Testes avançam para dar suporte a novos claims no mercado cosmético
Com um cenário econômico incerto, aliado a questões sociais e ambientais complexas, a previsão para o futuro da beleza das empresas de pesquisas têm se baseado mais nos aspectos racionais do consumo do que na indulgência, muito presente em outros momentos, especialmente em tempos de crise. No estudo da WGSN – Grandes Ideias 2023: Beleza, a perspectiva é que tanto as rotinas como os produtos de beleza no pós-Covid serão predominante focados na saúde, na ciência, na sustentabilidade e na justiça social.
Entre as tendências apontadas, “Abrace a simplicidade”, aborda como os consumidores farão suas escolhas, a partir da reavaliação de suas prioridades e necessidades. O estudo ressalta que, em 2023, o valor será cada vez mais atrelado à eficácia e à eficiência. “Comprar bem e fazer escolhas sensatas e econômicas serão quesitos celebrados e respeitados. Os produtos com resultados comprovados serão a nova medida do valor do dinheiro, independente do preço na etiqueta”, diz o estudo, enfatizando que os produtos que garantam o consumo responsável terão alta demanda. “As marcas precisam garantir que os consumidores possam aproveitar sem culpa os seus produtos favoritos. Os itens precisam ser lançados sem o medo de criar mais lixo e valorizar a satisfação das escolhas frugais”, decreta a WGSN.
Amanda Caridad, analista de sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel
Pesquisa da Mintel realizada no Brasil observou anseios de consumo semelhantes, com 31% dos brasileiros afirmando que não acreditam nos claims das marcas de produtos de beleza, 38% que estão interessados em produtos de beleza e cuidados pessoais que ofereçam claims comprovados clinicamente e 75% que acreditam em produtos de beleza que são criados por cientistas. “Com o protagonismo da ciência durante a pandemia, os consumidores também estão buscando esse endosso científico e clínico em seus produtos”, observa Amanda Caridad, analista de sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel.
O Grupo Boticário anunciou este mês a linha Botik Ácido Glicólico, que conta com ativos de alta performance, aliados à uma tecnologia patenteada na Suíça. Composta por quatro produtos, o destaque da linha é a Máscara Facial Reset Noturno, que promove uma esfoliação química de alta eficácia, atuando em três dimensões do envelhecimento por meio de uma tecnologia de ação prolongada que age por até 8 horas. Em textura gel e oil free, a máscara revigora a pele, deixando a textura mais lisa, macia e suave, reduzindo a oleosidade excessiva e iluminando enquanto hidrata. Também integram a linha o Sérum de Alta Potência Facial com 8% de ácido glicólico, a Geleia Concentrada de Limpeza Facial e a Solução Desincrustante Facial. “Para o lançamento da linha, Botik combinou consagrados ativos de cuidados faciais para entregar resultados eficazes e de alta performance. A linha de Ácido Glicólico atua na renovação e iluminação da pele, reduzindo rugas e excesso de oleosidade”, explica Gustavo Dieamant, diretor de P&D do Grupo Boticário.
Gustavo Dieamant, diretor de P&D do Grupo Boticário
Para comprovação, foi avaliada percepção de 61 consumidoras no uso dos produtos, elencando aspectos sensoriais e de usabilidade e as sensações ao inserir o produto no dia a dia. A metodologia considera consumidoras com diversos tipos de pele (seca, oleosa, normal ou mista) e com necessidades de acordo com a entrega do produto (rugas, linhas e falta de uniformidade). Todos os testes são realizados in blind, ou seja, elas não sabem qual produto e marca estão testando, para que nada possa influenciar na percepção. Os resultados para o produto herói da linha, Ácido Glicólico Máscara Facial Reset Noturno, foram expressivos já na primeira aplicação: 97% das usuárias perceberam a pele mais lisa, macia e suave; 93%, a pele mais iluminada; 90%, a pele revigorada, saudável e radiante, e 95% das usuárias perceberam redução da oleosidade excessiva.
Reparação da pele estressada
O Minéral 89 Probiotic Fractions, sérum corretor com frações probióticas para reparar a pele estressada, lançado recentemente pela Vichy, também exemplifica bem o empenho das marcas em divulgar as comprovações dos benefícios de seus produtos. Formulado com frações probióticas que, aliadas à água vulcânica de Vichy, ácido hialurônico e complexo de vitaminas composto por 4% de niacinamida e vitamina E, o produto sustenta os claims de recuperar as defesas, auxiliar na recuperação e acalmar todos os tipos de pele sob o efeito de estresse do expossoma, como falta de sono e estresse. Estudos clínicos realizados em 42 mulheres demonstraram que, em quatro semanas de uso, a pele apresenta mais 45% de luminosidade, 41% de elasticidade e redução de 23% das linhas finas.
