Descoberto que protetor solar pode proteger a saúde vascular
Um novo estudo indicou que o uso de filtro solar pode proteger a função dos vasos sanguíneos da pele contra a radiação UV prejudicial (RUV).
A RUV é conhecida por reduzir a dilatação dos vasos sanguíneos da pele associada ao óxido nítrico (vasodilatação), reduzindo a quantidade de óxido nítrico disponível na pele, o que é essencial para a saúde dos vasos sanguíneos.
O óxido nítrico trabalha para relaxar os músculos internos dos vasos sanguíneos, fazendo com que eles se expandam e aumentem a circulação.
Ao mesmo tempo, a dilatação dos vasos sanguíneos da pele desempenha um papel importante na regulação da temperatura corporal e na resposta ao estresse cardíaco.
Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia estudaram o efeito da exposição à RUV com filtro solar ou suor em relação à capacidade do óxido nítrico de promover essa dilatação dos vasos sanguíneos da pele.
Os cientistas realizaram o experimento em jovens adultos com tom de pele claro a médio, usando um braço como controle, enquanto o outro foi exposto ao equivalente de RUV de uma hora ao sol.
Verificou-se que o local exposto à RUV tinha menos vasodilatação associada ao óxido nítrico do que o braço controle; enquanto os locais tratados com filtro solar e com suor não exibiram uma redução na vasodilatação associada ao óxido nítrico.
A equipe de pesquisa escreveu: “A presença de protetor solar ou suor na pele pode ter um papel protetor contra esse efeito”.
Tony Wolf, principal autor do estudo acrescentou: “Para aqueles que passam muito tempo trabalhando, se exercitando ou participando de outras atividades ao ar livre, usar protetor solar pode proteger não apenas contra o câncer de pele, mas também contra reduções na função vascular da pele”.
Fonte: Cosmetics Business 15.04.2019