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Varejo consulta indústria sobre elevar produção de álcool em gel

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Segundo o setor, em janeiro, foram produzidas 15 mil caixas. Este mês já passam de 25 mil.

As redes de supermercados e farmácias aproveitaram o retorno do carnaval para consultar a Companhia Nacional de Álcool (CNA) sobre a disponibilidade de aumentar a produção de gel antisséptico para as mãos, indicada por especialistas como medida para prevenir a contaminação pelo coronavírus Covid-19.

Leonardo Ferreira, diretor-presidente da CNA, disse ao Valor que a demanda pelo produto aumentou. “Em janeiro, foram produzidas 15 mil caixas, impulsionado pela última semana. Mas neste mês já passa de 25 mil caixas.”

A dona das marcas Coperalcool, Zumbi e Zulu trabalhava com estoque de 10 a 15 dias e, recentemente, aumentou para 30 dias.

“A confirmação do primeiro caso de coronavírus em São Paulo elevará a demanda do álcool em gel. Ninguém sabe quanto tempo a epidemia vai durar, mas se for dois meses, logo estaremos na estação mais fria. Estamos nos preparando para um horizonte de alta na demanda pelo período de quatro a cinco meses”, afirmou Ferreira.

Controlada pelo fundo Alothon Group desde 2015, a CNA está habilitando o segundo turno de trabalho na fábrica de Piracicaba. Se obtiver um contrato de exportação do gel antisséptico para a Coreia do Norte e a China voltará a operar com uma linha de produção antiga, que está parada, e poderá abrir o terceiro turno. A unidade está em fase de certificação.

O executivo comentou que até 2016, antes do surto de H1N1, a produção era de 2,5 mil caixas por mês, mas após o evento subiu para 10 mil. Ele observou que naquela epidemia os fabricantes não conseguiram atender aos pedidos e faltou produto no varejo devido à corrida dos consumidores pelo gel antisséptico.

“O Brasil é um grande produtor de álcool. Estamos nos preparando para abastecer o mercado internacional, apesar do período de entressafra”, disse Ferreira. O gel antisséptico representa entre 5% e 10% do faturamento da CNA, mas a é previsão é que alcance entre 20% e 25% este ano.

Na Remgold Indústria Química, de São Paulo, o fundador Oreste Pagliusi, aumentou o estoque de embalagens, rótulos e óleos essenciais para atender ao crescimento na demanda. Em fevereiro, as vendas foram 6 vezes maiores que o mesmo período de 2019, totalizando 50 mil unidades vendidas.

“Os funcionários estão trabalhando aos sábados no envasamento do álcool em gel, que passará de 8% do faturamento no início do ano, para cerca de 40% em março”, disse o empresário. Os produtos da marca Deltagold são vendidos em redes paulistas como a Boa Supermercados, de Jundiaí, e as perfumarias Sumirê e Soneda. No Rio de Janeiro, estão na Drogaria Pacheco, do Grupo DPSP.

 

 

 

 

 

Fonte: Valor Econômico 26.02.2020

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