7 fatores que definirão o mercado consumidor na próxima década
Pesquisa Global Consumer Trends explora como será a evolução dos negócios ao redor do mundo até 2030
Se você parar para pensar em como a forma de consumir mudou nos últimos 10 anos, vai perceber que houve uma grande revolução. E o que esperar dos próximos 10 anos? A consultoria Mintel lançou o relatório Global Consumer Trends 2030, com 7 fatores que irão impactar mercados, marcas e consumidores na próxima década.
De acordo com o relatório, os 7 fatores que vão impulsionar a decisão de compra do consumir nos próximos dez anos são bem-estar, ambiente, tecnologia, direitos, identidade, utilidade e experiências.
Veja abaixo como cada um desses fatores vai influenciar o mercado consumidor nos próximos 10 anos:
1. BEM-ESTAR
De acordo com o relatório, o bem-estar não é mais simplesmente cuidar de si em termos gerais. As pessoas estão se familiarizando e questionando produtos que prometem soluções rápidas. Ao mesmo tempo, há uma demanda crescente por produtos que melhoram a vida de fato, em vez de simplesmente fazer mudanças superficiais. Segundo o relatório, as barreiras para falar e entender o bem-estar emocional e mental estão sendo derrubadas e, nos próximos 10 anos, haverá oportunidades para as marcas se tornarem parceiros de bem-estar dos clientes.
Veja três tendências relacionadas ao bem-estar para 2030, segundo o relatório:
O consumo de carne vermelha deixa de ser mainstream, passar a ser item de luxo e vira tabu até o fim da década;
Desenvolvimento de micro robôs na corrente sanguínea para combater de forma proativa e preventiva as doenças;
A posse de veículos diminui conforme a disputa por espaço físico e o impacto ambiental da poluição do ar se tornam uma prioridade.
2. AMBIENTE
Com o aumento populacional, haverá necessidade de maximizar espaços e encontrar novas maneiras de compartilhar recursos. Com cidades cada vez mais populosas, o custo imobiliário irá crescer e as residências precisarão ficar ainda menores. Por outro lado, com a tecnologia de telecomunicação melhor e mais acessível, haverá condições de trabalho flexíveis, permitindo que os consumidores se tornem nômades digitais.
Nos próximos 10 anos, as tensões sociais aumentarão com a intensificação da competição por recursos. Segundo a pesquisa, haverá maior pressão sobre as cidades para continuarem a se expandir, invadindo as áreas rurais restantes e aumentando o custo de produção de alimentos, tornando os produtos básicos ainda mais caros para a maioria das pessoas.
Veja três tendências relacionadas ao ambiente para 2030, segundo o relatório:
A ética política, social, científica e econômica irá direcionar a inovação, enquanto as pessoas aprendem a lidar com uma nova realidade climática;
Surgimento de casas modulares e micro-casas disponíveis para compra ou aluguel flexível;
Criação de políticas universais de trabalho remoto e a explosão dos regimes de trabalho temporário ou freelancer.
3. TECNOLOGIA
A tecnologia será cada vez mais onipresente em nossas vidas. Com a expectativa de que o 5G conecte 125 bilhões de dispositivos até 2030 (são 11 bilhões em 2019), a tecnologia móvel irá transformar o modo em que vivenciamos o trabalho, o aprendizado e o lazer.
De acordo com o relatório, elementos de realidade virtual e realidade aumentada (VR / AR) irão revolucionar indústrias, como turismo e entretenimento, enquanto os e-sports rivalizam em popularidade com os esportes físicos tradicionais. Por outro lado, o relatório indica que os consumidores irão se opor a lojas totalmente automatizadas, exigindo maior interação humana.
Veja três tendências relacionadas à tecnologia para 2030, segundo o relatório:
Impulsionados pelo 5G, e-sports superam os esportes físicos em popularidade;
Viajar via realidade virtual será a forma mais popular de turismo;
Plantações urbanas e micro-fazendas locais produzem a maioria da comida consumida pelas pessoas.
4. DIREITOS
A “cultura do cancelamento” continua crescendo conforme os consumidores se sentem mais legitimados para cobrar posicionamentos das empresas. Segundo o relatório, o ativismo dos jovens assumirá o protagonismo na conscientização sobre causas relevantes, pressionando políticos por mudanças reais. De acordo com a pesquisa, a busca por privacidade e pelo uso consciente de dados pessoais irá ser impulsionada pela tecnologia blockchain, que permite que o consumidor volte a ter controle sobre seus dados.
Veja três tendências relacionadas a direitos para 2030, segundo o relatório:
Os consumidores exigem mais igualdade e atitudes éticas entre si e por parte das empresas;
Responsabilidade corporativa será a principal medida de desempenho das empresas;
A tecnologia aprimora ainda mais a eficácia na promoção de mudanças sociais.
5. IDENTIDADE
O relatório aponta que os consumidores estão se afastando das rígidas definições de raça, gênero e sexualidade, e um movimento está surgindo em direção a identidades mais fluidas. Embora as pessoas atualmente estão mais conectadas do que nunca, sentimentos de solidão e isolamento estão em ascensão e atingirão proporções epidêmicas até 2030. Segundo o relatório, empresas, organizações sociais e governos devem criar soluções baseadas em tecnologia para ajudar a combater essa epidemia de solidão.
Veja três tendências relacionadas à identidade para 2030, segundo o relatório:
O mercado de trabalho se ajusta ainda mais ao futuro não-binário;
Uso generalizado de robôs para reduzir a ansiedade e incentivar a interação social;
As pessoas se identificam por suas experiências, não por seus bens materiais.
6. UTILIDADE
Segundo o relatório, a iminência de uma catástrofe climática faz com que os consumidores passem a analisar seus hábitos de consumo, resultando num crescente movimento para um consumo mais lento e que enfatize durabilidade e funcionalidade. A rápida urbanização reduzirá o espaço disponível em casa, no escritório e em ambientes compartilhados, exigindo que os consumidores comprem menos coisas. Neste ponto, a economia circular ajuda os consumidores a saciar esse desejo por conveniência e consumo sustentável.
Veja três tendências relacionadas a valores para 2030, segundo o relatório:
As marcas priorizam as pessoas e o planeta em detrimento da lucratividade;
O mercado de artigos de luxo cresce à medida que mais consumidores optam por produtos sustentáveis e duradouros;
Os consumidores priorizam valores criativos e artesanais e produtos genuínos, de qualidade e duráveis.
7. EXPERIÊNCIAS
A demanda dos consumidores por experiências já existe hoje, mas o relatório aponta que o papel que a experiência de marca desempenha na tomada de decisão do consumidor está evoluindo. A “experiência” deixa de ser uma ferramenta de marketing e passa a ser uma ferramenta de forte conexão entre empresa e consumidor. Se por um lado a tecnologia gera uma infinidade de experiências, do outro, estar sempre conectado aumenta a demanda por interações offline. Por isso, o relatório indica que no futuro as experiências coletivas ganharão cada vez mais popularidade.
Veja três tendências relacionadas à experiência para 2030, segundo o relatório:
Os meios tradicionais de educação se tornam obsoletos, pois os consumidores priorizam sua própria felicidade e exploram novos caminhos para a educação e a carreira;
Um foco renovado em tradições mais antigas e celebrações que são centrados em torno da nostalgia, o que ajuda a congregar comunidades;
Pessoas passam a priorizar a “desconexão” para se divertir.
Fonte: Consumidor Moderno 06.01.2020