Pele mais uniforme
A Garnier Skin Active lançou em julho o Uniform&Matte Sérum Antimarcas Vitamina C para um efeito peeling em casa. Formulado com o combo de três ingredientes, vitamina C, ácido Salicílico e niacinamida, o produto garante um efeito peeling para marcas menos visíveis, uniformidade, hidratação e sem ficar oleosa. Estudo clínico com 55 participantes, após três dias de uso, mostrou melhora na textura da pele, fazendo com que ela fique macia ao toque; marcas menos visíveis devido à redução na intensidade de sua pigmentação e sensação menos oleosa ao tocar. Já após duas semanas de uso frequente, o Uniform&Matte Sérum Antimarcas Vitamina C reduz visivelmente as marcas, diminuindo a diferença de tonalidades. Após 28 dias de uso, 91% das voluntárias disseram não sentir a pele oleosa ao toque, 87% sentiram a tez mais hidratada e 87% sentiram as marcas reduzidas.
Ação antiatrito
O primeiro produto corporal da Sallve, o Hidratante Antiatrito, com niacinamida, alantoína e manteiga de abacate, foi desenvolvido para prevenir e tratar assaduras, diminuindo assim o atrito entre as pernas, dobras de pele e o atrito de alguns tecidos. O produto hidrata com acabamento mate, tem alto rendimento, recupera a pele sensibilizada, não deixa resíduos esbranquiçados, não transfere nem mancha roupas e é confortável para o uso diário.
Testes clínicos comprovaram a eficácia instrumental de hidratação de até 42,7% e pele hidratada por até 24h, além de fortalecer a barreira cutânea em 28 dias de uso. Quanto à eficácia percebida, 100% relataram que o produto protege a pele, que não aparecem assaduras (97%), que o produto acalmou a pele (97%) e que a textura da pele está mais uniforme (96%).
Redução de 86% da acne
A Eau Thermale Avène, marca do Grupo Pierre Fabre, ampliou a linha de cuidados faciais Cleanance com o Cleanance Intense, gel de limpeza profunda, desenvolvido 100% no centro de inovação do grupo no Brasil, em parceria com dermatologistas. Trata-se da primeira fórmula patenteada da empresa fora da França. Sua fórmula contém ácidos lático e succínico, que limpam a pele sem ressecar e inibem o desenvolvimento da bactéria causadora da acne, além de contar com o P Refynil, que mantém a aparência mais uniforme, amenizando os poros dilatados e suavizando a textura da face. Com resultados a partir de 7 dias, Cleanance Intense reduz a acne em 86% e os poros em 83%, de acordo com estudos clínicos.
Menos 87% de quebra
A marca premium de cuidados capilares Kérastase apresentou seu mais novo tratamento profissional, o Curl Manifesto, composto por um boost com mel de Manuka e ceramidas biomiméticas patenteadas que, juntos, proporcionam até 83% mais hidratação, 87% menos quebra e 24 horas de proteção antifrizz para fios com a curvatura do 2A ao 4C, comprovados em testes de eficácia. Além do lançamento da coleção, com produtos para uso em casa e também protocolo no salão, a marca está capacitando os seus mais de 150.000 profissionais em todo o mundo com técnicas de tratamento e modelagem de cachos, para que todas cacheadas, crespas e onduladas se sintam confortáveis, acolhidas e representadas nos salões premium. Para desenvolver a coleção, Kérastase também ouviu 60 mulheres onduladas, cacheadas e crespas para conhecer melhor as necessidades únicas de cada tipo de cabelo.
Desempenho na pele negra
Para Gabriel Diogo, coordenador de negócios de Personal Care da Dinaco, ressaltando a posição de “queridinha” da vitamina C no universo de skin care, por conta de sua versatilidade, multifuncionalidade e excelentes resultados, lembra que ela também apresenta grandes desafios no desenvolvimento de formulação. “Não estamos pensando na tradicional questão da estabilidade. Afinal, já temos uma excelente opção para atender esse requisito, o AA2G™, uma Vitamina C glico estabilizada de alta performance. O grande desafio passa a ser um fator pouco explorado, porém de grande importância: as necessidades específicas de cada tipo de pele”, pontua.
Gabriel Diogo, coordenador de negócios de Personal Care da Dinaco
A molécula do AA2G™, da japonesa Nagase, distribuída no Brasil pela Dinaco, é o Ascorbyl Glucoside, obtida por tecnologia enzimática, que une uma molécula de glicose ao ácido ascórbico. “Isso garante não apenas maior estabilidade em ampla faixa de pH, resistência à mudança de cor do produto final e alteração do odor, mas também uma maior efetividade”, garante Diogo, acrescentando que a tecnologia proporciona uma liberação prolongada e gradual na pele, otimizando os resultados da Vitamina C. Os benefícios foram comprovados em 29 ensaios, incluindo 8 estudos in vivo, 20 in vitro e 1 ex vivo.
