No futuro, Natura terá mais marcas
A combinação das operações de Natura, Aesop e The Body Shop irá colher ao longo deste ano os primeiros resultados advindos de compras de insumos em conjunto. A Natura &Co, nova marca corporativa que congrega as três marcas, pretende reduzir custos nas áreas de suprimentos e de logística.
Os ganhos serão significativos em 2019 e 2020, disse o presidente do conselho de administração da Natura & Co, Roberto Marques.
Em um segundo momento, a empresa vê oportunidade para integração de fábricas e desenvolvimento de produtos. Todos os itens vendidos pela Body Shop e Aesop são produzidos por terceiros. A Natura tem quatro fábricas no Brasil e produção terceirizada na Argentina, Colômbia e México.
“Enxergamos como potencial sinergia, a eventual manufatura de produtos de duas marcas [em uma mesma fábrica]. Isso exigirá um esforço da empresa, mas pode fazer sentido”, diz Marques, sem especificar como isso seria feito. O portfólio das três empresas está sendo avaliado.
Marques disse que futuramente, a empresa pode avaliar a constituição de uma holding, mas no momento o objetivo é manter a autonomia das três empresas, com estruturas de governança próprias.
Após a compra da Body Shop, em setembro, Marques notou que a Natura &Co ganhou mais visibilidade e pode atrair outros grupos dispostos a vender seus negócios. “As marcas Aesop e The Body Shop não serão as únicas a fazer parte do grupo no futuro, mas no curto prazo não temos planos de aquisição”, disse Marques.
Perguntado sobre o efeito das emissões de US$ 750 milhões em bônus externos e de R$ 1,4 bilhão em debêntures, Marques disse que o endividamento segue dentro da meta. No fim de 2022, a relação entre a dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) deve ficar em 1,4 vez.
O comitê de operações, formado por executivos das três empresas, está definindo estratégias para acelerar o crescimento da marca Natura fora da América Latina. As estruturas da australiana Aesop e da britânica The Body Shop podem ajudar. A Natura, por sua vez, pode acelerar a expansão da The Body Shop na Argentina, Chile, México, Peru e Colômbia.
Fonte: Valor