explica o dermatologista Howard Sobel, de Nova York. Lembre-se: o colágeno e a elastina são fibras protéicas naturais que ajudam a manter a elasticidade e a firmeza da pele. Portanto, ao ajudar a promover a produção de colágeno, a vitamina C tópica pode ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

Outra coisa legal sobre o ingrediente: ele contém uma propriedade que inibe a produção de melanina da pele, que é o que causa a descoloração da pele, como manchas escuras e hiperpigmentação, explica Wexler. Com o uso tópico contínuo, a vitamina C pode ajudar a prevenir a formação de manchas escuras.

“É um agente de brilho superior que atua para atenuar manchas marrons sem alterar a pigmentação normal da pele”, acrescenta Sobel.

Como é possível incluir a vitamina C à rotina diária de cuidados com a pele?

“A chave não é o veículo em que a vitamina C vem, mas a forma da vitamina C que está sendo aplicada”, explica Kristina Goldenberg, da Goldenberg Dermatology, em Nova York. O termo a ser procurado é ácido ascórbico (também conhecido como ácido L-ascórbico), que é a forma mais estável e eficaz de vitamina C no cuidado da pele.

Dito isso, todos os três dermatologistas concordam que o melhor tipo de produto para a pele com vitamina C a ser usado é o sérum, porque “os séruns são mais eficazes do que os cremes ou tônicos”, diz Wexler. Além disso, adicionar vitamina E à mistura é como um duplo golpe de bondade para salvar a pele.

“O ácido ascórbico puro tem se mostrado consistentemente o mais eficaz na penetração da barreira da pele”, diz Wexler. “A eficácia da vitamina C [também] aumenta quando combinada com outros antioxidantes, como a vitamina E. Juntos, eles podem duplicar a proteção contra os danos dos radicais livres.” É por isso que freqüentemente encontramos os dois antioxidantes formulados juntos em séruns, como o lendário e vencedor do prêmio Best of Beauty C E Ferulic da SkinCeuticals e o sérum da La Roche-Posay 10% Pure Vitamin C.

É possível notar que nenhum desses frascos de sérum é claro. A vitamina C se decompõe quando é exposta à luz ou ao ar, portanto, os frascos de vidro escuro ajudam a manter sua estabilidade (e, portanto, eficácia). Como regra geral, os séruns devem ser colocados em camadas sob o hidratante.

Para os iniciantes no uso dos produtos com vitamina C, Sobel aconselha começar devagar. “É um produto potente, então são necessárias apenas algumas gotas para cada aplicação”, recomenda. É melhor começar com uma concentração baixa e ir aumentando à medida que a pele fica mais acostumada com o ingrediente.”

Os séruns de 5% são geralmente suaves o suficiente para peles sensíveis, e é possível aplicar até 20%, o que funcionará mais rapidamente para iluminar e melhorar a pigmentação da pele. Outras formas de vitamina C que se pode encontrar em produtos para a pele incluem ascorbato de tetrahexildecila, ascorbil fosfato de magnésio e ascorbato de metilsilanol.

Quem deve evitar a vitamina C?

“Pessoas com pele sensível podem ter alergias ou vermelhidão por causa da vitamina C”, diz Goldenberg. Para pessoas com pele sensível, ela recomenda começar com uma concentração mais baixa e também “experimentar primeiro uma área de teste para se certificar de que não há alergia”.

 

 

 

 

 

 

Fonte: allure.com 20.05.2021

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company