Em relação às necessidades específicas de cada tipo de pele, Diogo cita como exemplo a pele negra. Embora não existam grandes diferenças estruturais, as especificidades surgem nos pequenos detalhes. A espessura da epiderme, por exemplo, é igual às demais, mas o número de células do estrato córneo é maior. “Isso gera uma maior resistência e proteção, porém pode dificultar a permeação de ativos. Além disso, a pele negra também apresenta déficit lipídico, resultando em maior tendência à perda de água transepidermal e ressecamento”, avisa.
Segundo Diogo, o número de melanócitos da pele negra também não difere da pele caucasiana, mas a quantidade de melanina é maior e dispersa por toda a epiderme, diferente das peles mais claras, que apresentam menor quantidade de melanina e concentrada nas camadas inferiores. “Apesar de conferir um FPS natural, distúrbios pigmentares, como a hiperpigmentação, são mais frequentemente relatadas por pessoas com peles mais escuras”.
Novos estudos foram realizados para observar a performance do AA2G™ frente às necessidades específicas da pele negra. Os ensaios foram feitos com aplicação de um produto em gel contendo 2% de AA2GTM em 10 voluntários com fototipo V e VI, durante 60 dias. Na avaliação da hidratação por corneometria, o AA2G™ conferiu aumento significativo de 4,8% após 30 e de 8% após 60 dias de uso, sendo efetivo em 80% dos voluntários da pesquisa.
Já as análises por imagens (VISIA) das manchas mostraram resultados ainda mais animadores, segundo Diogo. Após 30 dias de uso do AA2G™, houve uma redução significativa na intensidade das manchas faciais superficiais de 8,5%, podendo chegar a 14,1%, e após 60 dias, de 8,7%, chegando a 15,9%, efeitos constatados em 70% dos participantes após 60 dias. Na redução de manchas faciais marrons, houve redução significativa de 6,4% até 10,5%, em apenas 30 dias. Os resultados foram efetivos em 80% dos voluntários após 60 dias.
Após 60 dias de uso do AA2G™ houve significativa redução na intensidade de manchas faciais
“Com estes resultados positivos, conseguimos conferir a efetividade do AA2G™ nos cuidados das necessidades específicas da pele negra, proporcionando benefícios em apenas 30 dias de uso. A comprovação deste claim só foi possível através da aplicação de metodologias avançadas para avaliação clínica, somada à performance da tecnologia que os ativos da Nagase podem proporcionar às formulações”, completa.
Ciência salvadora
A equipe de especialistas e cientistas da Avon também mergulhou nas tendências que emergiram da pandemia e preparou o estudo “The future of beauty in a post-pandemic world”, com alguns insights sobre a direção que a indústria da beleza deverá tomar em um mundo pós-Covid. “A ciência é nossa salvadora” é um dos tópicos destacados: “Com o futuro da saúde mundial em contínua ameaça da Covid, o desenvolvimento e a implantação de uma vacina eficaz fizeram os cientistas emergirem como os maiores heróis de todos nós. A confiança nos cientistas e pesquisadores aumentou, com 64% do público agora mais propenso a ouvir seus conselhos de especialistas”, diz o estudo, apontando para um boom de produtos para skin care demonstrando eficácia baseada em evidências, com a ciência em seu núcleo.
O estudo prevê ainda que, com foco na eficácia, os consumidores estarão mais conscientes de usar apenas produtos que são necessários, com cada detalhe e ingrediente cuidadosamente considerados e pesados em relação aos resultados que estão procurando. “Com 81% das mulheres acreditando que ingredientes naturais são mais seguros para a pele em comparação com os produtos convencionais de cuidados da pele, marcas se concentrarão na aplicação de know-how científico para obter os melhores resultados deles”.
Anthony Gonzalez, diretor global de pesquisa e desenvolvimento da Avon
A publicação do estudo, contou, contou, ainda, com o depoimento do diretor global de pesquisa e desenvolvimento da Avon, Anthony Gonzalez, que reforçou a importância dos estudos científicos na beleza: “A demanda do consumidor por produtos simples e eficazes, que respeitam nossa pele e o mundo em que vivemos aumentarão novamente, à medida que as pessoas procuram por soluções enraizadas na verdade científica com resultados clínicos comprovados. Marcas, como a Avon, que têm uma longa tradição de tecnologia de ponta pesquisa, desenvolvimento e inovação, estão bem posicionadas para entregar produtos na vanguarda do skin care científico”.