Homens brasileiros vão gastar R$ 110 bilhões com produtos de beleza até 2019
SEGUNDO PROJEÇÃO DA EUROMONITOR, BRASIL SERÁ O MAIOR MERCADO DO MUNDO PARA O SEGMENTO
A vaidade dos homens brasileiros vai movimentar o segmento de beleza nos próximos anos e colocar o país como primeiro mercado do mundo em produtos de higiene e cosméticos masculinos até 2019. Segundo projeção da consultoria Euromonitor, especializada em consumo, no acumulado dos próximos cinco anos os homens no Brasil vão gastar US$ 33 bilhões (ou R$ 110 bilhões) em compras de xampus, sabonetes, desodorantes, perfumes e cremes – além de outros itens de cuidados pessoais.
O crescimento médio do mercado no país será de 7,1% ao ano até 2019. Com isso, o país deve ultrapassar os Estados Unidos, hoje o principal mercado para esse segmento.
Em 2014, as vendas desse tipo de produto no Brasil foram de US$ 4,7 bilhões (R$ 15,5 bilhões). Nos Estados Unidos, as vendas totalizaram US$ 6,3 bilhões. Em terceiro lugar, vem a Alemanha. Os homens alemães gastaram, em 2014, US$ 2,10 bilhões em cremes e afins. Em 2019, de acordo com a Euromonitor, o ranking liderado pelo Brasil terá Estados Unidos e China em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Em todo o mundo, o mercado de beleza e cuidados pessoais registrou US$ 35 bilhões em vendas somente no ano passado. No Brasil, o mercado dobrou entre 2009 e 2014.
Uma das explicações para o avanço desse mercado é a menor resistência do público masculino em comprar cosméticos para cuidar de si mesmo. “Os homens estão rompendo com o estereótipos ultrapassados”, diz Marcela Viana, analista de pesquisa da Euromonitor International. “Se antes, as compras se resumiam a produtos para barbear, hoje a cesta é muito mais diversificada.”