A Terramater anuncia que iniciou em junho o atendimento direto aos seus clientes brasileiros e do exterior. De acordo com a CEO Patricia Jachowicz, a mudança no modelo de negócio é sustentada por investimentos na expansão dos canais de atendimento, além da plataforma UL Prospector e das mídias sociais.
Patricia Jachowicz, CEO da Terramater
Fundada em 2007, a Terramater nasceu da capacidade visionária de Patricia que, com seu profundo conhecimento das argilas para aplicações em tecnologias industriais, desenvolveu o conceito de ativo mineral para uso cosmético, focando em parcerias estratégicas com universidades, distribuidores e clientes pelo mundo todo. “Somos a primeira e melhor empresa a fornecer argila como cosmético e ativo mineral. Atendemos os principais players no Brasil e estamos presentes em mais de 30 países dos cinco continentes”, afirma.
As argilas são certificadas e submetidas a testes clínicos, tendo como carro-chefe as argilas coloridas. Os campeões de vendas, segundo a CEO, são a argila verde (Tersil G), com comprovação clínica de atividade antioleosidade, e o Kaolin Terramater, caulim farmacopeico submetido a estudos na USP e Europa, que comprovam sua atividade antipoluição e efeito booster em FPS. O portfólio da empresa também inclui a Linha Sparclay de argilas micronizadas com fina granulometria e cristais de quartzo, esfoliantes exclusivos para rosto e corpo.
Alternativa ao talco
O mais recente lançamento da empresa é o Biomineral Talc Free, apresentado na In-cosmetics 2022, realizada em abril, em Paris. O produto substitui o talco em formulações cosméticas talc free e asbestos free. “Com baixa granulometria, sensorial sedoso e versatilidade, pode substituir totalmente ou parcialmente o talco em todos os cosméticos, do baby powder aos pós-compactos”, explica.
Lançado no ano passado, outro destaque é o Tersil GEM, um blend exclusivo de argilominerais, com atividade de expressão gênica comprovada em 32 genes no laboratório Bioalternatives, na França, que demonstrou sua ação anti-inflamatória, antioxidante, hidratante e de redução da expressão genética em tratamentos de problemas na pele. “Tersil GEM não atua só em cosméticos, ele pode ser aliado também a medicamentos, como em tratamentos para psoríase, por exemplo”, acrescenta.
Investimento em pesquisa
Sob a direção técnica do farmacêutico bioquímico Pedro Bretzke, especialista em cosmetologia, mestre e doutor em ciências farmacêuticas, com mais de 20 anos na indústria cosmética e membro da Sociedade Japonesa de Ciências Cosmética desde 2014, a empresa vem investindo nos últimos anos em equipamentos e processos para expansão do parque fabril, no desenvolvimento de novos produtos e em pesquisas para aprofundar o conhecimento científico sobre o potencial das argilas em cosmética e dermatologia em laboratórios nacionais e internacionais independentes, como na França e Japão, além de universidades, como Unicamp, Unesp (Araraquara), USP e Univali.
As perspectivas para os negócios da Terramater e para o uso cosmético das argilas são as melhores, considerando que o mercado está receptivo a novas tendências de produtos orgânicos, veganos e naturais, mas com eficácia. “A utilização nos cosméticos de polímeros solúveis, como os perolizantes, pigmentos sintéticos, sulfatos e outros ingredientes, estão causando um desastre ambiental e social, com a contaminação dos rios e oceanos pela água residual que não é tratada adequadamente em todo o mundo, ocasionando doenças graves”, observa.
As argilas de origem brasileira se tornaram uma opção segura de fornecimento e de estabilidade de preços, mas reconhece que ainda há desafios: “O desenvolvimento do uso das argilas como um ingrediente natural precisa da colaboração de todos os stakeholders do mercado cosmético, pesquisando, propagando informações corretas, atualizando-se e permitindo explorar o conceito de inovação mineral”, completa a CEO.