Provital apresenta nova tecnologia de simbiose entre reinos na in-cosmetics Global
Triplobiome™ integra o poder dos reinos animal e vegetal para obter sinergias simbióticas no desenvolvimento de ingredientes
Por Estela Mendonça
A Provital, multinacional espanhola que desenvolve e produz matérias-primas cosméticas naturais por meio de bioengenharia de ingredientes, revela na in-cosmetics Global, que acontece entre os dias 16 e 18 de abril, em Paris, sua mais recente inovação: a tecnologia Triplobiome™.
A plataforma inédita integra o poder dos reinos animal e vegetal, juntamente com o seu microbioma, para trazer sinergias simbióticas sem precedentes para o desenvolvimento de novos ingredientes cosméticos.
A tecnologia Triplobiome™ permite o desenvolvimento de novos elementos ativos baseados em moléculas isoladas de fermentação, estabelecida através de conexões simbióticas entre diferentes reinos, ao unir microrganismos e plantas para proporcionar benefícios essenciais de equilíbrio e vitalidade à pele.
“Graças ao seu conceito de simbiose entre reinos, esta nova tecnologia permitirá fornecer uma série revolucionária de ‘ingredientes do ecossistema’, que podem ativar a inteligência da pele, assim como acontece no ecossistema real”, destaca CEO da Provital no Brasil, Roberto Monteiro.
Tecnologia aplicada
Como resultado da tecnologia Triplobiome™, surge o Shiloxome™, ativo pioneiro dessa nova abordagem para cuidados dermatológicos avançados, representando o primeiro “ingrediente do ecossistema” já desenvolvido. Trata-se de uma fração ativa derivada de uma da espécie de levedura endofítica da casca do sobreiro (Quercus suber), que oferece uma proteção cutânea incomparável, segundo Monteiro. O poder protetor da sua origem simbiótica fornece à pele a capacidade de se adaptar, sobreviver e se proteger.
“Shiloxome™ oferece uma solução biotecnológica que transcende as simples barreiras cutâneas. Sua capacidade de influenciar a expressão gênica em quase 400 genes relacionados à estrutura e organização da matriz extracelular merece destaque, assim como sua habilidade em reduzir em até 90% a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS), além de influenciar positivamente 114 lipídios endógenos que são essenciais para a integridade da barreira cutânea”, afirma o executivo.
Eficácia comprovada
De acordo com Monteiro, os resultados os estudos de eficácia in vitro e in vivo realizados com Shiloxome™ foram evidentes na restauração da luminosidade e na uniformização do tom e da textura da pele, garantindo também um triplo reforço da elasticidade dérmica. “Além disso, o Shiloxome™ também demonstra uma eficácia notável como agente antipoluição e remodelador global da pele. Trata-se de um ativo completo e inovador que assegura o efeito well-aging, atuando nas camadas mais profundas da pele”.
Monteiro acrescenta que a plataforma inovadora representa uma mudança de paradigma no desenvolvimento da beleza, ao imitar a troca dinâmica de informações genéticas entre plantas e endófitos, promovendo uma fusão entre reinos que ativa a inteligência da pele através da sabedoria ancestral da natureza. “Na Provital, temos orgulho de apresentar nossa nova tecnologia Triplobiome™”, finaliza.