A marca de papel higiênico e lenços umedecidos Neve, da multinacional americana Kimberly-Clark está lançando uma edição limitada de produto para ter parte de seu lucro revertido em inovações de saneamento.
O montante arrecadado com a venda dos papeis higiênicos da linha Neve Dermacare com a nova embalagem será investido nas soluções encontradas por quatro dos projetos que serão selecionados para o programa de aceleração que foi criado este ano para buscar soluções na área de saneamento básico, como parte da ação global Banheiros Mudam Vidas no Brasil.
A iniciativa contou com mais de 80 projetos de empreendedorismo social inscritos na fase inicial. A expectativa da marca é de poder investir pelo menos 200 mil reais nas inovações que serão escolhidas.
Na etapa atual, Neve® já está avaliando em parceria com a consultoria Sense-Lab os inscritos para se decidir em doze dos projetos mais promissores para trazer presencialmente a uma oficina em São Paulo, nos dias 8 a 10 de outubro, com custos de passagem e hospedagem financiados por Neve®. Essa será a penúltima eliminatória do processo, que na sequência irá escolher quais dos projetos passarão realmente pela aceleração com mentores especializados, incluindo workshops presenciais e reuniões periódicas.
Ao final do programa, todos os projetos acelerados serão avaliados por uma banca de profissionais do setor, incluindo a embaixadora e investidora-anjo Camila Farani, que irá premiar quatro grandes finalistas com um capital-semente de R$ 50.000,00 cada, proveniente da venda dos produtos, e mais seis meses de mentoria adicional. Os critérios de seleção serão: maturidade da iniciativa (estrutura e dedicação da equipe, resultados prévios, protótipos e pilotos executados, entre outros), capacidade de entrega dos resultados sociais e financeiros (impactos, modelo de negócio, propósito e proposta de valor).
“Metade dos brasileiros vivem sem acesso ao saneamento básico no Brasil e acreditamos que podemos contribuir com inovações e trazer alternativas para mudar essa realidade em nosso país. O programa de aceleração Banheiros Mudam Vidas e a comercialização do produto Neve® exclusivo para a causa tem a finalidade de também conscientizar nossos consumidores e reforçar o nosso compromisso com causas importantes para a sociedade, e desta forma impactar positivamente a comunidade, incentivando a melhoria nas condições de vida de milhares de pessoas”, destaca Patricia Menezes, Diretora de Family Care da Kimberly-Clark.
Os produtos podem ser encontrados para compra em unidades dos supermercados Carrefour, Armazém Mateus, Nordestão, Savegnago, Irmãos Muffato, Angeloni, Zaffari, Prezunic, Bahamas e Mix Ideal Atacado.
Mais sobre Saneamento Básico
A origem do projeto se deve a uma triste realidade. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, de 2018, cerca de 100 milhões de pessoas no Brasil não possuem coleta de esgoto, quase metade da população brasileira (47,64). Dessas, 13 milhões são crianças e adolescentes, sendo que 3,1% delas não apresentam sequer um sanitário em casa. Com base neste cenário, Neve® reforça seu comprometimento em mudar esta realidade e conscientizar as pessoas sobre a causa em mais um desdobramento da iniciativa Banheiros Mudam Vidas.
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, menos da metade (45,1%) do esgoto gerado no Brasil é tratado, sendo o restante descartado irregularmente no meio ambiente, impactando negativamente a saúde e agravando quadros de doenças como diarreia, febre amarela, leptospirose, malária, esquistossomose e dengue, principalmente. Em 2017, a incidência de internações por doenças como essas foi de 12,46 internações por 10 mil habitantes.
Praticamente 35 milhões de cidadãos não recebem água tratada e só 49% das moradias no país são atendidas por redes coletoras de esgoto. No Brasil como um todo, apenas 2.126 municípios (38,2%) informaram ter Política Municipal de Saneamento Básico em 2017.
Banheiros Mudam Vidas
A K-C já atua globalmente na área do saneamento desde 2015. No Brasil, o projeto Banheiros Mudam Vidas foi lançado por Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve®, em 2016. A primeira etapa do projeto foi realizada na Amazônia, em parceria com o UNICEF e impactou 230 mil pessoas.
Em 2017, foi lançada a segunda etapa, um piloto da marca apoiando o empreendedorismo social. Na época, foi selecionado um projeto que tratou de criar uma tecnologia de sanitário seco adaptada aos diversos climas e regiões do Brasil. Foram implementados 18 banheiros durante a iniciativa.