Mercado de beleza encontrou no live commerce uma oportunidade de fazer venda humanizada de seus produtos no universo virtual
O mercado de beleza não para de crescer. Na contramão da crise econômica, registrou expansão de 4,7% em 2020, segundo dados da Euromonitor e os dados para 2021 — ainda não fechados — projetam um percentual muito próximo ao do ano anterior, com vendas na ordem de R$ 128 bilhões.
Um dos canais que ajudou a aumentar as vendas no setor foi o live commerce, que, junto com o mercado de beleza, chegou ao Brasil e logo se expandiu devido ao fato de ter proporcionado aos consumidores – que estavam isolados por conta da pandemia – um canal omnichannel, onde o consumidor tem a oportunidade de comprar cosméticos e produtos para skincare com descontos exclusivos, enquanto interage com o host/influenciador e tem suas dúvidas respondidas em tempo real.
Para Monique Lima, CEO da Mimo Live Sales, empresa que mais fez live commerces no mercado da América Latina, o “casamento” entre o live commerce e o mercado de beleza deu tão certo que a conversão de vendas é uma das mais altas entre os segmentos que utilizam esse tipo de canal, entre 15% e 30%, enquanto no e-commerce esse percentual não chega a 2%.
“O consumidor consegue acompanhar durante a live todo o processo para a utilização de um produto de skincare, entender mais sobre suas propriedades e aprender as melhores formas de aplicação. Para maquiagem, os tutoriais são fundamentais na experiência”, enfatiza Monique.
Outro ponto que a CEO ressalta é a possibilidade de o consumidor tirar dúvidas de produtos com os especialistas da marca que estão apresentando a live. “Com isso, ele não corre o risco de comprar um produto errado. Ele tem a oportunidade de saber se aquele produto é o certo para o seu tipo de pele e a necessidade que está buscando. Aqui na Mimo as taxas de troca são muito baixas, pois como o consumidor tira as dúvidas finais na live, ele consegue fazer uma compra mais assertiva”.
Marcas que já aderiram ao live commerce
Esse tipo de experiência de compra de produtos de beleza foi tão bem-sucedida que mesmo após a fase mais crítica da pandemia, na qual as pessoas não podiam sair de casa, os shoppers continuam comprando seus itens de skincare pelas lives.
Entre os clientes desse mercado que se destacam nesses retornos estão marcas como Biossance, Dermage, Laces and Hair, Bisyou, entre outras. Todas elas, inclusive, já têm um calendário de lives programado para os próximos meses.
Além de especialistas do mercado de beleza, as marcas também apostam na presença de celebridades nas lives. Por exemplo, em 2021 a Biossance fez uma live para a venda de seus produtos que contou com a presença da atriz Isis Valverde. “Além de comprar os produtos da marca, os consumidores ainda puderam entender quais são os favoritos da Isis. O mais bacana é que os influencers levam uma audiência incremental para a marca”, ressalta a CEO.
A marca Dermage realizou uma live no Rio de Janeiro que contou com uma apresentação exclusiva da Dupla Carioca, composta pelas blogueiras Fernanda Britto e Mariana Reis. Já a Slow Beauty, marca da Laces and Hair, promove lives de venda de produtos que contou com a transformação dos cabelos de uma modelo, enquanto os apresentadores e cabeleireiros davam dicas sobre coloração e produtos junto a Cris Dios, fundadora da marca e também influenciadora.
A Bisyou, marca brasileira de skincare e nativa digital que oferece produtos cheios de tecnologia e veganos, também faz parte do time daquelas que se renderam ao live commerce.
Live commerce: uma das principais tendências para o varejo em 2022
O live commerce está conquistando o mundo. Em janeiro aconteceu a NRF 2022: Retail’s Big Show, um dos mais importantes eventos globais do varejo, em Nova York, reunindo mais de 15 mil varejistas, fornecedores e especialistas no assunto. E essa modalidade de venda virtual foi citada entre as principais tendências que darão força para a expansão do varejo em 2022.
Segundo Monique, o live commerce passará por um momento de refinamento de seu conceito a partir de agora. “O mercado começa a entender como tirar o melhor do seu live commerce. Na Mimo entregamos a tecnologia somada a uma metodologia para melhor perfomance nas Lives. Em nosso curso ensinamos como tirar melhor aproveitamento dos influenciadores, como explorar melhor o conteúdo e conduzir a live para que ela não seja somente uma plataforma de engajamento, mas sim entregar cada vez mais resultados para as empresas que adotam esse canal de venda”.
Recentemente, a Mimo foi uma das startups beta convidadas para falar sobre o assunto em Portugal no Web Summit.