Vaidade impulsiona negócios
Procedimentos realizados pelo público masculino na rede especializada em depilação Espaçolaser passaram de 5% do faturamento, há cinco anos, para 15% em 2017. A depilação da barba é o serviço mais requisitado pelos homens.
Segundo Ygor Moura, presidente da rede de franquias, a expectativa é de que nos próximos dez anos os serviços prestados aos homens respondam por 30% a 40% da receita. A empresa, que tem como sócios o empresário José Carlos Semenzato e a apresentadora Xuxa Meneghel, tem 220 unidades e prevê terminar o ano com 310.
O tíquete médio dos homens na Espaçolaser é quase 10% superior ao das mulheres. Um pacote, reunindo vários serviços como depilação de rosto e de tórax, custa R$ 1.200.
João Carlos Basilio, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), disse que 90% dos homens acham que manter uma boa aparência é sinal de profissionalismo. “A influência da aparência dos músicos sertanejos e dos jogadores de futebol ajudam as vendas e a busca por serviços”, diz ele.
Os negócios da barbearia paulista Confraria da Barba, com 17 lojas em seis Estados, vem crescendo com a proposta de oferecer serviços de tratamento capilar, estética, manicure e pedicure. Rodrigo Lago, franqueador da unidade de Copacabana (RJ), afirmou que a proposta é que a barbearia seja um espaço de lazer, tanto que dispõe de mesas de sinuca e pôquer. Nessa mesma linha também operam as concorrentes Garagem e Barbearia do Zé.
Basilio observou que o mercado brasileiro de produtos de beleza para homens e mulheres tem o maior potencial de crescimento do mundo, representando 56% do consumo na América Latina e 12% em escala global.
Fonte: Valor