A companhia busca ampliar as conversas e ações para reforçar o pilar geracional
A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, acompanhando a transformação global da companhia, vem ampliando as ações em inclusão e diversidade para reforçar as oportunidades de crescimento de carreira na companhia. Diante disso, a empresa tem olhado para este púbico de profissionais maduros que hoje representa 5,9%, cerca de 260 colaboradores nas operações do Brasil.
As ações destinadas a esse público visam potencializar o debate e a capacitação de líderes e influenciadores internos, buscando fomentar o acesso à informação de toda a companhia, incentivar o diálogo intergeracional, e assim criar uma cultura que valorize o conhecimento e experiência desse público.
De acordo com uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2039 teremos mais pessoas idosas que crianças vivendo no Brasil. Em 2060 o percentual de pessoas com mais de 65 anos saltará de 9,5% para 25,5%. Outro dado bem relevante apresentado pelo IBGE, mostra que atualmente a população entre 40 e 59 anos tem a segunda maior taxa de desemprego (20,2%) da Região metropolitana de São Paulo.
Olhando para este cenário bastante desafiador para o público maduro, a jornada de Inclusão e Diversidade da companhia iniciou em 2018 com as conversas sobre o tema e no ano seguinte deu-se início no planejamento por pilares de diversidade, quando foi definido o pilar de gerações. Uma das iniciativas da K-C nesse pilar é Programa de Mentoria reversa que tem como objetivo a troca de aprendizados de acordo com as diferentes etapas da carreira e de vida de cada um. Esse programa ocorrerá entre líderes maduros e colaboradores mais jovens e será relançado em 2021.
Alessandra Morrison, diretora de Recursos Humanos da Kimberly-Clark, destaca que o pilar de gerações visa olhar com cuidado para um público que contribui muito com os negócios. “Como uma companhia que está na casa de mais de ¼ da população no mundo, é nosso papel social estimular o diálogo, promover oportunidades que contribuam e incentivem a recolocação de profissionais 50+, dessa forma passamos a ter equipes com vivências e momentos diferentes, um intercâmbio de experiência e troca de informação.”, completa a executiva.
O cuidado da Kimberly-Clark com este público também se reflete em suas marcas. Por meio do projeto Infinitum Plenitud, busca conhecer o público maduro não somente com o olhar de conexão com o portfólio de produtos, mas sim no sentido de apoiar essas pessoas a quebrarem tabus e conhecerem um pouco mais sobre seu corpo e sua etapa de vida, apoiando-as a terem uma vida melhor e mais inclusiva, uma vez que em algum momento elas acabam se sentindo excluídas de atividades pessoais e até mesmo profissionais devido a condições como a incontinência.
Inclusão e Diversidade: Nossa jornada
Desenvolver um ambiente onde todos sejam incluídos e inspirados a realizar seu melhor trabalho e onde as diferenças sejam valorizadas é essencial para o nosso sucesso. Em 2019 a Kimberly-Clark deu um novo passo para aprofundar o tema da diversidade em pauta dentro da companhia, e desde então vem evoluindo e já é referência em equilibrar o número de mulheres em cargos de liderança, aumento nas contratações de PCDs, promoção de ações para a troca entre gerações e tem liderado comitês para o planejamento e execução de iniciativas para etnias e comunidade LGBTQIA+.
Visando dar voz ao protagonismo de seus colaboradores, um dos caminhos identificados pela companhia foi a criação de comitês exclusivos para discutir cinco pilares: Gênero, Gerações, PCD, Etnias e LGBTQIA+. Os grupos são formados voluntariamente por colaboradores diversos da empresa e tem uma média de 12h de dedicação por mês para desenvolver e implementar ações dedicadas a este tema.
Nos últimos 10 anos, a companhia aumentou o número de mulheres em cargos de alta gerência por meio de um esforço conjunto para recrutar, reter e promover nossos talentos. Hoje, as mulheres representam 41% das funções de gestão da empresa no Brasil. A companhia também anunciou a nova meta global de atingir 50% de mulheres em posição de liderança nos próximos 10 anos.
Para fortalecer e desenvolver cada um dos pilares de diversidade e inclusão, a Kimberly-Clark vem buscando parceiros que podem contribuir para evolução e ampliação dos temas internamente. Desde 2012 somos parceiros da ONU Mulheres e em 2016 nos juntamos a plataforma Movimento Mulher 360 e mais recentemente anunciou a adesão pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Em breve a companhia irá anunciar novas parcerias para reforçar os pilares de gênero e de geração.