Natura conquista nova certificação UEBT para a linha Ekos
A Natura foi uma das duas empresas de todo o mundo que recebeu a nova certificação internacional criada pela União para o Biocomércio Ético (UEBT) e anunciada na última terça-feira, durante a conferência “Beauty of Sourcing with Respect Conference”. O evento anual da instituição reuniu representantes de diversos países em Paris. A organização reconheceu o sistema de abastecimento ético de ingredientes naturais nos produtos da linha Ekos. Além da Natura, a Weleda foi a outra empresa a conquistar o selo.
“A nova certificação abrange todo o sistema ético de uma marca, validando a incorporação de requisitos da UEBT em seus sistemas de inovação e fornecimento de ingredientes naturais”, afirma o diretor executivo da UEBT, Rik Kutsch Lojenga.
O selo confirma que todos os ingredientes vegetais da formulação dos produtos passaram por um sistema que avalia princípios e práticas que garantem a manutenção dos ecossistemas, repartição justa dos benefícios pelo uso da biodiversidade e do conhecimento tradicional associado, respeito pelas condições de trabalho, geração de renda e desenvolvimento local, entre outros pontos.
Segundo a Natura, a certificação estará nas embalagens dos produtos Ekos a partir de setembro. Ao Fashion Network, a empresa informou que a marca Ekos, que recebeu o selo, já está presente no mercado francês, americano e na América Latina:
“O selo vem como reconhecimento de nossas crenças e do trabalho de mais de 20 anos da Natura com a Amazônia, mostrando que é possível ter um modelo de negócios que distribua riqueza para todos, por meio do comércio justo, repartição de benefícios pelo acesso ao conhecimento tradicional e desenvolvimento regional”.
Em nota, Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura lembrou que a Natura lançou a marca Ekos em 2000 e que a linha foi pioneira no uso de ativos da biodiversidade brasileira em produtos cosméticos de qualidade incontestável:
“Uma década depois, esse compromisso foi fortalecido com o Programa Amazônia, que já movimentou mais de R$ 1 bilhão em negócios na região, garantindo a viabilidade de um modelo de negócios em que a floresta vale mais em pé do que derrubada”.
Além da obtenção do selo UEBT para o sistema de abastecimento de ingredientes naturais da linha Ekos, a Natura também obteve a recertificação do sistema de verificação de suas cadeias de relacionamento direto, em um processo que envolve 70 ingredientes, como ucuuba, murumuru e andiroba, e 34 comunidades agroextrativistas fornecedoras. Na primeira certificação, em 2016, 14 comunidades e 40 ingredientes receberam o selo.
As auditorias de certificação são realizadas em todas as comunidades fornecedoras, cooperativas, associações e famílias de produtores das quais a Natura adquire seus ingredientes.
Natura Ekos – A única marca brasileira a conquistar o selo UEBT
Além da premiação, também foi apresentada na conferência a 10ª edição do Barômetro de Biodiversidade da UEBT, um estudo que questionou quase 60 mil consumidores de 16 países, ao longo de nove anos, sobre o que eles sabem e entendem da biodiversidade e sobre o que eles esperam de marcas e empresas. Confira aqui o resultado.
A UEBT foi criada após uma iniciativa da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) para promover o uso de ingredientes naturais, respeitando as pessoas e a biodiversidade durante seu processo de extração. Além da Natura, a Beraca Ingredientes Naturais, a Centroflora group, a Symrise Aromas & Fragrâncias e a Usina São Francisco/Native Produtos Orgânicos são outras companhias com sede no Brasil que integram a UEBT. Confira aqui a lista completa de empresas membros da instituição.
Fonte: Fashion NetWork