Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia RadarMoléculas marinhas como ingredientes de cosméticos

Moléculas marinhas como ingredientes de cosméticos

  • Written by:

Cosméticos com extratos marinhos suprem a alta procura por fórmulas eco-friendly ao mesmo tempo que reduzem o impacto ambiental

Há uma demanda crescente por cosméticos com ingredientes naturais à medida que os consumidores descobrem seus benefícios para a pele e o meio ambiente. Como os mares e oceanos correspondem a cerca de 70% da superfície da Terra e são ricos em ativos naturais, contendo um elevado nível biológico e variedade química, algumas marcas passaram a utilizar moléculas marinhas na formulação de produtos para cuidados com o corpo.

Ingredientes como água do mar, espécies diversificadas de algas e plantas marinhas, por exemplo, são extremamente eficazes como hidratantes, anti-inflamatórios e desintoxicantes, entre outras funcionalidades. Mas é importante ressaltar que há uma infinidade de espécies marinhas, cada uma com suas características e com compostos químicos que variam de acordo com o habitat.

ALGAS

As algas absorvem diversos nutrientes da água do mar, sendo repletas de sais minerais, como cálcio e potássio, além de ter aminoácidos e vitaminas A, C, B1, B12, E, K e D. Suas propriedades auxiliam na limpeza, purificação, hidratação, elasticidade e textura da pele, sendo um excelente ingrediente para ser utilizado em máscaras faciais e cremes corporais.

Cada espécie de alga contém seus atributos. As phaeophytas (conhecidas por “feofíceas”, “algas castanhas” ou “algas pardas”) e rodophytas (popularmente conhecidas como “algas vermelhas”), por exemplo, têm grande potencial para a hidratação, pois atuam como anti-inflamatórias, contribuem com a retenção de água e vitaminas, e possuem ações antimicrobióticas.

ÁGUA MARINHA

A própria água do mar é composta por diversos nutrientes e minerais fundamentais para a pele – como potássio, cálcio, magnésio, sódio, selênio e enxofre – que ajudam na hidratação, absorvem as toxinas, são anti-inflamatórios, e antimicrobianos. O enxofre, por exemplo, pode ser utilizado na composição de máscaras para acnes, devido a sua ação antisséptica.

PERREXIL-DO-MAR (CRITHMUM MARITIMUM)

Também chamado de funcho-do-mar, o perrexil-do-mar é uma planta típica das arribas e zonas rochosas do litoral. Ele possui antioxidantes, aminoácidos e vitaminas A, C e E. Por conter essas propriedades, o ingrediente auxilia na prevenção de rugas, estimula a produção de colágeno, melhora a elastina e aumenta a queratina, sendo uma substância muito potente em cosmecêuticos e bastante usada, principalmente, em linhas de produtos antienvelhecimento.

TENDÊNCIA ECO-FRIENDLY

De acordo com a agência de pesquisas de mercado WGSN, as moléculas marinhas são uma das principais tendências para a indústria cosmética global em 2022. Segundo os especialistas, os consumidores buscam cada vez mais produtos com componentes colhidos diretamente da natureza, além de rituais e cosméticos sustentáveis, que favorecem tanto a pele como o meio ambiente.

 

 

Fonte: Talk Science 22.06.2022

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Plugin for Social Media by Acurax Wordpress Design Studio