L’Oréal Paris lança projeto inclusivo em Portugal
A gigante da cosmética L’Oréal Paris acaba de lançar “Beleza para Todos”, um movimento de inclusão português que pretende tornar a informação sobre beleza acessível a pessoas com deficiência visual ou deficiência auditiva.
Desenvolvido pela L’Oréal Paris em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), a Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal (ACAPO), a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD), o projeto “integra-se na concepção de uma beleza diversa, acessível e inclusiva para todos”, explica a marca em comunicado.
O grande objetivo da iniciativa é colmatar as dificuldades “criando conteúdos desenvolvidos para as pessoas cegas e surdas para que estas possam cuidar da sua imagem de forma autonoma”, esclarece Tiago Melo, diretor de marketing da L’Oréal Paris. Algo que, acredita Humberto Santos, presidente do INR, terá um “impacto positivo nas suas vidas”.
Para isso, os conteúdos existentes no site da marca estarão adaptados a pessoas com deficiência visual e auditiva, nomeadamente tutoriais de beleza com áudio criado para quem não vê. Por outro lado, todos os tutoriais em vídeo serão legendados, a pensar em quem não ouve. A marca indica ainda que foram “produzidas etiquetas Braille, para identificação de produtos de higiene e beleza, que serão distribuídas através do INR e ACAPO a pessoas cegas”.
O projeto, que foi apresentado a 20 de março na sede do INR, é pioneiro em termos globais no universo do Grupo L’Oréal, tendo vencido a 10ª edição dos Disability Awards, um concurso interno que promove a inclusão de pessoas com deficiência, destacando-se entre 65 projetos de todo o mundo.
No âmbito do projeto “Beleza para Todos”, a L’Oréal Paris vai ainda organizar, em colaboração com diversos parceiros, workshops de beleza adaptados a pessoas cegas, que ficarão a cargo de cabeleireiros e maquiadores da marca. O primeiro acontece em maio, na Academia da L’Oréal, em Miraflores.
Cátia Martins, CEO da L’Oréal Portugal, espera que o projeto atinja o seu grande objetivo: “sensibilizar e contagiar a sociedade e as empresas portuguesas, inspirando outras atividades e áreas de ação a envolverem-se neste movimento em torno das condições equitativas de inclusão das pessoas com deficiência”.
Fonte: Fashion Network 22.03.2019