Consumidores de beleza procuram mais orientação
Um estudo recente encomendado pela empresa de marketing Automat revelou que a indústria da beleza está madura para a implantação de consultores virtuais, com os consumidores ávidos por orientação, mas relutantes em envolverem-se com os funcionários das lojas.
O estudo foi realizado em comissão pela empresa independente de pesquisa de consumo Wakefield Research e entrevistou 1.500 mulheres consumidoras de beleza nos Estados Unidos, com idades entre 18 e 65 anos. 70% das entrevistadas disseram que se sentiam sobrecarregadas com a gama de opções de produtos no setor de beleza, e 63% afirmaram que estavam confusas com as diferentes descrições dos produtos feitas pelas marcas.
Se isso sugere que os consumidores estão a pedir orientação, também parece que os retalhistas de beleza devem ter cuidado com a forma como oferecem isso. Cerca de dois terços das participantes da pesquisa disseram que preferiam comprar sozinhas, facto que aparentemente diverge de outros estudos recentes sobre consumidores, enfatizando a importância do atendimento ao cliente para a sobrevivência do retalho fÃsico.
Mais de dois terços das entrevistadas preferem procurar as suas próprias informações, pesquisando produtos online antes de visitar um local fÃsico, enquanto 71% realizam pesquisas adicionais em dispositivos móveis enquanto estão na loja. Como apontado pela Automat, isso sugere que as experiências on e offline já estão muito interligadas para a grande maioria dos consumidores, um padrão de comportamento observado anteriormente pela National Retail Federation e pela IBM num estudo sobre o comportamento de compra da Geração Z, publicado em abril.
O mesmo estudo sugeriu que os retalhistas poderiam aproveitar estas tendências de consumo inovando com a integração entre as plataformas, o que poderia envolver os compradores nas lojas fÃsicas através de tecnologias móveis. O estudo da Automat traça uma conclusão similarmente focada na tecnologia e prevê que o futuro do retalho de beleza deve recair sobre consultores virtuais habilitados em IA. De facto, 49% das entrevistadas pela Wakefield disseram que provavelmente procurariam um consultor de beleza virtual caso este estivesse disponÃvel online ou offline.
A indústria da beleza foi revolucionada pelas tecnologias digitais nos últimos anos, graças à s aplicações de maquilhagem de realidade aumentada (como o YouCam MakeUp da Perfect Corp.) e até aos espelhos “mágicos” virtuais (como o modelo da Coty na sua loja da Bourjois em Paris), transformando radicalmente a experiência do consumidor. No entanto, a Automat acredita que as possibilidades oferecidas pelos consultores virtuais têm sido relativamente negligenciadas até agora.
“Ferramentas simplistas de venda guiadas existem, mas não são profundas o suficiente em termos de conhecimento dos consumidores, do fornecimento de recomendações personalizadas e confiáveis e de entrega de experiências positivas que consolidem as relações com os consumidores ao longo do tempo”, afirma o relatório, destacando o potencial para novos investimentos e inovação em tecnologias de inteligência artificial, que poderiam ajudar os consumidores a fazer escolhas mais assertivas na loja online ou fÃsica.
“Os consumidores de beleza estão realmente a enfrentar dificuldades para entender quais produtos de beleza são adequados para eles. É ridÃculo que os consumidores de hoje gastem tanto tempo e esforço para realizar compras de beleza”, comentou o CEO e cofundador da Automat, Andy Mauro, num comunicado. “A nova tecnologia de IA de conversação e os consultores de beleza virtual permitem superar essa complexidade e proporcionam a facilidade de uso, a conveniência e as experiências personalizadas que os consumidores tão claramente precisam e desejam”, concluiu.
A pesquisa da Automat foi realizada em maio deste ano como parte da pesquisa da empresa sobre a tecnologia da IA ​​no setor de beleza, uma atividade que anteriormente resultou no lançamento da plataforma Beauty.bot. Todos os participantes do estudo tinham uma renda familiar acima de 40 mil dólares, eram utilizadores de smartphones com Facebook Messenger instalado, e fizeram uma compra de beleza nos três meses anteriores à pesquisa.
Os resultados completos do estudo podem ser encontrados no site da Automat.
Fonte: Fashion NetWork